Buscar

Sociologia Jurídica Caso 11

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA - CCJ0108TítuloSEMANA 11Descrição
Os conhecimentos apreendidos serão de fundamental importância para a reflexão teórica, envolvendo a compreensãonecessária de que o direito, para ser entendido e estudado como fenômeno cultural e humano, precisa ser tomado comosistema disciplinador de relações de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicação dos casosconcretos, a saber:
CASO CONCRETO
Leia os dois textos abaixo e, a seguir, responda o que se pede:
Punks matam skinhead na Rua Augusta
São Paulo " Intolerância. Esse é o provável motivo que levou à morte o operador de scanner Ricardo Sutanis Cardoso,de 22 anos, na madrugada deste sábado. Um grupo de punks o cercou na Rua Augusta, altura do nº 1036, no Centro.Sem chance de reação, o rapaz levou facadas nas costas e golpes de barra de ferro na nuca [...] O adestrador de cãesAlírio Sutanis Cardoso Júnior, de 36 anos, irmão de Ricardo, revelou que o irmão, há pouco tempo, integrava um grupode skinheads nacionalistas. […] 
 – Um dos rapazes que socorreu meu irmão disse que eram punks, entraram num carro e sumiram. Que ironia: o Ricardoestava agonizando e quem se prontificou a tentar salvá-lo era um homossexual. Os skinheads não toleram gays "ressalta. (Disponível em <http://oglobo.globo.com>. Acesso em: 03 nov. 2007)
Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948 -Artigo 2º
I) Todo o homem tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração sem distinção dequalquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origemnacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi redigida em 1948, portanto, após o fim da Segunda Guerra Mundial,época em que o mundo assistiu estarrecido às atrocidades cometidas pelo nazismo e o fascismo, portanto estedocumento foi elaborado numa conjuntura sócio-política bastante diversa do momento atual. Contudo, as conexõesentre o passado e o presente estão constantemente a nos cercar e, por vezes, a nos assaltar.
Tendo em conta as noções de validade e de eficácia da norma, elabore um texto coerente e sucinto, levando emconta:
- a relação da Declaração Universal dos Direitos Humanos com o contexto histórico no qual ela foi redigida.
- a conexão entre as preocupações explicitadas na Declaração de 1948, em seu respectivo momento histórico, e ascaracterísticas do episódio relatado no artigo d O Globo.
R: A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi feita no pós-guerra e fundada na defesa das liberdadesfundamentais do indivíduo, assim como na preocupação em garantir o respeito à diversidade de condutas sociais,culturais e políticas.Os regimes totalitários como o fascismo italiano e o alemão produziram atrocidades e terror. Após 1945 as convençõesinternacionais tenta evitar o ressurgimento dessas tendências. Todavia, a ausência estatal e a falta de políticas públicaspara a inserção de jovens no mercado de trabalho, permitem o aparecimento dessas ideologias na atualidade.
QUESTÕES OBJETIVAS
1. No que se refere às dimensões de direitos humanos, é correto afirmar:
a) A primeira dimensão diz respeito aos direitos que gravitam em torno da liberdade e surgiram com o Estado LiberalBurguês.
b) A segunda dimensão diz respeito aos direitos exclusivamente políticos, ou seja, aos direitos de participação política,sendo que a terceira dimensão abriga os direitos sociais.
c) A terceira dimensão diz respeito aos direitos de liberdade, em especial, ao de não ser privado arbitrariamente em sua
liberdade e surgiram a partir do final da 2ª Guerra Mundial.
d) A primeira dimensão diz respeito aos direitos sociais e surgiram a partir da derrocada do liberalismo e coincidem comos Estados Totalitários.
e) A primeira e a segunda dimensões de direitos fundamentais surgem somente ao final da 1ª Guerra Mundial e estãoatreladas ao surgimento dos movimentos totalitários, em especial, ao nazismo.
2. Assinale a alternativa correta em matéria de Direitos Humanos.
a) A proteção aos Direitos Humanos, no Estado brasileiro, está limitada às relaçõesde trabalho.
b) O sistema jurídico brasileiro não incorporou nenhuma norma internacional deDireitos Humanos
c) A prevalência dos direitos humanos como vetor de política internacional nãoobriga sua observância nas relações domésticas.
d) Pelo fato de o Brasil não ter participado na Segunda Guerra Mundial, aDeclaração Universal dos Direitos Humanos não teve reflexo no sistema jurídicointerno.
e) A Constituição de 1988 estabelece a prevalência dos direitos humanos comoprincípio do Estado brasileiro em suas relações nacionais e internacionais.

Outros materiais

Outros materiais