Buscar

AV1 Direito Ambiental 2015.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0012_AV1_201202175228 » DIREITO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV1 
	Professor:
	ANDRE LUIS DA SILVA NASCIMENTO
	Turma: 9008/VU
	Nota da Prova: 2,5 de 8,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 13/10/2015 18:21:26 
	
	 1a Questão (Ref.: 201202905247)
	sem. N/A: AULA 1 - FUNDAMENTAÇÃO DO DIREITO AMBIENTAL
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Segundo o art. 225 da Constituição Federal, 'todos têm direito ao meio ambiente equilibrado, ...
		
	
	compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à universalidade da cobertura e do atendimento'.
	
	para o desenvolvimento urbano, inclusive habitação, saneamento básico urbanos e para promover a defesa permanente contra as calamidades públicas, especialmente as secas e as inundações'.
	
	bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações'.
	
	patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira'.
	
	destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social'.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202258804)
	1a sem.: UNIDADE I- QUESTÕES INTRODUTÓRIAS
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Com relação aos objetivos do Direito Ambiental, assinale a alternativa correta:
		
	
	O direito ambiental brasileiro quer frear o desenvolvimento sócio econômico.
	
	O direito ambiental visa compatibilizar o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente, gerando também um desenvolvimento social. Este é o elo do direito ambiental com o direito econômico. 
	
	O direito ambiental foi criado apenas para proteger, preservar o meio ambiental.
	
	O direito ambiental brasileiro está ligado apenas com o desenvolvimento econômico.
	
	O direito econômico não está ligado ao direito ambiental.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202439116)
	2a sem.: AULA 2
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Em conformidade com os princípios do direito ambiental e suas formas de materialização, assinale a opção correta:
		
	
	o princípio da função socioambiental da propriedade autoriza o poder público a impor limites ao uso de bens imóveis localizados em área rural, no que respeita à exploração de seus recursos naturais, não se aplicando, porém, tal preceito a propriedade urbana;
	
	em decorrência do princípio da prevenção, o empreendedor deve apresentar ao poder público estudo prévio de impacto ambiental referente a qualquer atividade que implique a utilização ou transformação de recursos naturais;
	
	consoante o princípio poluidor-pagador, a definição de custos de produção de determinada empresa produtora não pode levar em consideração os custos sociais externos decorrente de sua atividade poluente, sob pena de cometimento de infração administrativa ambiental.
	
	consoante o princípio da solidariedade, a definição de custos de produção de determinada empresa produtora não pode levar em consideração os custos sociais externos decorrente de sua atividade poluente, sob pena de cometimento de infração administrativa ambiental.
	
	de acordo com o princípio da precaução, diante das ameaças de danos sérios e irreversíveis, a falta de certeza científica não pode ser invocada como motivo para se adiarem medidas destinadas a prevenir a degradação ambiental, podendo a administração pública, como base no poder de polícia, embargar obras ou atividades;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202788558)
	sem. N/A: Principios
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Por este princípio busca-se consagrar a ideia de que aquele que poluir terá de arcar com os custos da reparação do dano causado. A frase refere-se ao princípio:
		
	
	Limite
	
	Participação
	
	Prevenção
	
	Precução
	
	Poluidor Pagador
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202439133)
	3a sem.: AULA 3
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Assinale opção correta de acordo com as normas constitucionais sobre zoneamento ambiental.
		
	
	Compete à União elaborar planos nacionais e regionais de ordenação do território e de desenvolvimento econômico e social.
	
	É da competência dos estados a promoção, no que couber, do adequado ordenamento territorial mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano.
	
	As zonas de uso predominantemente industrial destinam-se, preferencialmente, à localização de estabelecimentos industriais cujos resíduos sólidos, líquidos e gasosos, ruídos, vibrações, e radiações possam causar danos à saúde, ao bem-estar e à segurança das populações, mesmo depois da aplicação de métodos adequados de combate e tratamento de efluentes.
	
	É da competência da ONU (Organização das Nações Unidas) a promoção, no que couber, do adequado ordenamento territorial mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano.
	
	Os estados podem, por lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução das funções públicas de interesse comum. Para isso, precisam da concordância dos municípios envolvidos os quais devem aprovar leis municipais com o mesmo teor e conteúdo da lei estadual.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202839342)
	sem. N/A: CLONE: Sistema Jurídico Ambiental - aula 3
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	(FGV - Exame de Ordem - 2012.4) A Lei Complementar n. 140 de 2011 fixou normas para a cooperação entre os entes da federação nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum relativas ao meio ambiente. Sobre esse tema, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Compete à União aprovar a liberação de exemplares de espécies exóticas da fauna e da flora em ecossistemas naturais frágeis ou protegidos. 
	
	Compete aos Estados e ao Distrito Federal controlar a introdução no País de espécies exóticas potencialmente invasoras que possam ameaçar os ecossistemas, habitats e espécies nativas. 
	
	Compete aos Municípios gerir o patrimônio genético e o acesso ao conhecimento tradicional associado, respeitadas as atribuições setoriais.
	
	Compete ao Distrito Federal gerir o patrimônio genético, respeitando as atribuições setoriais.
	
	Compete à União aprovar o manejo e a supressão de vegetação, de florestas e formações sucessoras em Áreas de Preservação Ambientais - APAs.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202904573)
	sem. N/A: AULA 4
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Marque o conceito legal de meio ambiente, conforme o previsto na Política Nacional de Meio Ambiente (Lei n. 6.938/81). 
		
	
	Meio Ambiente consiste no conjunto de princípios e normas jurídicas que buscam regular os efeitos diretos e indiretos da ação humana no meio, no intuito de garantir à humanidade, presente e futura, o direito fundamental a um ambiente sadio
	
	Meio ambiente é a interação do conjunto de elementos naturais, artificiais e culturais que propiciem o desenvolvimento equilibrado da vida em todas as suas formas.
	
	Meio ambiente, o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. 
	
	Meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas. 
	
	Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado,bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202904576)
	sem. N/A: AULA 4
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Poluição ambiental é o resultado de qualquer tipo de ação ou obra humana capaz de provocar danos no meio ambiente. Diante do estabelecido na Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938/81), marque a alternativa CORRETA, diante do conceito de poluição: 
		
	
	Poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: criem condições adversas às atividades sociais e econômicas.
	
	Poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: afetem a biota.
	
	Poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente:lancem matérias ou energiia em desacordo com os padrões ambientais não estabelecidos.
	
	Poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: lancem matérias ou energia em acordo com os padrões ambientais estabelecidos.
	
	Poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: afetem as áreas já degradadas. 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202369316)
	5a sem.: LICENCIAMENTO AMBIENTAL
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Assinale a alternativa CORRETA sobre as Licenças Ambientais previstas na Resolução CONAMA 237
		
	
	A Licença de Instalação deverá ser concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade, aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implantação
	
	A Licença Prévia autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos e programas, a serem aprovados, não incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem motivo determinante.
	
	A Licença de Operação deverá ser concedida na fase operacional do planejamento do empreendimento ou atividade, aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos, caso haja necessidade.
	
	Uma das modalidades de licença ambiental é a Licença de Operação, que é concedida após a apresentação dos documentos referentes a determinado empreendimento e de seu projeto de implementação e antes da licença de instalação. 
	
	Licença Prévia, (LP), concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202368060)
	5a sem.: AULA 5 - LICENCIAMENTO AMBIENTAL
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O exercício do poder que autoriza a autoridade publica para proceder com a fiscalização, com o embargo e outras medidas que obstem ou que paralisem a degradação ambiental, assim como concede poder ao órgão de licenciamento ambiental para analisar os riscos ambientais envolvidos e conceder aprovação ou não à atividade pretendida pelo empreendedor, denomina-se:
		
	
	Poder de arrecadação.
	
	Poder de julgamento.
	
	Poder de legislar.
	
	Poder de execução.
	
	Poder de polícia

Outros materiais