Buscar

Hipertensão é uma doença assintomática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Hipertensão é uma doença assintomática. A hipertensão é um mal silencioso. A ausência de sintomas retarda o diagnóstico que, muitas vezes, é feito quando as complicações já estão instaladas. Sempre é bom lembrar que, mesmo com pressão alta, a pessoa não sente dor de cabeça nem enxerga pontos brilhantes. Por isso, acha que está tudo bem com ela. Mesmo quando hipertensão e dor de cabeça ocorrem juntas, acredita-se que seja por mera coincidência. Pressão alta não dá dor de cabeça. Um estudo antigo mostrou que pessoas com diagnóstico recente de pressão alta só se queixavam de dor de cabeça depois de saberem que eram hipertensas. Existe um estudo feito com pacientes que sofriam de pressão alta, e foram divididos em dois grupos: os que sabiam ter pressão alta e os que não sabiam. A dor de cabeça mostrou-se mais frequente entre aqueles que sabiam ter pressão alta! Até que ponto não teria sido a pressão alta, mas sim o stress de saber que sofre de pressão alta o desencadeante (ou fator de piora) da crise de enxaqueca? Imagine esta sequência: a pessoa com aquela pressão alta na ordem de 15/11 ou 16/12 tem uma dor de cabeça leve por qualquer motivo, e imediatamente começa a se preocupar com a possibilidade dessa dor de cabeça estar sendo causada por um "ataque" de pressão alta. A preocupação (stress) faz aumentar a dor de cabeça, desencadeando uma crise de enxaqueca... e também faz aumentar ainda mais a pressão! Na minha opinião, este seria o cenário mais comum. O aumento da pressão arterial é geralmente silencioso, não causa dor na cabeça. Já o contrário é bem mais provável, a dor de cabeça eleva a pressão arterial, principalmente em pessoas predispostas. É comum as pessoas medirem a pressão com dor de cabeça e ele estar elevada, aí nasce o mito e a confusão. A pressão alta é uma doença geralmente assintomática até que ocorram complicações, por isso é necessário vigilância e controle constante, mesmo sem dor. 3
A dor de cabeça atribuída a essa intensa crise de pressão alta pode ser descrita, tipicamente, como sendo de localização occipital (atrás da cabeça e na régio da nuca), de intensidade moderada, acometendo ambos os lados da cabeça, "surda", piorando ao exercício e melhorando ao repouso. 
Porém, se você sofre de enxaqueca, não se assuste se, mesmo fazendo tratamento para pressão alta, a dor de cabeça não diminuir: é que, realmente, na maioria dos casos, uma coisa não está relacionada com a outra.
Dor de cabeça ou dor na nuca são sintomas de pressão alta?
Este talvez seja o maior mito em relação à hipertensão. É extremamente comum o paciente relacionar uma dor de cabeça a uma elevação da sua pressão arterial. Vamos aos fatos. Todo paciente com dor, principalmente as de forte intensidade, apresenta uma pressão arterial acima dos valores habituais, seja ela dor de cabeça. Dor de barriga ou dor no dedo do pé. Portanto, é lógico que o paciente vai sempre notar que sua pressão está alta toda vez que tem uma dor de cabeça forte. O problema aqui é confundir causa com efeito. A pressão arterial só pode ser considerada culpada pela dor de cabeça quando atinge níveis muito elevados, geralmente acima de 200 mmHg de pressão sistólica e/ou 110 de pressão diastólica.. Pacientes com pico hipertensivo, ou seja, elevações súbitas da pressão, muito acima do que é habitual, são geralmente aqueles em que é aceitável associar uma dor de cabeça a um descontrole da pressão arterial. Aqui cabe mais uma ressalva, se o paciente tem hipertensão grau II mal controlada há meses, ele pode nada sentir mesmo com valores exorbitantes como 220 a 240 mmHg de pressão sistólica. Conclusão: dor de cabeça ou dor na nuca não são sintomas confiáveis de hipertensão arterial.
Os valores da pressão arterial são classificados da seguinte maneira:
Pressão arterial normal: valores menores ou iguais a 120/80 mmHg
Pré-hipertensão: valores entre 121/81 – 139/89 mmHg
Hipertensão grau I : valores entre 140/90 – 159/99 mmHg
Hipertensão grau II: valores maiores ou iguais a 160/100 mmHg
A enfermidade é literalmente silenciosa. Nunca esqueço o recado dele: “A pressão arterial sobe porque a gente se estressa com a dor de cabeça. Aí, é comum as pessoas associarem o incômodo à hipertensão”. Essa ausência de sintomas é mais um motivo que faz a gente não deixar de lado um estilo de vida saudável, mesmo acreditando que não temos uma genética forte para o problema.
– Dor de cabeça é sintoma de pressão arterial alta? A hipertensão tem algum sinal que não seja silencioso?
A dor de cabeça não é sintoma de pressão alta. Acreditou-se por muitos anos nisso. Os ingleses, no entanto, já desmoralizaram esta questão há um bom tempo. A doença é silenciosa e considerada assassina silenciosa. E é por este aspecto que se torna mais difícil convencer alguém que convive com a enfermidade a se tratar, já que não há sintomas a serem tratados.

Outros materiais