Buscar

8 mês de gestação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE DO MARANHÃO
CURSO: ENFERMAGEM DISCIPLINA: EMBRIOLOGIA 
PROFª FLAVIA HELENA
É VERDADE QUE É MAIS PERIGOSO NASCER NO OITAVO DO QUE NO SÉTIMO MÊS DE GESTAÇÃO?
Não, nascer no sétimo mês é bem mais arriscado. A regra é que quanto mais tempo o bebê passar dentro da barriga da mãe, mais chances ele terá de ser saudável. "No sétimo mês da gestação, quase todos os órgãos do feto estão prontos, mas ainda não amadureceram o suficiente. As estruturas do corpinho ainda estão muito frágeis. É só nos dois meses seguintes que vasos sanguíneos e tecidos se fortalecem e o bebê ganha peso", afirma a obstetra Débora Steinman, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O que pode ter alimentado essa crença popular é o fato de que algumas crianças nascidas no sétimo mês de mães que sofrem de pressão alta ou diabetes têm pulmões mais desenvolvidos do que bebês do oitavo mês de uma gravidez normal. É que a existência dessas doenças na mãe provoca falta de oxigênio para o feto. Nesses casos, o organismo entende a falta de oxigênio como um aviso de que o bebê talvez precise estar pronto para respirar antes dos nove meses previstos.
Por isso, fabrica mais cedo a chamada substância surfactante, responsável por desenvolver os pulmões e preparar a criança para respirar. "Em uma gestação normal, como o surfactante só é produzido na passagem para o nono mês, os pulmões ainda não amadureceram no oitavo mês. Mas nos partos prematuros de mães hipertensas ou diabéticas a liberação precoce da substância apressa o desenvolvimento desses órgãos ainda no sétimo mês", diz o obstetra Sang Choon Sha, da Sociedade Brasileira de Medicina Fetal.
REFERÊNCIA:8º mês de Gestação
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/e-verdade-que-e-mais-perigoso-nascer-no-oitavo-do-que-no-setimo-mes-de-gestacao
EQUIPE:
ISABELLE CRISTINA COSTA RIBEIRO
MIKAELY DE JESUS CARDOSO MARTINS
SILVIA LUANA LIMA MARQUES
SILVIANE SANTO COSTA	
YURI SANDRO LIMA DE AZEVEDO
CAMILA MORAES FARIAS

Outros materiais