Buscar

MICHEL FOULCAULT SLIDES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MICHEL FOULCAULT
Historia da Psicologia
Prof: Jeovane Faria
Alunos: Carine Zeiser
Geslaine Souza
Evertton de Almeida.

Michel Foucault nasceu em 1926 em Poitiers, no sul da França.
Aos 20 anos foi estudar psicologia e filosofia na École Normale Superieure, em Paris, período de uma passagem relâmpago pelo Partido Comunista. Obteve o diploma em psicopatologia em 1952, passando a lecionar na Universidade de Lille.
SUA HISTORIA

Lecionou entre 1968 e 1969 na Universidade de Vincennes e em seguida assumiu a cadeira de História dos Sistemas de Pensamento no Collège de France, alternando intensas pesquisas com longos períodos no exterior. A partir dos anos 1970, militou no Grupo de Informações sobre Prisões.
SUA HISTORIA

Na sua produção acadêmica ele investiu contra a psiquiatria e a psicanálise tradicionais. Além da sua obra conhecida, muitos cursos e entrevistas do autor contribuem para uma melhor compreensão de sua forma de pensar. No mês de junho de 1984, o filósofo foi vítima de um agravamento da AIDS, que provocou em seu organismo uma septicemia.
SUA HISTORIA

Livros

Suas obras, desde a “História da Loucura” até “A História da Sexualidade”, que com sua morte ficaria inacabada, enquadram-se dentro da Filosofia do Conhecimento. Anteriormente, porém, publicou “Doença Mental e Psicologia”, quando ainda tinha 28 anos. 
SEUS LIVROS

Mas foi realmente com “História da Loucura”, de 1961, sua tese de doutorado na Sorbonne, que ele se consolidou na Filosofia. Neste livro ele explora as razões que teriam levado, nos séculos XVII e XVIII, à marginalização daqueles que eram considerados desprovidos da capacidade racional. Seus estudos sobre o saber, o poder e o sujeito inovaram o campo reflexivo sobre estas questões. 
SEUS LIVROS

Dois anos depois, publicou o primeiro livro, Doença Mental e Personalidade. Em 1961, defendeu na Universidade Sorbonne a tese que deu origem ao livro A História da Loucura.
Entre 1963 e 1977, integrou o conselho editorial da revista Critique. Em meados dos anos 1960, sua obra começou a repercutir fora dos círculos acadêmicos. 
SEUS LIVROS

Entre suas principais obras estão História 
da Sexualidade e Vigiar e Punir.
Poucos pensadores da segunda metade do século 20 alcançaram repercussão tão rápida e ampla quanto o francês Michel Foucault. Por ter proposto abordagens inovadoras para entender as instituições e os sistemas de pensamento, a obra de Foucault tornou-se referência em uma grande abrangência de campos do conhecimento. 
SEUS LIVROS

BIO PODER

Autor de uma vasta produção intelectual – Divide em três fases:
Arqueologia;
Genealogia;
Ética;
Michel Foucault passava livremente entre os mais diversos ramos do conhecimento, mas em especial, a política, a filosofia, a história, a psiquiatria e a lingüística. 
Bio poder

Após desenvolver seus esforços, quando da fase da “Arqueologia do Saber” (década de 1960), com a investigação histórica das formações discursivas e das produções de saber, Foucault inaugura uma nova etapa nas suas pesquisas: a da “Genealogia do Poder”. Desde então, já na década de 1970, a temática do “poder” ganha evidência em sua obra e ele passa a relacioná-la – principalmente a partir de Vigiar e Punir – com a do “saber” por meio de uma implicação direta e permanente. 
Bio poder

A contestação e a revisão de conceitos operadas por Foucault criaram a necessidade de refazer percursos históricos. Não é sobre os governos e as nações que ele concentra seus estudos, mas sobre os sistemas prisionais, a sexualidade, a loucura, a medicina etc. 
Três fases se sucederam em sua obra. A da arqueologia do conhecimento é marcada pela análise dos discursos ao longo do tempo, de acordo com as circunstâncias históricas, em busca de um saber que não foi sistematizado.  
ARQUEOLOGIA

A genealógica corresponde a um conjunto de investigações das correlações de forças que permitem a emergência de um discurso, com ênfase na passagem do que é interditado para o que se torna legítimo ou tolerado..
GENEALOGIA

Finalmente, a fase ética centra o foco nas práticas por meio das quais os seres humanos exercem a dominação e a subjetivação, conceito que corresponde, aproximadamente, a assumir um papel histórico
Ética

Disciplina e Modernidade

Foucault concluiu, no entanto, que a concepção do homem como objeto foi necessária na emergência e manutenção da Idade moderna, porque dá às instituições a possibilidade de modificar corpo e mente.
O iluminismo consolidou um grande número de instituições de assistência e proteção aos cidadãos-como família, hospitais, prisões e escolas-também inseriu nelas mecanismos que os controlam e os mantêm a iminência da punição.
 
Discilpina e Modernidade

Para Foucault, a escola é uma das ‘’instituições de seqüestro``, como o hospital o quartel e a prisão.São aquelas instituições que retiram compulsoriamente os indivíduos do espaço familiar ou social mais amplo e os internam, durante um período longo, para moldar suas condutas para disciplinar seus comportamentos.
Disciplina e Modernidade

A invenção- síntese desse processo, segundo Foucault, é o panóptico, idealizado pelo filósofo inglês Jeremy Bentham(1748-1832).
Panóptico: uma construção de vários compartimentos em forma circular com uma torre de vigilância no centro.
A disciplina se exerce por meio de redes invisíveis e acaba ganhando aparência e naturalidade.
Disciplina e Modernidade

Disponivel em: <http://www.unb.br/fe/tef/filoesco/foucault/>Acesso em: 17 de nov de 2013
Disponivel em: <  http://www.mundojuridico.adv.br/sis_artigos/artigos.asp?codigo=886 > acesso em 17 de nov de 2013
 Disponivel em: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/michel-foucault-307907.shtml >acesso em 20 de nov de 2013
REFERENCIAS

Disponivel em : http://www.infoescola.com/psicologia/michel-foucault/ acesso em 20 de nov de 2013
REFERENCIAS


Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais