Buscar

LISTA-DE-EXERCICIO-9-segunda-parte-respondido

Prévia do material em texto

LISTA DE EXERCICIO 9
Professora: Marise Fonseca Dos Santos
Monitor: Belmiro Saburo Shimada
Bioenergética
LISTA DE EXERCÍCIO lX- segunda parte
1- Marque V ou F para a seguinte afirmativa.
(F) O oxaloacetato liga-se à coenzima A do acetil-CoA formando o citrato aí o ciclo começa
R: O oxaloacetato liga-se ao acetil do acetil-CoA formando o citrato aí o ciclo começa.
	
2- No esquema a seguir, os algarismos I e II referem-se a dois processos de produção de energia. As letras X e Y correspondem às substâncias resultantes de cada processo.
 
(a) Em I o processo é fermentação e a letra X indica a substância água.
(b) Em I o processo é respiração e a letra X indica a substância álcool.
(c) Em II o processo é fermentação e a letra Y indica a substância água.
(d) Em II o processo é respiração e a letra Y indica a substância álcool.
(e) Em I o processo é respiração e a letra X indica a substância água.
3- Quais os três grandes estágios da respiração celular?
4- Quais as três enzimas do complexo piruvato desidrogenase?
5-O que é uma via anfibólica?
6-Explique: Os componentes do ciclo do ácido cítrico são intermediários biossintéticos importantes.
Enfim, os componentes do ciclo de Krebs, tanto os seus produtos e seus intermediários podem ser usados em outros processos bioquímicos, fazendo desses componentes do ciclo de Krebs muito importantes por ser uma via biosintética .
7-O que são reações anapleróticas?
Entre essas reações, que são chamadas de anapleróticas por serem reações de preenchimento, a mais importante é a que leva à formação de oxaloacetato a partir do piruvato e que é catalisada pela piruvato carboxilase.
8-Explique como acontece a regulação do ácido cítrico.
9- O que é uma reação de oxidação e de redução?
A Oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio àsubstância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons. 
A Redução, por sua vez, é o inverso e ocorre também de três maneiras: quando uma substância perde oxigênio, quando ganha hidrogênio ou quando ganha elétrons. 
Para saber mais: 
 Reação de Óxidorredução: sabe-se que oxidação e redução ocorrem juntas na mesma reação química. Esse fenômeno recebe o nome de Reação redox ou Óxidorredução. Óxidorreduções são reações que transferem elétrons entre substâncias fazendo com que o número de oxidação (nox) de uma substância aumente enquanto o nox de outra substância diminui. Obs: Isso não faz parte da resposta, é só um complemento sobre o assunto.
10- Qual a relação do acido cítrico com a respiração? Porque o ciclo de Krebs não funciona sem o oxigênio?
A relação é que o cliclo de Krebs é a segunda etapa da respiração celular. O Ciclo de Krebs permite a liberação do CO2 (gás carbônico) e também libera pacotes de energia (ATPs) para a célula, possibilitando os processos da cadeia respiratória e da consequente produção de energia nas mitocôndrias, que facilita todos os processos químicos que ocorrem na célula, visto que, todos os processos necessitam de energia.
O ciclo de Krebs é unicamente aeróbio, pois apesar de o O2 não participar directamente no ciclo, o NAD+ e o FADH só podem ser regenerados na mitocôndria através da transferência de elétrons para o O2 na cadeia de transporte de elétrons. A regeneração de NAD+ e FADH depende da cadeia de transporte de elétrons, onde eles levam seus elétrons, e essa cadeia de transporte de elétrons é exclusivamente aeróbica e se não tiver O2 não acontecerá a regeneração de NAD+ e FADH, e se houver o acumulo de desses acontecerá uma inibição do ciclo de Krebs.
11- Quais os produtos gerados no ciclo de Krebs?
12-	
Não. Para cada dois carbonos que entram como acetato, dois deixam o ciclo como CO2; dessa forma não há síntese líquida de oxaloacetato. A síntese líquida do oxaloacetato ocorre pela carboxilação do piruvato, uma reação anaplerótica.
13-
O grupo fosforil terminal no GTP pode ser transferido ao ADP em uma reação que é catalisada pela nucleosídio difosfato quinase e possui uma constante de equilíbrio de 1,0: GTP+ ADP+ GDP+ ATP.

Continue navegando