Buscar

AV2 - Direito Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

� Fechar�
Avaliação: CCJ0012_AV2_ » DIREITO AMBIENTAL
Tipo de Avaliação: AV2
Aluno: Passei Direto
Professor:
Turma: 
Nota da Prova: 7,5 de 8,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 2  Data: 27/11/2015 
�
 1a Questão (Ref.: 201201503749)
Pontos: 1,5  / 1,5
Um dos instrumentos previstos pela PNMA, estabelecido através de resoluções CONAMA, são os padrões de qualidade ambiental. Responda: o que são padrões de qualidade ambiental, por que são estabelecidos e o que visam? Apresente um exemplo
Resposta: Os padrões ambientais, enquantro mecanismo de proteção do meio ambiente, têm a objetivação princípua de tornar possível o desenvolvimento sustentável. São estabelecidos para que o desenvolvimento (promovido pela sociedade) de uma região se dê de forma não prejudicial ao meio ambiente. Associado, ainda, aos padrões de qualidade, está a ideia de compatibilização entre o desenvolvimento econômico-social e a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico.
Gabarito: Um padrão de qualidade ambiental é um limite, definido por leis, normas ou resoluções, para as perturbações ambientais, em particular, da concentração de poluentes e resíduos, que determina a degradação máxima admissível do meio ambiente. O estabelecimento dos padrões de qualidade ambiental visa fundamentalmente o controle de substâncias potencialmente prejudiciais à saúde humana, (exemplo: padrões de qualidade da água, do ar, dos níveis de ruídos). A normativa brasileira, sobretudo as Resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) fornece marcos legais para subsidiar o controle e monitoramento desses padrões referentes aos temas: ar, água, solo, biodiversidade entre outros.
�
 2a Questão (Ref.: 201201408923)
Pontos: 1,5  / 1,5
Em nossa atual Constituição Federal há vários instrumentos relacionados à defesa do meio ambiente, para que o agente causador de dano ambiental não fique sem punição. Dentre tais instrumentos destacamos a ação popular, o mandado de segurança coletivo e a ação civil pública. Pergunta-se: O que vem a ser uma ação popular? Para que serve a ação popular?
Resposta: É o instrumento jurídico (com naturesza de ação coletiva) que pode ser promovido por qualquer cidadão (bastanto a comprovação de título de eleitor para sua legitimação) destinado a cessar ou prevenir dano contra patrimônio público, histórico, cultural, ordem pública e meio ambiente.
Gabarito: É um instrumento constitucional à disposição de qualquer cidadão, que visa invalidar atos, contrato, ou condições administrativas ilegais que possam causar prejuízo ao patrimônio federal, estadual ou municipal ou às suas autarquias, entidades paraestatais e pessoas jurídicas que recebem dinheiro público. Ela vem do fato de que o povo, ou parte dele, tem legitimidade para requerer em juízo, através de qualquer um de seus membros, a tutela judicial de interesses que não lhe pertencem individualmente, pois são da coletividade.
�
 3a Questão (Ref.: 201202054783)
Pontos: 0,5  / 0,5
O Direito Ambiental começa a despontar como um direito autônomo da Ciência Jurídica, no plano jurídico internacional, com a realização da 1ª Conferência das Nações Unidas Sobre o Meio Ambiente, que declara que os recursos naturais, como a água, o ar, o solo, a flora e a fauna, devem ser conservados em benefício das gerações futuras, cabendo a cada nação regulamentar essa diretriz em sua legislação de modo que esses bens fossem efetivamente tutelados. Marque a alternativa correta sobre a realização deste evento histórico que demonstra a evolução da autonomia do Direito Ambiental, no plano jurídico internacional:
Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, Rio- 1992
Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, de 1972
Conferência das Nações Unidas Sobre o Meio Ambiente na Suécia, 1982
 
Conferência das Nações Unidas Sobre o Meio Ambiente Humano em Estocolmo, 1972
Conferência das Nações Unidas Sobre o Meio Ambiente Humano, Rio-1982
�
 4a Questão (Ref.: 201201590330)
Pontos: 0,5  / 0,5
Está previsto na Declaração do Rio 92 o princípio 16 com a seguinte orientação: " As autoridades nacionais devem procurar promover a internacionalização dos custos ambientais e o uso de instrumentos econômicos, tendo em vista a abordagem segundo a qual o poluidor deve, em princípio, arcar com o custo da poluição, com a devida atenção ao interesse público e sem provocar distorções no comércio e nos investimentos internacionais". O texto apresentado fundamenta um dos princípios estudados em nossas aula 2. Assinale este princípio
princípio da prevenção;
 
princípio do poluidor-pagador;
princípio da participação
princípio da precaução;
princípio do usuário-pagador;
�
 5a Questão (Ref.: 201201409375)
Pontos: 0,5  / 0,5
Segundo a Constituição brasileira, o meio ambiente é:
Bem de domínio dos Estados.
 
Bem de uso comum do povo.
Patrimônio nacional.
Bem de domínio da União.
Patrimônio da Humanidade.
�
 6a Questão (Ref.: 201201957328)
Pontos: 0,5  / 0,5
(CESPE - 2010 - MPE-SE - Promotor de Justiça) A PNMA foi estabelecida em 1981 mediante a edição da Lei nº 6.938/81, que criou o Sisnama. O objetivo dessa lei é o estabelecimento de padrões que tornem possível o desenvolvimento sustentável, por meio de mecanismos e instrumentos para maior proteção do ambiente. A respeito desse assunto e considerando o disposto na lei, assinale a opção correta.
O Sisnama congrega os órgãos e as instituições ambientais da União, dos Estados e dos Municípios; o DF não compõe esse sistema.
 
É objetivo da PNMA a compatibilização do desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico.
O Sisnama possui dois órgãos superiores e cinco órgãos locais.
Poluição e poluidor são conceitos doutrinários não definidos na lei da PNMA.
Órgãos municipais estão impedidos de elaborar normas ambientais.
�
 7a Questão (Ref.: 201201485171)
Pontos: 0,0  / 0,5
O Estudo de Impacto Ambiental - EIA, é um dos instrumentos mais importante na implementação da Política Nacional do Meio Ambiente. Considerando suas principais características, aponte a alternativa CORRETA:
 
é o estudo que deverá verificar o dano existente e apontá-lo de forma a possibilitar o processo indenizatório
determina a verificação da atuação culposa do agente, sendo importante instrumento na imputação da responsabilidade
 
o EIA e o RIMA possuem sua estrutura mínima que deve ser rigorosamente obedecida sob pena de não serem aprovados e por consequência disto haverá a possibilidade da obra não ser licenciada
pela sua estrutura e forma, possibilita a verificação do dano no que tange às alternativas de imputação civil, administrativa e penal
o EIA e o RIMA não são exigidos para obras de grande porte de interesse relevante para a União
�
 8a Questão (Ref.: 201201916074)
Pontos: 0,5  / 0,5
Sobre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é correto afirmar:
É a fundação federal responsável pela administração das unidades de conservação (UCs) e da Reserva Legal.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é uma autarquia brasileira que integra o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
 
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é responsável pela administração das unidades de conservação (UCs) federais, além de fomentar e executar programas de pesquisa, proteção e conservação da biodiversidade em todo o Brasil.
É o órgão responsável pelas áreas de preservação permanente do âmbito estadual e municipal.
Este instituto é uma empresapública estadual que integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA).
�
 9a Questão (Ref.: 201201528388)
Pontos: 1,0  / 1,0
(CESPE/2009- PGE/PE - adaptada) No âmbito da responsabilidade civil ambiental, o bem jurídico objeto de proteção é o meio ambiente, como bem de uso comum do povo, indisponível e indivisível, suscetivel de ser reparado, independentemente de reparação de danos individuais impostos aos titulares do bem jurídico que sofreu o dano. Marque a alternativa CORRETA:
a existência de crime ambiental exclui a responsabilidade civil
não cabe responsabilização civil ambiental por obra licenciada regularmente que cause poluição
uma empresa multada administrativamente não pode ser obrigada a reparar os danos cometidos
A reparação do dano deve ser feita tendo em vista a capacidade econômica do agente poluidor.
 
a responsabilidade civil ambiental independe de culpa e, portanto é objetiva
�
 10a Questão (Ref.: 201201409149)
Pontos: 1,0  / 1,0
No que se refere à proteção judicial e à responsabilidade em matéria ambiental, assinale a opção CORRETA.
Suponha que determinado indivíduo tenha praticado caça em propriedade particular, sem permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a licença ou permissão obtida. Nessa situação, a competência para julgar o delito será da justiça federal, instância competente para processar e julgar os crimes praticados contra a fauna.
As pessoas jurídicas podem ser responsabilizadas, administrativa, civil e penalmente, por crimes ambientais, nos casos em que a infração seja cometida por decisão de seu representante legal ou contratual, ou de seu órgão colegiado, no interesse ou benefício da sua entidade; contudo, nesse caso, a responsabilidade das pessoas jurídicas exclui a das pessoas físicas, autoras, coautoras ou partícipes do mesmo fato.
A pessoa jurídica de direito público ou privado responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental fica obrigada, independentemente de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao ambiente; no que se refere a pessoa física, porém, faz-se necessário o elemento subjetivo para configurar sua responsabilidade civil.
Na hipótese de uma pessoa praticar, em período proibido, pesca em rio que sirva de limite entre dois estados, a competência para o processo e o julgamento será da justiça estadual de qualquer dos estados envolvidos.
 
Para efeito de responsabilidade administrativa, considera-se infração administrativa ambiental toda ação ou omissão que viole as regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do ambiente, podendo qualquer pessoa que constatar infração ambiental dirigir representação às autoridades competentes para que exerçam o poder de polícia.

Outros materiais