Buscar

Questionário respiratório odonto 2013_1(2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistema Respiratório
Defina Volume Respiratório Minuto e Ventilação Alveolar, respectivamente.
O Volume Respiratório Minuto é todo o ar novo que entra nas vias respiratórias por minuto, o mesmo equivale ao volume corrente multiplicado pela frequência respiratória; já a Ventilação Alveolar é o volume de ar que alcança a porção alveolar do trato respiratório e participa das trocas gasosas.
Explique as diferenças de ventilação observadas entre a base e o ápice pulmonar.
Com o indivíduo na posição ereta, as bases pulmonares recebem a maior parte do gás inspirado, conforme vai se aproximando do ápice, a captação de gás diminui gradativamente. Isso se dá pelo fato de o ar chegar nas porções médias do pulmão e, com a ação da gravidade, o ar vai mais para a base.
Cite fatores que alteram o fluxo sanguíneo pulmonar.
Os fatores que controlam o fluxo sangüíneo pulmonar são os mesmos que controlam o débito cardíaco. Pressão arterial, posição do indivíduo, alta concentração de CO2, baixa concentração de O2, estimulação simpática e parassimpática. 
Explique o papel da hipóxia alveolar na regulação do fluxo pelos capilares alveolares.
Através de uma quantidade de O2 inadequada no ar inspirado, seja por defeito na ventilação ou por uma obstrução das vias respiratórias, haverá uma deficiência de oxigênio para o sangue, resultando em uma deficiência de oxigênio para os tecidos. Essa situação é a hipóxia alveolar e ela tem um importante papel na regulação do fluxo sanguíneo alveolar, visto que é um importante fator vasocondutor e causa um aumento da pressão nos vasos pulmonares; o mesmo efeito é sinergicamente causado pela acidose.
Descreva a ventilação, a perfusão e a relação ventilação/perfusão (VA/Q) no ápice e na base do pulmão.
Ventilação: a quantidade de ar que entra e sai da base ao longo do tempo é muito maior, fazendo com que a ventilação seja muito maior na base, se comparada com a ventilação do ápice.
Perfusão: as artérias pulmonares penetram nos pulmões em suas porções médias, assim, quando um indivíduo está de pé, ou sentado, a tendência é que o sangue perfunda com mais facilidade a base que o ápice pela força da gravidade.
Com isso, nota-se que a base é mais ventilada e mais perfundida que o ápice, porém a relação de ventilação/perfusão do ápice é maior, visto que o ápice é mais ventilado que perfundido e a base é mais perfundida que ventilada
Ventilação/perfusão: é a razão existente entre a quantidade de ventilação e a quantidade de sangue que chega a esse pulmão, seus valores normais são por volta de 0,8 a <1. Essa razão mede a funcionalidade do sistema respiratório. O equilíbrio entre ventilação e fluxo sanguíneo é fundamental para haver trocas gasosas adequadas tanto no ápice quanto na base.

Outros materiais