Buscar

Criatividade_e_inovação%3A_os_diferenciais_das_empresas-03_12_2013

Prévia do material em texto

Criatividade e inovação: os diferenciais das empresas
 de lareehlopes | trabalhosfeitos.com
 Criatividade e inovação: os diferenciais das empresas
Piracicaba – Novembro de 2013
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO .........................................................................................3
2- CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO – O conceito .........................................3
3- CRIATIVIDADE + RETORNO = INOVAÇÃO
3.1- - Nas empresas …….……………………………………………………4
4- EXEMPLOS DE EMPRESAS INOVADORAS E CRIATIVAS
4.1- Uma das empresas mais criativas do mundo, a 3M .........................5
4.2- Uma das empresas mais inovadoras do mundo, a Apple ................7
5- CONCLUSÃO ..........................................................................................8
6- REFERÊNCIAS .......................................................................................9
1- INTRODUÇÃO
Criatividade e inovação: palavras que fazem toda a diferença quando se trata de um ambiente empresarial. O ambiente competitivo atual tem sido regido pela transformação tecnológica, globalização, competição acirrada e extrema ênfase na relação custo-benefício, qualidade e satisfação do cliente, exigindo um foco muito maior na criatividade e na inovação como competência estratégica das organizações. Competência estratégica essa que se não for rapidamente priorizada e incrementada, a organização tenderá a ficar obsoleta tal é a rapidez das mudanças e da implementação de novosserviços e produtos.
2- CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO – O conceito 
Existe alguma diferença entre Criatividade e inovação? Segundo Stephen Robbins “criatividade refere-se à habilidade de combinar ideias de uma forma única ou de fazer associação pouco usual entre ideias. A inovação é o processo de transformar uma ideia criativa em um produto, serviço ou método de operação útil”. 
 Numa perspectiva bastante abrangente, a criatividade pode ser definida como o processo mental de geração de novas ideias por indivíduos ou grupos. Uma nova ideia pode ser um novo produto, uma nova peça de arte, um novo método ou a solução de um problema. Ser criativo é ter a habilidade de gerar ideias originais e úteis para solucionar os problemas do dia-a-dia. É olhar para as mesmas coisas como todo mundo, mas ver e pensar algo diferente.
 Inovação é fazer coisas novas e valiosas, ter a habilidade de aplicar soluções criativas a problemas e oportunidades. É também pegar algo que já existe e deixa-lo melhor ou com a mesma aplicação que funcione melhor. A inovação acontece de várias formas. Pode ser um novo produto ou uma nova embalagem, um avanço tecnológico, a simplificação de um processo de produção, uma forma de atendimento especial ou uma ação de marketing inusitada.
 A criatividade e a inovação traduzem-se na exploração bem-sucedida de novas ideias, essenciais para sustentar a competitividade e a geração deriquezas. Um país, uma empresa ou qualquer outra organização que almeje manter-se à frente de seus competidores, precisará de sistemas inovadores e criativos. Em face das organizações empresariais terem o desafio de enfrentar, nos dias de hoje, um dos ambientes mais hostis e competitivos jamais vistos, as atitudes, os valores e as percepções devem mudar para adaptarem-se a nova ordem econômica mundial. Nesse contexto, a Criatividade é a geração de novas ideias; e a Inovação, a materialização dessas ideias.
3- CRIATIVIDADE + RETORNO = INOVAÇÃO
3.1- Nas empresas 
O brasileiro é reconhecidamente um povo empreendedor e criativo. Essas duas características têm contribuído para que as iniciativas empresariais se multipliquem em nosso país, especialmente a partir da criação de micro e pequenas empresas. Apesar de hoje em dia uma série de fatores contribuir para o fortalecimento e consolidação dos empreendimentos, como é o caso do Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições (o Simples Nacional), que facilitou e barateou a formalização dos negócios, segue sendo um grande desafio manter as empresas de pequeno porte abertas e saudáveis.
Afinal, não basta ao empreendedor ter competência no seu negócio, boa capacidade administrativa e produtos ou serviços com boa penetração no mercado. É preciso ir além do básico. Nesse sentido, investir em inovação – seja para os produtos e serviços, nagestão, nas abordagens dos negócios, nos processos ou no uso de tecnologias – é um grande diferencial, que pode transformar a existência de uma empresa.
Por suas próprias características, as ideias, iniciativas, produtos e serviços inovadores tendem a ser valorizados pelo sua capacidade de oferecer novidade, diferenciação, originalidade, exclusividade, praticidade ou agilidade aos processos. A inovação abre portas e mercados, ajuda a ampliar o potencial das empresas e é reconhecida como um indicativo de modernidade e atualidade para as empresas.
Muitas vezes podemos imaginar que inovar custa caro. Isto pode até ser verdade em alguns casos, mas aplicar uma ideia inovadora pode, às vezes, não custar nada. Nesse sentido, inovar é saber usar a criatividade de modo a melhorar processos, sistemas e abordagens que têm potencial de valorizar o trabalho, ampliar resultados, simplificar procedimento ou, até, transformar produtos ou serviços oferecidos em bens únicos, que certamente serão cobiçados pelo público-alvo do empreendimento.
Para ser inovador não basta, também, apenas ser criativo. A pessoa precisa investir em adquirir conhecimentos, se preparar, estudar e manter-se sempre antenado em tudo o que acontece a sua volta. Quem se mantém atento e está preparado a perceber detalhes em tudo amplia seu potencial de desenvolver inovações. Além disso, o uso e domínio das novas tecnologias contribui enormemente para acriação de soluções inovadoras.
Muitas vezes a inovação surge no modo como um gestor e sua empresa abordam o mercado. Enxergar nichos de atuação que ainda não sejam explorados é uma forma muito eficiente de inovar. Propor formas diferentes para o uso de produtos ou serviços já conhecidos é outro modo de colocar a inovação em prática. É por isso que manter a atenção em tudo o que nos envolve é característica essencial do inovador.
Ao final, ao contrário do que muitos podem pensar, o termo inovação não carrega em si o peso da complexidade. Coisas e ideias muito simples têm grande potencial inovador. Os gestores e empreendedores que conseguirem utilizar de forma eficiente a inovação em seus negócios terão em mãos um diferencial de alto valor, que tende a contribuir para a sustentabilidade das micro e pequenas empresas.
4- EXEMPLOS DE EMPRESAS INOVADORAS E CRIATIVAS
4.1-  Uma das empresas mais criativas do mundo, a 3M
 A 3M (Minnesota Mining and Manufacturing Company) foi fundada em 1902, em Minnesota, nos Estados Unidos, e é considerada hoje uma das empresas mais criativas e inovadoras do mundo. A 3M tem por objetivo de tornar a vida das pessoas mais fácil e melhor, atuando em mais de 40 mercados e fornecendo cerca de 45 mil itens inovadores.
 O histórico de inovação da 3M iniciou-se com a falta de sucesso do seu primeiro produto, um mineral abrasivo chamado corindo. Quando o produto não foibem aceito pelo mercado, os fundadores da empresa foram obrigados a buscar uma outra aplicação para o mineral, dando origem à primeira linha de produtos de sucesso: as lixas WetordryMR. Em pouco tempo, a 3M tornou-se presente na vida das pessoas oferecendo produtos para os mais diversos aspectos do cotidiano, desde produtos para tarefas domésticas, educação, lazer, transporte, educação e até produtos para cuidados com a saúde.
 Além dos Mandamentos da Inovação, a 3M adotou uma cultura de inovação que envolve desde o CEO até o chão-de-fábrica. Todos devem estar comprometidos com a inovação e ser desafiados constantemente, demonstrando sua capacidade de empreender,sendo premiados e reconhecidos pelas ideias criativas e inovadoras.
Ao superar um difícil começo, a 3M iniciava um processo de inovação contínuo, que ao longo da história, seria percebido em suas tecnologias, produtos e na maneira criativa de seus funcionários trabalharem. Os princípios, os valores e a atuação de cada funcionário são baseados na visão da companhia: “ser a empresa mais inovadora e fornecedora preferencial com crescimento sustentado em vendas.” Com base no know-how adquirido, a 3M criou os Mandamentos da Inovação:
- Primeiro – Manter divisões pequenas: Em divisões pequenas as pessoas são encorajadas a progredir. Na 3M, quando uma divisão atinge US$ 350 milhões, ela se divide, abrindo novos postos de trabalho.
- Segundo –Tolerar falhas: As falhas podem enriquecer o conhecimento.
- Terceiro – Motivar os campeões: Dessa forma, sempre é possível encontrar novos valores de destaque na organização.
- Quarto – Estar sempre próximo ao cliente: A proximidade é fundamental para entender as necessidades do cliente e a partir disso, surpreendê-lo com novas soluções.
- Quinto – Compartilhar recursos: A sinergia e o entendimento entre as áreas é um dos fatores de sucesso da 3M.
- Sexto – Não matar projetos e ideias: Sem ousadia não é possível encontrar as oportunidades para a inovação. Graças à aplicação desses seis Mandamentos da Inovação, a 3M conseguiu – e consegue ainda – criar produtos cada vez mais inovadores, revolucionando o modo como as coisas são feitas, estabelecendo padrões de consumo e de mercado. A política de Gestão de Pessoas da 3M estabelece também que os pesquisadores têm direito a utilizar 15% do seu horário de trabalho para desenvolver pesquisas de interesses pessoais, que nada tenham a ver com os projetos da companhia. E muitas vezes, é justamente durante estas pesquisas pessoais que os pesquisadores acabam desenvolvendo grandes soluções para problemas cotidianos, o que resulta em produtos criativos e inovadores para a sociedade e que serão fabricados posteriormente pela 3M.
O departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) está empenhado constantemente na inovação de seus produtos e na criação de produtosinovadores, que atendam às necessidades de seus clientes, contando com cerca de 7.000 pesquisadores ao redor do mundo, sendo 3.700 pesquisadores apenas nos EUA. Seus produtos hoje envolvem cerca de 45 áreas tecnológicas diferentes.
4.2- Uma das empresas mais inovadoras do mundo, a Apple
 A Apple Computer Inc. foi fundada em 1976 por Steve Jobs, então com 21 anos e Stephen Wozniak, com 26. 
 Em 1985, a empresa começa a fazer grandes mudanças organizacionais: a empresa pressiona para que Steve Jobs se retire do seu quadro gestor. Após um desgaste muito grande pelo controle da empresa com outro executivo, Jobs se retira da Apple. Nos dez anos seguintes, a empresa mudaria profundamente seus negócios, sua filosofia e cultura organizacional e começa a perder posições no mercado de computadores. De líder de mercado, dos anos 70 a empresa passa a ser um fracasso no final dos anos 90. 
 De acordo com Kahney, o grande erro da Apple foi dispensar Jobs. Portanto, Jobs retorna a empresa que fundou. Na análise de Jobs, no seu regresso à empresa, faltava um detalhe para que a Apple voltasse à cena: identificação com o mercado. Para eles os produtos perderam seu interesse.
 As mudanças da Apple começaram pelo planejamento de seu portfólio. Além de alterar a equipe que chefiava a empresa. Após o diagnóstico das condições organizacionais, a Apple decidiu alterar drasticamente sua estrutura e linhade produtos. E, apostaram na inovação simplificada. Então desenvolveu uma série de produtos muito criativo, e chegou a era dos iPods e destes, para os iPhones, um dos maiores sucessos da telefonia mundial.
 O iPhone é o ápice da nova cultura da empresa, ele demarca um novo paradigma nas relações de interação com os telefones e na integração destes com a internet e com os computadores. Ele representa segundo a própria Apple “um jeito simples de usar tecnologia, de forma criativa para um mercado diferenciado”.
 A empresa também trouxe um novo conceito em cores com o lançamento do iMac. Neste inclusive, com uma nova e criativa metodologia tecnológica que se configurou enquanto vantagem competitiva: interface amigável, fácil configuração e personalidade própria. O iMac também foi pioneiro, ele não tinha o drive para disquete numa época em que os disquetes eram indispensáveis e foi uma das primeiras máquinas a usar o USB.
 A máxima: fazer poucas coisas bem feitas para ser bem vendidas cai como uma luva para a nova Apple. Simplicidade e criatividade dão a tônica deste novo cenário. Inclusive para Jobs, criatividade é simplesmente “conectar as coisas”.
 Os resultados da Apple confirmam que sua estratégia estava certa. Que investir em inovação, permitindo a criatividade simplificada dá certo. O gênio criativo da empresa sempre foi sua marca registrada.
Além destes resultados, os produtosda Apple são reconhecidos pela excelência no design, nas cores e formatos. Propiciar uma experiência inovadora ao cliente e o conceito de tecnologia de ponta são proposições de valor da marca.
 Atualmente a empresa emprega mais de 20 mil funcionários no planeta e opera em 180 pontos de venda espalhados por todos os continentes, e mostra que investir em criatividade e através desta, a inovação será uma marca contínua de sua filosofia organizacional, pois já se transformou numa vantagem competitiva inestimável e comprovadamente bem sucedida.
5- CONCLUSÃO
Sensível a este cenário de mudanças permanentes e à intensificação da comunicação, o mundo corporativo entra numa condição onde é questão de sobrevivência a identificação de fontes de estímulo à criatividade e formação de novas lideranças. Estas fontes inspiradoras devem ser capazes de proporcionar ao ambiente corporativo um fluxo permanente de novas idéias que, submetidas aos objetivos maiores da empresa, serão capazes de traduzir-se em melhores condições de trabalho, melhor gestão e, em última instância, melhores produtos a preços mais competitivos.
6- REFERÊNCIAS
http://blog.newtonpaiva.br/pos/wp-content/uploads/2013/02/E2-AD-02.pdf
http://www.enfato.com.br/artigos_det.php?titulo=10
 http://www.pensandogrande.com.br/o-diferencial-da-inovacao-para-micro-e-pequenas-empresas/
	http://mariopersona.com.br/criatividade.html

Continue navegando