Buscar

AV2 Fundamentos das Ciências Sociais

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			Avaliação: CCJ0089_AV2_201409285898 » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	PAULO SERGIO DE OLIVEIRA
	Turma: 9008/AM
	Nota da Prova: 6,0 de 8,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 2  Data: 25/11/2015 19:21:43
	
	 1a Questão (Ref.: 201409332412)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem? 1 - Abaixo expomos a letra do samba intitulado "Chico Brito", composto por Wilson Batista e Afonso Teixeira em 1949, popularizado na voz de Paulinho da Viola. Lá vem o Chico Brito, Descendo o morro nas mãos do Peçanha, É mais um processo! É mais uma façanha! Chico Brito fez do baralho seu melhor esporte, É valente no morro, Dizem que fuma uma erva do norte. Quando menino teve na escola, Era aplicado, tinha religião, Quando jogava bola era escolhido para capitão, Mas, a vida tem os seus revezes, Diz sempre Chico defendendo teses, Se o homem nasceu bom, e bom não se conservou, A culpa é da sociedade que o transformou A narrativa apresentada mostra o malandro Chico Brito, indivíduo que vive na criminalidade e é preso a toda hora. Os autores, porém, não atribuem sua condição a uma falha de caráter. Chico era, em princípio "tão bom" como qualquer outra pessoa, mas o "sistema" não lhe deixara outra oportunidade de sobrevivência que não a marginalidade. Considerando a proposta da música, faça uma breve análise sobre a influência da sociedade em nossa vida. O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem?
		
	
Resposta: O homem faz a sociedade, sem o homem nao haveria sociedade pois nao averia coletividade,a sociedade em nossas vidas tem um papel fundalmenta pois com ela vem as diversas culturas que muda com o tempo, as vesses pra melhor e muitas vesses pra pior.
	
Gabarito: Proposta sugestiva de resposta: As ponderações apresentadas pelos alunos devem levar em conta a importância da sociedade na vida do ser humano. A dependência do homem do convívio social.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409495450)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	STF reconhece união homoafetiva por unanimidade (O Estado de São Paulo, 05/05/2011) Os casais homossexuais têm os mesmos direitos e deveres que a legislação brasileira já estabelece para os casais heterossexuais. A partir da decisão de hoje do Supremo Tribunal Federal (STF), as uniões homoafetivas passam a ser tratadas como um novo tipo de família. O julgamento do Supremo, que aprovou por unanimidade o reconhecimento legal da união homoafetiva, torna praticamente automáticos os direitos que hoje são obtidos com dificuldades na Justiça e põe fim à discriminação legal dos homossexuais. "O reconhecimento, portanto, pelo tribunal, hoje, desses direitos, responde a um grupo de pessoas que durante longo tempo foram humilhadas, cujos direitos foram ignorados, cuja dignidade foi ofendida, cuja identidade foi denegada e cuja liberdade foi oprimida", afirmou a ministra Ellen Gracie. As uniões homoafetivas serão colocadas com a decisão do tribunal ao lado dos três tipos de família já reconhecidos pela Constituição: a família convencional formada com o casamento, a família decorrente da união estável e a família formada, por exemplo, pela mãe solteira e seus filhos. E como entidade familiar, as uniões de pessoas do mesmo sexo passam a merecer a mesma proteção do Estado. O texto se refere às uniões homoafetivas como um novo tipo de família. Tal afirmação pode ser considerada correta do ponto de vista antropológico? Justifique a resposta.
		
	
Resposta: sim,pois estamos diante das familias contemporanias, o tempo que não nececita expecificamente de um homem e uma mulher para ser uma familia, a cultura esta sujeita a mudanças. E como o caso dos homossexuais que vem ganhando espaço em meio a uma sociedade tão preconceitosa.
	
Gabarito: Sim, porque o conceito de família, do ponto de vista socioantropológico contemporâneo, sofreu alterações e, junto com a família tradicional, outros modelos de família se impuseram, baseadas principalmente no princípio da afetividade.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409546600)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Compreender a perspectiva sociológica acerca do ser humano é compreender também como o ser humano é socializado. Para que a sociedade funcione sem graves conflitos, o ser humano deve ser socializado. Assim, a socialização é importante para a compreensão do homem em seu meio social e pode ser definida como:
		
	
	a posição de classe que se assenta numa posição herdada por lei ou pelo costume.
	
	um processo que defende a existência de uma suficiente homogeneidade entre os membros da sociedade existe .
	 
	o processo pelo qual a sociedade ou comunidade ou grupo social ensina a seus membros seus costumes e regras.
	
	o processo pelo qual rejeitamos qualquer forma de aprendizado.
	
	a prática democrática que emerge horizontalmente permitindo a estruturação duma sociedade igualitária.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409326174)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Leia atentamente a texto abaixo: "(...) O que é pesquisa etnográfica? A definição de etnografia encontrada em dicionários, como normalmente acontece em relação a disciplinas, é bastante vaga: estudo dos povos e de sua cultura. Os especialistas, entretanto, também não têm uma conceitualização definida da disciplina, nem do que pode ou não ser considerado pesquisa etnográfica (Hammersley, 1994:01). Apesar das diferenças entre os pesquisadores, alguns pontos em comum podem ser pinçados. Originariamente desenvolvida na antropologia, a pesquisa etnográfica propõe-se a descrever e a interpretar ou explicar o que as pessoas fazem em um determinado ambiente (sala de aula, por exemplo), os resultados de suas interações, e o seu entendimento do que estão fazendo (Watson-Gegeo, 1988:576). Em outras palavras, esse tipo de pesquisa procura descrever o conjunto de entendimentos e de conhecimento específico compartilhado entre participantes que guia seu comportamento naquele contexto específico, ou seja, a cultura daquele grupo (Hornberger, 1994:688). Portanto, parece consensual que a etnografia descreve a cultura de um grupo de pessoas, interessada no ponto de vista dos sujeitos pesquisados. Aí começa sua problemática. A questão da representação - em que medida os achados da pesquisa correspondem à realidade do grupo pesquisado - revolve discussões epistemológicas acerca do binômio verdadeiro/falso. (...)" (WIELEWICKI, V.H.G. a pesquisa etnográfica como construção discursiva. Acta Scientiarum, Maringá, 23(1):27-32, 2001). Sobre o texto acima podemos afirmar que:
I - As ciências naturais estudam fatos simples, eventos que presumivelmente têm causas simples e são facilmente isoláveis, recorrentes e sincrônicos.
II - Os fenômenos em ciências sociais são reproduzíveis em condições controladas.
III- Os fenômenos sociais são eventos com determinações múltiplas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados, fazendo com que toda análise de fenômenos dessa natureza seja parcial.
IV - Nas ciências sociais, o investigador não interfere no resultado das pesquisas.
V - Nas ciências sociais há uma interação complexa entre o investigador e o investigado, pois ambos compartilham de um mesmo universo de experiências humanas.
Assinale a opção que contempla as afirmativas corretas:
		
	 
	I, II, e V
	 
	I, III e V
	
	I, II, e IV
	
	II, III e V
	
	II, III, IV
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409389595)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Antropologicamente podemos definir cultura como:
		
	
	Aspecto homogeneizante das expressões de povos diferentes;
	
	Função de base eminentemente orgânica;
	
	Aspecto que aproxima humanos de sua ancestralidade biológica;
	
	Museus e outras formas de retenção de memória dos grupos dominantes.
	 
	Manifestação tipicamente humana marcada pela multiplicidade de expressões;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201409487952)Pontos: 0,0  / 0,5
	Bem no início de um dos seus livros mais importantes, publicado em 1762, Jean Jacques Rousseau afirma que "o homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros". Discutindo esse fato, o filósofo criou uma das obras fundamentais da filosofia política ocidental, chamada por alguns comentaristas de "a Bíblia da Revolução Francesa". O título dessa obra é:
		
	
	Do Serviço Social.
	 
	Do Estado Social.
	 
	Do Contrato Social
	
	Do Aluguel Social.
	
	Do Pacto Social.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201409543228)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Corrente filosófica criada por Augusto Comte , cujo tema central é a Lei dos Três Estados, em que ele divide a evolução histórica e cultural da Humanidade em três fases, de acordo com seu desenvolvimento. Esta corrente de pensamento, predominante na segunda metade do século XIX, é o (a):
		
	
	Marxismo
	 
	Positivismo
	
	Multiculturalismo
	
	Relativismo
	
	Sociologia Compreensiva
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201409900964)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"Toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter."; ou: "maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção em virtude do qual se lhe impõem"; A que conceitos correspondem estas afirmações de Durkheim, feitas em seu livro As Regras do Método Sociológico?
		
	
	sociedade
	
	Anomia
	 
	Fato social
	
	sociologia
	
	Consciência coletiva
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201409889966)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Analise as afirmativas abaixo: I - Há uma coerção da sociedade sobre os indivíduos. II - O social se constrói segundo as ações e as motivações dos indivíduos. III - Há uma coerção da classe dominante sobre o restante da sociedade. IV - Nas sociedades capitalistas a divisão do trabalho social produz solidariedade V - Nas sociedades capitalistas a divisão social do trabalho produz relações de antagonismo, exploração e alienação. Qual delas se referem ao pensamento de Karl Marx?
		
	 
	I e II.
	
	I e III.
	
	IV e V.
	 
	III e V.
	
	II e III.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201409989420)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Isso é coisa de macho, lugar de mulher é na cozinha. Essas expressões, recorrentemente utilizadas, expressam que tipo de preconceito?
		
	
	Preconceito de nacionalidade
	
	Preconceito de orientação sexual
	 
	Preconceito de gênero
	
	Preconceito de raça
	
	Preconceito de classe
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 20/11/2015 até 04/12/2015.
Parte inferior do formulário

Continue navegando