Buscar

AV HISTÓRIA ANTIGA OCIDENTAL 1

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
	
	 
	Fechar
	Avaliação: CEL0484_AV_201508843899 » HISTÓRIA ANTIGA OCIDENTAL
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201508843899 - AMANDA CECÍLIA DE SOUZA LACOURT 
	Professor:
	FERNANDA MATTOS DA SILVA
	Turma: 9023/AA
	Nota da Prova: 3,5    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 16/11/2015 14:33:31 
	
	 1a Questão (Ref.: 201509178651)
	sem. N/A: Estudo da Antiguidade
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	O historiador Tucídides pensava o estudo da História de forma bem pragmática: quem viu pode relatar os fatos; os demais não. 
Segundo a lógica de Tucídides, como seria para nós, homens do século XXI, estudar a Antiguidade? Seria possível? Justifique.
 
		
	
Resposta: Seria possível estudar a antiguidade. Estudando os fatos relatados por pessoas da época, que viram e deixaram suas narrações. Também com ajuda da arqueologia.
	
Gabarito: Seria impossível. Estando afastados temporalmente dos eventos, não os presenciamos. Dessa forma, não poderíamos falar sobre eles.  
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Sem relação com a questão
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201508938425)
	7a sem.: Roma Antiga
	Pontos: 0,5  / 1,5 
	O domínio da Península Itálica fez de Roma uma potência. Na disputa pelo controle do mediterrâneo o conflito foi inevitável, ressalte-se aqui as disputas com Cartago, que podem ser compreendidas através das Guerras Púnicas. Conceitue e descreva os três conflitos que abrangem as guerras púnicas e aponte as conseqüências para a transformação de Roma.
		
	
Resposta: Como consequência teve escravidão por derrotados das guerras, êxodo rural, fortalecimento dos militares, o que levou a disputa entre militaes e senadores pelo poder.
	
Gabarito: O aluno deverá ser capaz de relacionar as três guerras púnicas, eventos que marcaram o conflito entre Roma e Cartago e apontar as transformações que se processaram em função de cada uma delas. A navegação, o combate no mar, a liderança de Aníbal, pelo lado cartaginês, a escravização dos sobreviventes dos conflitos, dentre outros aspectos.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta incompleta
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509504890)
	sem. N/A: História Antiga
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Refletir sobre a história antiga é notar que ela, assim como todas as outras sociedades estudadas no tempo, é marcada por "continuidades" e "rupturas". Construir esse olhar, para o cientista social, é aprender:
		
	
	a prezar pela maior importância das rupturas sob as continuidades 
	
	a estudar a história sem filiar-se a nenhuma hipótese subjetiva 
	
	a posicionar-se criticamente sob seus objetos de estudo 
	
	a ser eclético e pouco crítico no trabalho sobre o passado
	
	a importância da crítica histórica para não ceder à ideia de ruptura 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509581514)
	sem. N/A: Guerra de Troia
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Um dos personagens mais conhecidos da Ilíada, obra em que é narrada a Guerra de Troia, é Aquiles. A lenda que envolve sua origem relaciona seu nascimento e seus dons aos deuses. Podemos resumir esse mito da seguinte maneira:
		
	
	Aquiles, por ser indicado como o guerreiro aqueu mais poderoso, é responsável pela derrubada das muralhas de Troia. Após a introdução do cavalo na cidade, ele ordenou a destruição da muralha. 
	
	Aquiles, após a morte, recebeu o status de divino. Passou a ser adorado em várias poleis gregas, sobretudo em Atenas onde possuía um templo na Acrópole.
	
	Aquiles era filho de uma deusa e um homem comum. Apesar disso foi considerado um dos mais poderosos guerreiros de seu tempo mesmo mantendo o status de mortal. 
	
	Aquiles, por ser filho de Poseidon, julgava-se mais poderoso que outros deuses. Desta forma, foi amaldiçoado e acabou morrendo com uma flecha no calcanhar.
	
	Aquiles foi assassinado no início do combate. Seu adversário foi o rei Príamo de Troia e sua morte representou uma virada nos rumos da guerra.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201508969012)
	4a sem.: Democracia
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	"A palavra democracia vem do grego (demos, povo; kratos, poder) e significa poder do povo. Não quer dizer governo pelo povo. (...) O fundamental é que o povo escolha o indivíduo ou grupo que governa, e que controle como ele governa." (Renato Janine Ribeiro. Democracia. SP: Publifolha, 2001, p.1). Sobre o princípio da democracia anunciado acima e sua prática entre os gregos do século V a. C. é correto afirmar: 
		
	
	os atenienses inventaram a democracia representativa, mas a limitaram apenas aos cidadãos do sexo masculino, maiores de 30 anos e com escolaridade comprovada. 
	
	a democracia nada mais era que uma forma de aristocracia disfarçada, uma forma de manutenção do controle eupátrida, estabelecido por Clístenes 
	
	a democracia grega era direta e ampliada a todas as cidades-estados, sendo mais universal em Atenas, onde até as mulheres casadas e maiores de idade podiam votar. 
	
	a democracia grega era direta em Atenas do século V a.C. Ainda assim, deixava de fora todas as mulheres, os estrangeiros e os escravos. 
	
	os atenienses e os espartanos inventaram a democracia, mas os atenienses a mantiveram de forma direta e os espartanos de forma representativa com a criação de parlamentos. 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201509007652)
	7a sem.: Grecia
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	A vida religiosa na Grécia antiga era organizada de acordo com vários rituais e doutrinas, dividindo-se em Religião Pública e Religião Familiar. Considerando a importância da religião para a sociedade grega, é possível identificar como aspectos de sua função social: 
I. Proporcionar a paz temporária e a união entre as cidades. 
II. Permitir a participação das mulheres na vida democrática. 
III. Favorecer o desenvolvimento das artes dramáticas. 
IV. Defender a necessidade de se acreditar em um único Deus. 
Estão corretos apenas 
		
	
	I, II, IV. 
	
	todas estão incorretas. 
	
	II, IV. 
	
	I, II, III. 
	
	I, III. 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201508943900)
	5a sem.: Grécia Clássica
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Observe as proposições abaixo e levando em consideração a história dos gregos. Marque a sequência de afirmativas veradeiras. 
I. A Polis, a mais célebre instituição grega era o centro religioso, político e econômico do distrito que a cercava. Os habitantes do território, exceto os servos, escravos, estrangeiros e mulheres, eram cidadãos;
 II. Na Grécia Antiga, a cada quatro anos declarava-se uma trégua, a fim de que a população pudesse participar dos jogos de Olímpia, competição que originou os modernos jogos olímpicos;
 III. Em Esparta os pais não eram livres para educar seus filhos. Quando nascia, a criança era levada, examinada e, se fosse saudável, ordenavam que fosse criada. Se possuísse compleção frágil, era atirada domonte talgeto;
 IV. A guerra do Peloponeso foi uma luta comandada pelas cidades estados de Esparta e Corinto contra a hegemonia da confederação de Delos liderada por Macedônios. 
		
	
	Apenas II, III e IV
	
	Apenas I e IV
	
	Apenas III e IV
	
	Apenas II e IV
	
	Apenas I, II e III
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201509504897)
	sem. N/A: Fundação de Roma
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Durante o domínio etrusco (VI-VIII a. C) sobre Roma, a forma de organização política era a monarquia. Essa é considerada a primeira fase da história política romana. Neste período, sua organização administrativa era disposta da seguinte forma:
		
	
	a população estava organizada em dez tribos (TRIBUS) e cada uma destas, dividida entre os senadores 
	
	os etruscos estavam divididos em Governantes e a população romana representavam os Plebleus 
	
	a população estava organizada trêstribos (TRIBUS) e cada uma destas, dividida em dez cúrias (CURIAE) 
	
	a população estava organizada em cúrias que se dividiam em tribos autônomas ao governo central 
	
	os etruscos estavam divididos em certo número de famílias ou clãs e os romanos formavam um só povo
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201508937574)
	10a sem.: CRISE DA REPUBLICA
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A ascensão de Julio César ao poder, sob o título de ditador, praticamente sepultou a já combalida República romana. Apesar de seu prestígio como estrategista militar e político de família tradicional, o ditador foi envolvido em um plano conspiratório que culminou com seu assassinato. O principal fator para a articulação desse movimento golpista foi, sem dúvida: 
		
	
	a reunião da massa proletária em torno da figura do líder carismático Sila. 
	
	o poderoso exército organizado pelo general Mário, principal detrator do governo de César. 
	
	a mobilização do Senado diante da perda progressiva de seu poder que o governo de César evidenciara. 
	
	a aprovação por parte do Senado da Lei das XII Tábuas, o que provocou a indignação da elite patrícia, altamente prejudicada com seu teor. 
	
	a mobilização dos membros da ordem equestre, segmento enriquecido no século III a.C 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201509010155)
	12a sem.: Roma
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A atual sociedade ocidental sofreu várias influências de Roma. Podemos destacar a: 
		
	
	o investimento místico aos chefes de estado, dotado de poderes jurídicos que só podem ser operados por eles.
	
	concepção de mundo fundamentada na observação da natureza e na especulação filosófica, que constituem os fundamentos do pensamento científico. 
	
	defesa da superioridade de um regime político baseado numa forma representativa e democrática de governo. 
	
	celebração dos Jogos Olímpicos, realizados periodicamente, com o mesmo intuito original de confraternização universal. 
	
	separação entre o Direito Público, que regula as relações entre os cidadãos e o Estado, e o Direito Privado, que regula as relações dos cidadãos entre si.

Continue navegando