Buscar

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM GESTÃO PÚBLICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação:  » SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM GESTÃO PÚBLICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno
	Professor:
	JOSE CARLOS BEKER
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova Nota de Partic.:  Av. Parcial   Data: 14/11/2015 11:28:21
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201307322228)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Ao se Planejar um Curso Superior, deve-se fazer constar de seu Projeto Pedagógico, os objetivos Gerais e Específicos que norteiam a convergência e Complementaridade das disciplinas e saberes contidos na sua estrutura curricular. Descreva o objetivo geral e cite pelo menos dois objetivos específicos do Curso Superior Tecnológico em Gestão Pública.
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: Objetivo Geral do Curso em Gestão Pública Contribuir para o aprimoramento da administração pública nacional por meio da formação de quadros de alta competência técnica e tecnológica, que assumam uma postura ética e responsável e sejam hábeis nas técnicas e tecnologias disponíveis à gestão pública, de forma a propiciar o correspondente desenvolvimento do país no contexto da defesa da cidadania e da qualidade dos serviços públicos. Objetivos Específicos do Curso CST Gestão PúblicaCompreender o papel do Estado Brasileiro, no desenvolvimento do País;Reconhecer os mecanismos legais e as dimensões institucionais da organização do Estado no Brasil; Analisar criticamente a administração pública brasileira, especialmente nas esferas dos Estados e Municípios; Propor soluções técnicas a problemas da administração pública, no escopo de sua competência e formação;Reconhecer as diferentes formas de atuação estatal;Saber aplicar as principais ferramentas de gestão; Atuar nas diferentes organizações do setor público;Saber usar os mecanismos de planejamento, controle e execução das políticas públicas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307322229)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Descreva o perfil profissional previsto e desejado no Projeto Pedagógico do Curso Superior Tecnológico em Gestão Pública. Em outras palavras, quais as competências que se deseja dotar os alunos ao término do seu curso?
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: O tecnólogo em gestão pública é um profissional apto a atuar com ética e competência, em qualquer organização do setor público brasileiro, seja na administração direta, indireta, autárquica, fundacional ou nas empresas públicas. São gestores dotados de visão crítica da realidade brasileira e do papel do Estado no desenvolvimento do país, envolvidos com a defesa da cidadania, da eficiência e eficácia dos serviços públicos, assim como a efetividade das políticas públicas. Este profissional poderá atuar em assessoria ou consultoria aos setores públicos e privados sobre temas da gestão pública.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307838474)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A respeito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), é INCORRETO afirmar que:
		
	
	as informações obtidas são utilizadas para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas.
	 
	é formado por dois componentes principais: a avaliação das instituições e do desempenho dos estudantes.
	
	avalia aspectos tais como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente.
	
	reúne informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e das avaliações institucionais e dos cursos.
	 
	tem como coordenação e supervisão dos processos avaliativos a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), sendo a responsabilidade de sua operacionalização do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307321634)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A experiência que tenho de lidar com aldeias de diversas nações me tem feito ver, que nunca índio fez grande confiança de branco e, se isto sucede com os que estão já civilizados, como não sucederá o mesmo com esses que estão ainda brutos. NORONHA, M. Carta a J. Caldeira Brant. 2 jan.1751. Apud CHAIM, M. M. Aldeamentos indígenas (Goiás: 1749-1811). São Paulo: Nobel, Brasília: INL, 1983 (adaptado).Em 1749, ao separar-se de São Paulo, a capitania deGoiás foi governada por D. Marcos de Noronha, que atendeu às diretrizes da política indigenista pombalina que incentivava a criação de aldeamentos em função.
		
	
	da propagação de doenças originadas do contato com os colonizadores, que dizimaram boa parte da população indígena.
	 
	da necessidade de controle dos brancos sobre a população indígena, objetivando sua adaptação às exigências do trabalho regular.
	
	do empenho das ordens religiosas em proteger o indígena da exploração, o que garantiu a sua supremacia na administração colonial.
	
	das constantes rebeliões indígenas contra os brancos colonizadores, que ameaçavam a produção de ouro nas regiões mineradoras.
	 
	da política racista da Coroa Portuguesa, contrária à miscigenação, que organizava a sociedade em uma hierarquia dominada pelos brancos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307829289)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Serviço Social possui nas atividades asseguradas pelo Estado, via politicas públicas, seu maior espaço sócio- ocupacional. Considerando a crise do capital, seus rebatimentos no Estado e inflexões nas politicas públicas, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, marque a alternativa correta. ( ) A crise fiscal é induzida apenas e principalmente pelas pressões dos trabalhadores por maior proteção social. ( ) Com a mundialização, cresceu a tendência ao aumento do controle democrático das politicas sociais, com a configuração de um Estado social e amplo, com claras tendências democráticas. ( ) As politicas neoliberais combinam orientações/condições,tendo em vista a inserção de um país na dinâmica do capitalismo contemporâneo, marcada pela busca de rentabilidade do capital por meio da reestruturação produtiva e da mundialização. ( ) Há uma perda de coerência entre Estado, aparelho produtivo, moeda e sociedade,produzida pelo referido fracionamento e pelos movimentos de deslocalização do capital internacional, que terminam por requerer um Estado forte, que enfatiza "a lei e a ordem", presidindo "os grandes equilibrios" sob o olhar vigilante das instituições financeiras.
		
	
	V- V -F -V
	 
	F- F- V- V
	
	V- F- F- F
	
	V- V -V-F
	
	F - V- V- F
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307322076)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A atmosfera terrestre é composta pelos gases nitrogênio (N2) e oxigênio (O2), que somam cerca de 99%, e por gases traços, entre eles o gás carbônico (CO2), vapor de água (H2 O), metano (CH4), ozônio (O3) e o óxido nitroso (N2O), que compõem o restante 1% do ar que respiramos. Os gases traços, por serem constituídos por pelo menos três átomos, conseguem absorver o calor irradiado pela Terra, aquecendo o planeta. Esse fenômeno, que acontece há bilhões de anos, é chamado de efeito estufa. A partir da Revolução Industrial (século XIX), a concentração de gases traços na atmosfera, em particular o CO2, tem aumentado significativamente, o que resultou no aumento da temperatura em escala global. Mais recentemente, outro fator tornou-se diretamente envolvido no aumento da concentração de CO2 na atmosfera: o desmatamento. BROWN, I. F.; ALECHANDRE, A. S. Conceitos básicos sobre clima, carbono, florestas e comunidades. A.G. Moreira & S. Schwartzman. As mudanças climáticas globais e os ecossistemas brasileiros. Brasília: Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, 2000 (adaptado). Considerando o texto, uma alternativa viável para combater o efeito estufa é:
		
	
	emover moléculas orgânicas polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas de reter calor.
	
	promover a queima da biomassa vegetal, responsável pelo aumento do efeito estufa devido à produção de CH4.
	
	reduzir o calor irradiado pela Terramediante a substituição da produção primária pela industrialização refrigerada
	
	aumentar a concentração atmosférica de H2O, molécula capaz de absorver grande quantidade de calor.
	 
	reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o potencial da vegetação em absorver o CO2 da atmosfera.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307321638)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A moderna ¿conquista da Amazônia inverteu o eixo geográfico da colonização da região. Desde a época colonial até meados do século XIX, as correntes principais de população movimentaram-se no sentido Leste-Oeste, estabelecendo uma ocupação linear articulada. Nas últimas décadas, os fluxos migratórios passaram a se verificar no sentido Sul-Norte, conectando o Centro-Sul à Amazônia. OLIC, N. B. Ocupação da Amazônia, uma epopeia inacabada. Jornal Mundo, ano 16, n. 4, ago. 2008 (adaptado).primeiro eixo geográfico de ocupação das terras amazônicas demonstra um padrão relacionado à criação de:
		
	
	vias férreas entre espaços de mineração.
	
	centros agrícolas modernos no interior
	 
	núcleos urbanos em áreas litorâneas.
	
	faixas de povoamento ao longo das estradas.
	 
	povoados interligados próximos a grandes rios.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307296089)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O que são tipologias de políticas públicas?
		
	 
	São formas de identificar os conteúdos, os atores, os estilos, as instituições dentro de um processo de política pública.
	 
	São formas de classificar os conteúdos, os atores, os estilos, as instituições dentro de um processo de política pública.
	
	São formas de interpretar os conteúdos, os atores, os estilos, as instituições durante um processo de política pública.
	
	São formas de classificar os conteúdos, os atores, os estilos, as instituições durante um processo de política pública.
	
	São formas de modificar os conteúdos, os atores, os estilos, as instituições durante um processo de política pública.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307740315)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Ao final da contagem dos itens em um inventário de bens patrimoniais, a divisão do número de itens com registros corretos pelo número total de itens tem por objetivo determinar:
		
	
	O estoque.
	
	O desvio padrão.
	 
	A acurácia.
	
	O nível do atendimento.
	 
	A eficácia logística.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307740371)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os termos governança e governabilidade, embora muito parecidos, são conceituados de forma diferente pela doutrina especializada. Nesse contexto, uma forma correta de se reforçar a governabilidade na administração pública é por meio da:
		
	
	Transição da estrutura administrativa burocrática para a gerencial.
	 
	Previsão constitucional da estrutura de comando da administração pública.
	
	Interferência de países estrangeiros.
	
	Ocorrência de superavit fiscais decorrentes de uma política fiscal restritiva quanto aos gastos.
	
	Definição de planos de trabalho para a administração pública.

Outros materiais