Buscar

plano de aula 5 res

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade Estácio FAP
Aluna: Priscilla Lima Machado Matrícula: 201301094048
Sociologia Jurídica e Judiciária
Plano de Aula 5
Caso 1 Um dos grandes males do Poder Judiciário é serem os Ministros dos Tribunais Superiores indicados e escolhidos pelo Presidente da República (...) em caráter político, isto é, por pressão da politicagem que, sabe-se, normalmente só atende aos seus interesses, movidos pelo vício da gula em regra anti-ética da maior parte das caudas interesseiras(...). http://www.criticaforense.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=191 
a) As mesmas críticas relativas ao sistema de escolha dos magistrados que compõem a Corte suprema do país (STF), também pode ser percebida na escolha dos magistrados de 1ª instância? 
Não, pois como podemos ver no texto, a escolha dos magistrados que compõem o STF se dá por meio do Presidente da República, depois de aprovada a escolha pelo Senado Federal, contudo referente aos magistrados de 1ª instância, a nomeação se dá por meio de concurso de provas e títulos, além da satisfação de outros requisitos especificados em lei.
B) Analise de forma crítica o sistema de seleção dos Magistrados das referidas instâncias em nosso País.
Sendo uma forma de autoridade entre a sociedade, os juízes mesmo os que compõem a corte suprema do país e os que se encontram nos tribunais de 1 instância, deveriam todos ser eleitos por meio do povo, para que haja assim uma democracia mais ampla no nosso país abarcando os três poderes.
Caso 2 A Corte Especial do Tribunal de Justiça de Pernambuco condenou à prisão e exonerou o juiz de direito Luiz Eduardo de Souza Neto, da Comarca de Araripina, interior de Pernambuco, por estelionato. O magistrado concedia liminares fraudulentas em ações cautelares de substituição de garantia de bens móveis e imóveis por títulos pobres, tendo causado grande prejuízo ao Banco de Brasil S/A, que figurava como parte nos processos. Com base no noticiado, analise de forma crítica a função social das garantias da Magistratura, mencionando o significado de cada uma delas. 
Resposta: Das garantias dos magistrados são: Vitaliciedade, Inamovibilidade e Irredutibilidade de subsídios dos magistrados. Depois de dois anos desde ativo no cargo, perde somente quando estiver em caso julgado sentença judicial, em qualquer processo esta seguro seu direito de ampla defesa. A vitaliciedade do juiz é no cargo diferente do funcionário publico que é no serviço. A inamovibilidade significa que o magistrado não pode ser retirado de sua atividade para outra sem seu prévio consentimento. Salvo em caso de interesse publico, mediante votos no tribunal.
A irredutibilidade de subsídios é a terceira garantia que a Constituição oferece ao magistrado. Ocorre quando o magistrado sofre redução em seu salário em decorrência de algum ato judicial, isto implica em seu exercício na magistratura.

Continue navegando

Outros materiais