Buscar

PROVA DE AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: AV2_ » HISTÓRIA DA ENFERMAGEM
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	RENATA JABOUR SARAIVA
LUCIANE DE ALMEIDA ARAUJO
	Turma: 9013/VV
	Nota da Prova: 6,5 de 8,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 2  Data: 28/11/2015 08:11:32
	
	 1a Questão (Ref.: 201504966732)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Quais eram as características dos hospitais no mundo greco-romano, que podem ser resumidas através dos referenciais de análise inicialmente propostos pela época ?
		
	
Resposta: Os hospitais eram improvisados,precários, de maneira que as mulheres viúvas que se dedicavam a esses cuidados de enfermos. Não tinha muitos medicamentos disponíveis e por isso usavam a fitoterapia como forma de cura. Acreditavam que o misticismo também fosse parte de um processo de cura e que as doenças eram obras do demônio.
	
Gabarito: Primeiramente, como pôde ser observado, a função dos hospitais no mundo greco-romano tinha um papel amplo, englobando tanto ações terapêuticas para a recuperação da saúde como o simples repouso de viajantes. A clientela abarcava tanto pessoas doentes quanto sadias. O lugar do médico era pouco significativo, pois a cura não estava essencialmente ligada à sua atuação. O entendimento da cura, visto como a ação divina intermediada pelos sacerdotes, influenciava, por sua vez, a organização do trabalho hospitalar. Nesta, o sacerdote tinha uma posição de destaque, sendo creditado ao médico um papel secundário. E, finalmente, a técnica estava ligada mais a procedimentos religiosos do que médicos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504379441)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O direcionamento aos loucos também se apresentava de forma ambivalente, com a organização de asilos, construídos em locais afastados das cidades, cuja real finalidade era isolar o doente do convívio social, ou melhor, proteger a sociedade (GEOVANINI, 2002). Como era definida a loucura?
		
	
Resposta: Com a chegada da família real ao brasil, os loucos foram isolados para que a sociedade fosse protegida dessas pessoas descompensadas. O louco era considerado um louco por si só. O louco era visto como uma pessoa confusa e que precisava de cuidados tanto que ao longo de todo um processo começou um processo de avanço aos cuidados psiquiátricos.
	
Gabarito: R:O desequilíbrio mental e as personalidades anormais com conduta fortemente desviada não eram consideradas como doença.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504356649)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Compreendendo o CUIDAR de forma mais ampla, parece mais claro visualizá-lo anteriormente à Enfermagem. Diante desta afirmação, marque a CORRETA sobre cuidar:
		
	
	Cuidar é um ato isolado de toda a inserção social.
	
	Cuidar é um ato de reparação que nem sempre assegura a continuidade da vida tendo como fim limitá-la.
	
	Cuidado como um fato isolado é um conhecimento oriundo do presente sem convicções históricas.
	
	O cuidar pode ser, unicamente, um ato individualizado que apenas desconsidera cada pessoa, isoladamente, no seu contexto de vida.
	 
	Cuidar significa comportamentos e ações que envolvem conhecimento, valores, habilidades e atitudes empreendidos no sentido de favorecer as potencialidades das pessoas para manter ou melhorar a condição humana no processo de viver e morrer.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504356660)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As práticas de saúde instintivas dos povos antigos caracterizavam a prática do cuidar nos grupos nômades primitivos, tendo como pano de fundo as características específicas de cada povo (GEOVANINI, 2002). Diante desta afirmação marque a sentença correspondente ao povo egípcio:
		
	
	Classificaram cerca de 99.999 doenças que fizeram supor que nesse número incluíam meros sintomas. Construíram hospitais para os pobres, que eram servidos por escravos.
	
	O tratamento das doenças consistiam em dieta, banhos, clisteres, inalações e sangrias. Nas leis de Manu as doenças eram consideradas produzidas por espíritos malignos, como um castigo de Deus.
	 
	A prática religiosa e os conhecimentos científicos adquiridos eram constantemente unidos na prática de saúde e iniciaram as técnicas do uso de bandagens para o preparo do corpo das múmias.
	
	Crença em um só Deus (monoteísmo). Moisés prescreveu conceitos de higiene que o colocaram como um dos grandes sanitaristas da época.
	
	Povo dominador de outros povos vizinhos, anexando as províncias conquistadas. Distinguiram-se por suas obras de saneamento e o escoamento dos brejos se fazia por meio de galerias.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505052965)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em que momento histórico os religiosos na Alemanha e na Inglaterra foram expulsos e substituídos nos hospitais, por pessoas de baixa escala social e de caráter duvidoso?
		
	
	com a reforma religiosa e a contra reforma.
	
	com a reforma agrária e a ascensão do cristianismo.
	
	com a reforma protestante e a ascensão do cristianismo.
	
	com a contra reforma e a decadência do budismo.
	 
	com a Reforma Religiosa e a decadência do Cristianismo.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201505071540)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a opção VERDADEIRA sobre a história da enfermagem:
		
	
	Com serviços de enfermagem bem pagos ocorreu uma evolução dos cuidados aos enfermos e o conhecimento científico foi ampliado com os recursos destinados a pesquisa.
	
	O pagamento pelos serviços de enfermagem eram altos, as horas de trabalho reduzidas e o trabalho gratificante.
	 
	Com péssimos salários, com precárias condições de trabalho, este período ficou considerado como os anos negros da Enfermagem.
	
	A Enfermagem era considerada uma atividade desejável para mulheres de alto escalão.
	
	As mulheres com um alto grau de instrução trabalhavam em hospitais, pois tinham salários altos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201504949092)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com a Teoria Ambientalista de Florence, o cuidado está pautado em:
		
	
	Iluminação; calor; limpeza.
	
	Limpeza; ruídos; odores; alimentação.
	 
	Ventilação; iluminação; calor; limpeza; ruídos; odores; alimentação.
	
	Calor; limpeza; ruídos; odores.
	
	Ventilação; iluminação; calor; limpeza.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201505006387)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Marque a alternativa correta : Escola Prática de Enfermeiras, refere :
		
	
	A primeira diretora brasileira da Escola Alfredo Pinto , foi Raquel Haddock Lobo, sendo a pioneira da Enfermagem Moderna no Brasil , incorporou-se à Cruz Vermelha Francesa , onde se preparou para os primeiros trabalhos.
	 
	Escola de Enfermagem da Cruz Vermelha Brasileira , começou com curso para formar socorristas , por necessidades pertinentes da I Guerra Mundial, e a necessidade de formar profissionais para voluntariado.
	 
	Escola de Enfermagem Anna Nery , escola mais antiga do Brasil , fundada em Maio de 1930, era dirigida por Enfermeiras já formadas.
	
	Escola de Enfermagem Carlos Chagas, a mais antiga escola de religiosas do Brasil e faz parte da União Social Camiliana, representa um avançao na Enfermagem Nacional, pois abriur suas portas ,não só para jovens , mas também para religiosas de várias Congregações
	
	Escola de Enfermagem Alfredo Pinto , instalou - se em pequeno internato próximo ao Hospital São Francisco de Assis , no RJ.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201504352750)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O século XIX assinala para o Brasil duas de suas características, que não só têm vigorado até o presente, como têm-se intensificado cada vez mais: a penetração da medicina na sociedade, que incorpora o meio urbano como alvo da reflexão e da prática médica, e a situação da medicina como apoio científico, indispensável ao exercício do poder do Estado (SANTOS et al., 2001). Diante desta afirmação, marque a opção CORRETAsobre a Enfermagem no Brasil:
		
	 
	José de Anchieta não se limitava apenas à Catequese. Como professor, médico e enfermeiro, acudia a duas necessidades urgentes do povo: Educação e Saúde.
	
	O cuidado de enfermagem, desde os primeiros séculos, já se encontrava sistematizado e organizado, o que facilitava bastante o trabalho de jesuítas e escravos que cuidavam dos doentes nas Santas Casas espalhadas pelo Brasil.
	
	José de Anchieta era um jesuíta que trabalhava especificamente os aspectos relativos à catequização dos índios, não assumindo nenhum dos trabalhos relativos aos cuidados dos doentes na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.
	
	Francisca de Sande foi a primeira voluntária o Brasil de enfermagem, viveu na Bahia no fim do século XVII, dedicando sua viuvez nos cuidados aos ricos.
	
	Além do serviço voluntário, os religiosos usavam os serviços de pessoal remunerado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201504414205)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Leia as assertivas abaixo e marque a resposta correta:
 
I-                   O advento da República teve grande respercussão na saúde pública no Brasil.
PORQUE
 
II-                Seus primeiros governos tiveram iniciativas como: buscar o saneamento da cidade do Rio de Janeiro, implementar a vacinação obrigatória.
 
		
	
	Somente a assertiva II está correta.
	 
	As duas assertivas estão corretas e a assertiva II é justificativa da I.
	 
	As duas assertivas estão erradas.
	
	As duas assertivas estão corretas e a assertiva II não é justificativa da I.
	
	Somente a assertiva I está correta.

Continue navegando