Buscar

Trabalho de Fu00EDsica Experimental II 26-11-2014

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
 ENGENHARIA 2014
	
Tópicos:
O que é Raio de luz?
O que é Pincel luminoso?
O que é espelho plano?
As Leis de reflexão. 
Campo visual do espelho plano e a formação das características das imagens do espelho plano.
O que é Raio de luz?
	Um raio de luz é a representação da trajetória da luz em determinado espaço, e sua representação indica de onde a luz sai (fonte) e para onde ela se dirige. O conceito de raio de luz foi introduzido por Alhazen. Propagando-se em meio homogêneo, a luz sempre percorre trajetórias retilíneas; somente em meios não homogêneos é que a luz pode descrever "curva”.
	Representa-se um raio de luz por um segmento de reta orientado no sentido da propagação.
O que é Pincel luminoso?
	É um conjunto de raios que vem de um mesmo ponto e que apresentam uma pequena abertura angular em relação aos outros. Existem três tipos de feixes (pincéis luminosos). 
O que é Espelho Plano? 
	Pode-se considerar como um espelho plano, qualquer superfície plana que seja capaz de refletir a luz incidente. Assim, os espelhos planos podem ser encontrados em diversos formatos (circular, triangular, polígonos, etc...), em diferentes objetos (mesa, chapa de metal, superfície de um lago sem ondas, etc...), desde que a superfície tenha a característica de sempre ser plana e muito bem polida, para que exista o reflexo dos raios de luz. Entre os elementos ópticos o espelho plano é o considerado mais simples.
As Leis Reflexão
	A reflexão  é fenômeno no qual uma propagação energética periódica (onda) volta ao ponto de origem após atingir determinado ponto.					Essa propagação energética pode ser mecânica (como uma sucessão de ondas em uma corda) ou eletromagnética (propagação da luz), entretanto, por ser mais voltado ao estudo da física óptica, trataremos da reflexão da luz incidente sobre uma superfície. Para isso, é necessária a apresentação de alguns conceitos:
Reta Normal
	Quando a luz é refletida, mede-se o ângulo de incidência (i), e o ângulo de reflexão (r), como o desvio dos feixes em relação a uma reta perpendicular (N) ao espelho:
Ângulo de Incidência
	O ângulo de incidência é o respectivo ângulo (a partir da reta N) no qual um feixe de luz sobrevém numa face espelhada. Sendo que, a reflexão realmente acontece se o ângulo i for diferente de 90° (feixe paralelo ao espelho).
Ângulo de Reflexão
	O ângulo de reflexão é o respectivo ângulo (a partir da reta N) no qual um feixe de luz provém de uma face espelhada. Sendo assim, r é sempre diferente de 90°.
Leis da Reflexão
A primeira lei da reflexão diz que o raio incidente, o raio refletido e a reta Normal são coplanares. Ou seja, coexistem no mesmo plano geométrico;
O ângulo refletido é igual ao ângulo de incidência.
	De forma análoga, a figura (b) representa as duas leis:
	As leis da reflexão podem ser analisadas pela teoria corpuscular da luz: seria a colisão dos fótons com a superfície espelhada. De forma análoga à colisão de uma esfera completamente elástica, inclinada a um determinado ângulo, com uma superfície. Nesse caso, não haveria perdas energéticas e a esfera sairia da superfície em movimento ascendente e com direção igual à de chegada.
Bibliografia:
 http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/fisica/introducao-a-optica/pincel-luminoso.html#ixzz3JG5GKJ1J
http://www.infoescola.com/optica/espelho-plano/
http://www.infoescola.com/fisica/leis-da-reflexao/
	
	Página 1

Continue navegando