Buscar

Etica na saude AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	 
	Fechar
	Avaliação: SDE0083_AV2 » ÉTICA NA SAÚDE
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: 
	Professor:
	CLAUDIA MARQUES COMARU
THATIANA VALORY DOS SANTOS MELLO
	Turma: 
	Nota da Prova: 4,0 de 8,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0,5  Data: 
	
	 1a Questão (Ref.: 201307596667)
	1a sem.: Conceito e modelos de ética
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	Bruna é uma pessoa muito comprometida com a ética pessoal e coletiva. Está sempre envolvida em movimentos que integrem a natureza, a cultura e as pessoas, buscando divulgar e construir uma consciência de Ecologia Social. Ofereça argumentos que esclareçam o termo, correlacionando com o caso.
		
	
Resposta: Quando o assunto ética e levantado em uma conversa ou em algum texto, é comum o parecimento de dicas,respostas ou ate comando de prevenção ao individuo agindo dentro dos padroes morais estabelecidos. Logo em seguida aparecem as normas que devem ser estabelecidos para o beneficio dos seremos humanos, pesquisas de natureza, culturas sao sempre bem vindas e recebidas com bons olhos diante da etica, saber a etilogia, lugares onde as causas sao mais comuns tambem sao tolerantes e de grande improtancia e isso tambem abrange as areas profissionais , principalmente os da saude, pois seria muito mais demoncratico e menos indice de erros, se a etica em conjunto ou individual, fossem praticados por todos, assim o descrecimo de padroes nao humanos decairiam de uma forma brutal, logicamente, o bem-estar dos pacientes seriam focados com baixo indice de erro e assim, sem compretimentos em sua vida, seja ela profissional ou humanista ( saude )
	
Gabarito: A Ecologia Social, integrando os estudos do homem e de seus ecossistemas através da compreensão da direta correlação entre natureza e cultura, demonstra que as relações deste com a sociedade passam necessariamente pela sanidade de suas relações não só com os demais membros de sua espécie, como também pelo modo relacional que estabelece consigo próprio e com seu ambiente. O esfacelamento deste conjunto inviabiliza qualquer tentativa de desenvolvimento. Bruna está envolvida nos processos de Ecologia Social.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307650750)
	sem. N/A: Maus-tratos, abusos e sanções legais
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	A saúde é entendida atualmente como um bem-estar biopsicossocial e as doenças devem ser avaliadas conforme o contexto sócio-cultural em que as pessoas estão inseridas. Nesse contexto, argumente acerca das dificuldades de implantação da humanização nos ambientes hospitalares.
		
	
Resposta: Devido ao fato de muitos profissionais nao agirem como tal formação, deixa-se um ' Descuidado ' em relação ao pacientes, onde nao ha uma atenção total como deveriam, e indiretamente ou diretamente agem de formas desumanas ( em alguns casos cometendo eutanasia ) nao focando o bem estar do paciente e alivio do sofrimento e a frequencia de falta de informação levando o paciente a inocencia de seu prorprio bem estar, onde os profissionais hospitalares quebram o codigo de etica faltando com derespeitos aos pacientes que estao debaixo da cobertura deles, pois saude é um direto de todos , é um aspetco que todos deveriam,devem e deverao se beneficiar, e os procedimentos devem serem os melhores possiveis e nao causando dano ao ser humano, idependente do seu estado que se encontra no momento ( fisico,psicologico,emocional e etc ) , pois toda patologia deveria ser estudas ate a ultima informação conhecida pela ciencia !
	
Gabarito: A dificuldade na instalação da humanização nos ambientes hospitalares começa pela própria incongruência das circunstâncias. Como em qualquer outra instituição, o hospital convive com objetivos financeiros, políticos, pessoais e uma série de situações de vida que frequentemente se conflitam e transformam ações em instrumentos de anseios nem sempre éticos ou coletivos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307509342)
	1a sem.: conceito e modelos de ética
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Em relação à ética, na época medieval, a religião garante: 
		
	
	Penitências e punições
	
	Facilidade de encontros
	
	Unidade social
	
	O bem estar dos padres
	
	Um pensamento de abertura
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307596683)
	2a sem.: Bioética - história e princípios básicos
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	As bases filosóficas da Bioética começaram a ser mais bem definidas após a Segunda Guerra Mundial, quando o mundo ocidental, chocado com as práticas nazistas executadas pretensamente em nome da ciência, cria um código ético para normatizar os estudos e experiências relacionados a seres humanos. Deste episódio, fortalece-se também a ideia de que a ciência (ou qualquer outra forma de progresso) não pode ser mais importante que o homem. Isso significa que:
		
	
	Todos os experimentos ocorridos na Segunda Guerra Mundial foram benéficos e cientificamente corretos.
	
	Os fins justificam os meios e que toda ciência deve se utilizar de todos os recursos disponíveis para obter o progresso científico.
	
	O desenvolvimento científico deve levar em consideração os direitos humanos fundamentais e os impactos diretos nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	
	O código de ética do Nazismo era adequado e a ciência precisou utilizar recursos para alcançar suas finalidades.
	
	Os seres humanos sempre são beneficiados com todos os tipos de pesquisas que são realizadas, independente dos critérios que elas utilizam e dos prejuízos que causam à humanidade.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307691887)
	sem. N/A: Avaliação de riscos e benefícios em pesquisas biomédicas
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Uma pesquisa sobre qualidade de vida colocou no reservatório de água de uma cidade uma grande quantidade de Testosterona (hormônio masculino), sem que ninguém soubesse, afim de observar os resultados no nível de estresse da população. Pela bioética os pesquisadores erraram em:
		
	
	Não participar aos envolvidos dos riscos do experimento dando a opção deles participarem ou não como voluntários.
	
	Usarem uma grande quantidade. Isto pode gerar riscos aos fetos em gestação.
	
	Usarem Testosterona. Na verdade deveriam usar adrenalina que surte efeito mais rápido.
	
	Não dimensionarem a vazão da água e a perda hormonal pela evaporação.
	
	A Bioética não versa sobre pesquisas em reservatórios de água.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307473934)
	4a sem.: Transplante de órgãos e tecidos
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Bruno foi fazer um transplante de medula óssea e fez todos os exames pré-operatórios, só que um médico recém-formado esqueceu de verificar a compatibilidade do órgão do doador com a do órgão do receptor. Como o recém-formado era responsável pela verificação, nenhum outro médico que fez a cirurgia verificou também. Bruno faleceu três horas depois. A questão dos transplantes frequentemente tangencia questões éticas relativas à experimentação no corpo humano, às decisões políticas relacionadas com a saúde, e, em sentido mais amplo provocam debates sobre estes direitos fundamentais. Estes debates estão associados: 
		
	
	ao poder público e como há comandos para demandar os transplantes de órgãos.
	
	ao médicos recém-formados e a os responsáveis pela formação acadêmica deles.
	
	a aspectos que vão desde a origem dos órgãos e tecidos, até a forma de obtenção e ao tipo de procedimento realizado para o transplante.
	
	à câmara de Deputados e as leis relacionadas a transplantes e procedimentos médicos.
	
	ao dinheiro e a forma como as pessoas negociam os transplantes e seus procedimentos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308110805)
	sem. N/A: Ética e reprodução humana
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Uma mulher casada, com 35 anos, engravidou e o bebê é anencéfalo. Ela deseja fazer o procedimento para o aborto. Tal mulher:Não tem o direito de fazer o aborto, pois já tem mais de 18 anos.
	
	Não tem o direito de fazer o aborto, pois não foi estuprada.
	
	Tem o direito de fazer o aborto, pois o bebê é anencéfalo.
	
	Tem o direito de fazer o aborto somente se tiver sido estuprada.
	
	Não tem direito a fazer o aborto, pois sua vida não está em risco.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308110812)
	sem. N/A: Eutanásia
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Um paciente com câncer recebeu uma alta dose de morfina para que ele pudesse suportar as dores relacionadas à doença. O paciente veio à óbito após algum tempo. Este é um caso de:
		
	
	Distanásia
	
	Eutanásia ativa
	
	Eutanásia voluntária
	
	Ortotanásia
	
	Eutanásia de duplo efeito
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307603544)
	7a sem.: Ética e epidemias
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Em um hospital foi diagnosticada morte cerebral de um paciente e a família decidiu pela doação de órgãos para transplantes. Alguns pacientes da fila nacional de transplantes foram beneficiados: um paciente recebeu um rim, outro paciente as córneas, outro o fígado, outro o coração. No que diz respeito a alocação de recursos em saúde, é correto afirmar que um órgão a ser implantado em um paciente é um recurso indivisível e heterogêneo, por que:
		
	
	Cada órgão atenderá até quatro pacientes, mas nem todos os pacientes podem se beneficiar do mesmo órgão.
	
	Cada órgão atenderá a apenas um paciente e nem todos os pacientes podem se beneficiar do mesmo órgão.
	
	Todos os órgãos atenderão a todos os pacientes, que serão diretamente beneficiados.
	
	Cada órgão atenderá até cinco pacientes, mas nem todos os pacientes podem se beneficiar do mesmo órgão.
	
	Cada órgão atenderá apenas até três pacientes, mas todos os pacientes podem se beneficiar do mesmo órgão.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308036251)
	sem. N/A: Maus-tratos, abusos e sanções legais
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Maria trabalha em um hospital público e estava responsável pelo setor de emergência quando uma senhora de 80 anos deu entrada muito machucada relatando que havia sido agredida pelo neto. Maria deve ter a seguinte atitude:
		
	
	denunciar o fato às autoridades competentes
	
	levantar a ficha do agressor para averiguar possível passagem pela polícia
	
	explicar para a idosa agredida que como o agressor é um membro da família nada pode ser feito
	
	investigar o caso, fazendo uma visita à casa da paciente para conversar com seu neto
	
	ligar para o agressor e ameaçá-lo
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 20/11/2015 até 04/12/2015.
Parte inferior do formulário

Outros materiais