A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
19 pág.
AV2 - História da Mídia

Pré-visualização | Página 4 de 6

da Internet?
RESPOSTA: e-commerce
17 - Conforme alega Wilson Dizard Jr. - no capítulo 8, de seu livro A nova mídia: a comunicação de massa na era da informação - , para o estudioso da mídia, Anthony Smith, o processo de mudança ligado à digitalização da imprensa pode ser comparado a outros dois "abalos anteriores nas comunicações: o primeiro causado pela invenção da escrita, e o segundo, pela prensa de Gutenberg" (2000, p. 221-222). A partir daí podemos afirmar que: I) Segundo Smith (1980), o uso do computador exige uma completa reorganização dos conceitos envolvidos na veiculação do meio impresso.
II) Segundo Smith (1980), a informatização da imprensa é uma terceira revolução nas comunicações porque suscita questões sobre o controle social da informação, sobre a criatividade individual e sobre a interação da informação com a memória humana.
III) Segundo Smith (1980), a digitalização da imprensa abre novas possibilidades de coleta, armazenamento e comercialização da informação para públicos de massa.
IV) Segundo Smith (1980), os computadores ligados em rede vão ser os equipamentos 
		Agora marque, dentre as opções a seguir, qual (ou quais) da (s) afirmação (ou afirmações) acima está (ou estão) em consonância com o pensamento do estudioso da mídia Anthony Smith: RESPOSTA: As afirmações I, II e III. 
17 - O rádio digital é a voz nas ondas da era da informação. Nesse sentido, como explicado na aula 9, como o rádio no ciberespaço também pode ser conhecido? 
		Quest.: 3
	
	
RESPOSTA: Webradio
18 - COM O ADVENTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS E A CHAMADA INTERNET 2.0, O HOMEM CONTEMPORÂNEO TORNOU-SE:
RESPOSTA: UM PRODUTOR DE INFORMAÇÃO
19 - A propaganda brasileira retrata vários aspectos sociais e influencia a criação de hábitos cotidianos e novos comportamentos. A década de 40 foi marcada pela forte influência da propaganda norte- americana. São características desse período:
I. Chegada de agências estrangeiras ao Brasil.
II. A produção de jingles.
III. O uso de garoto propaganda nos comerciais de TV.
IV. Uso da fotografia nos anúncios impressos.
 Assinale a opção CORRETA:
RESPOSTA: Apenas as opções I, II e IV estão corretas.
20- - A edição de livros mostra-se viva e saudável na era das novas tecnologias digitais da informação. De acordo com Wilson Dizard Jr., "A mais tradicional das indústrias da mídia é a editora de livros. Apesar de todas as vantagens da nova mídia, nenhuma delas melhorou o livro nos seus atributos práticos como dispositivo de armazenamento de informações" (DIZARD JR., 2000, p. 244). Esse paradoxo pode ser atribuído às seguintes características do livro:
RESPOSTA: Portabilidade, baixo custo, oferta de assuntos diversificados e tecnologia simplificada;
21 - Dentre os objetivos que a TV Digital brasileira pretende alcançar, podem ser citados:
I. A possibilidade de o telespectador gerar conteúdo.
II. O desenvolvimento de novos formatos e linguagens para a transmissão de conteúdos.
III. A ampliação da audiência, com a universalização do acesso do telespectador à TV.
Estão corretas as afirmativas:
RESPOSTA: I, II e III
23 - O set-top box é um equipamento posicionado entre a TV e uma fonte externa de sinal permitindo que o conteúdo enviado pelas emissoras seja exibido na tela. Ele recebe as informações no formato digital e converte para sinal analógico. Assinale a alternativa incorreta para o sinônimo de set-top box: RESPOSTA: antena de UHF
24 - Na aula 10, vimos que as novas tecnologias nos convidam a repensar uma série de questões da história dos meios. Exceto em temas como...
RESPOSTA: Novas formas de arte.
25 - A Multiprogramação é uma das propostas da TV Digital Brasileira. Sobre a Multiprogramação é incorreto afirmar que:
RESPOSTA: (E) permitirá a oferta de Educação à Distância, em paralelo à programação normal de entretenimento cultural das emissoras educativas e comerciais.
26 - Sobre a história da implantação da TV Digital no Brasil, é incorreto afirmar que:
RESPOSTA: (D) A primeira emissora a transmitir sinais em alta definição para o Brasil foi a Bandeirantes, numa cerimônia na qual estiveram presentes o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro das Comunicações Hélio Costa.
27 - As novas mídias nos levam a repensar temas como a memória. Hoje, como adverte Nora, "fala-se tanto de memória porque ela não existe mais" (Nora, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. In Projeto História. V 10, 1993, p. 7). A história da mídia entra então em uma nova era. Podemos destacar nessa relação entre tecnologia e memória um fenômeno como a/o:
RESPOSTA: YouTube
		1.
		Que importante cineasta definiu o cinema como realidade em 24 quadros por segundo?
		
	
	
	
	
	Dziga Vertov
	
	 
	Jean-Luc Godard
	
	
	Victor Fleming
	
	
	Eduardo Coutinho
	
	
	Georges Méliès
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Na aula 6 diz-se que a descoberta de Isaac Newton sobre a persistência da imagem na retina, que precisa de um intervalo de tempo mínimo para poder fixar cada nova imagem vista por nossos olhos, e os esforços de um grupo de pesquisadores técnicos e cientistas lançam as bases para o cinema. Em 1893 é apresentado, na Feira Internacional de Chicago, o cinetoscópio. Para o cineasta e historiador, Roberto Moura, o aparelho de ¿é a grande novidade: uma caixa com uma abertura atrás da qual um espectador via as imagens ampliadas por uma lupa. O invento é logo comercializado em diversos países.¿ Pergunta-se: a quem se deve essa invenção:
		
	
	
	
	
	Walter Benjamim
	
	
	Woody Allen
	
	
	Jürgen Habermas
	
	
	Sócrates
	
	 
	Thomas Edison
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		"O cinema é a realidade 24 quadros por segundo". Neste sentido, as projeções de simulacros, representações falsas do real, ou mesmo cópia da cópia imperfeita do mundo sensível, feita de imagens e pseudo-conceitos, seja lá o que for, fazem parte do cinema. Este pensamento é atribuído a:
		
	
	
	
	 
	Cacá Diegues
	
	
	Fernando Meirelles
	
	
	Steven Spielberg
	
	 
	Jean Luc Godard
	
	
	Woody Allen
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		É considerado movimento cinematográfico brasileiro de maior repercussão internacional. Nele a linguagem dos filmes parecia dialogar diretamente com a linguagem da cultura brasileira. O modelo de produção previa baixo custo, filmagens externas e atores iniciantes. Glauber Rocha e Nelson Pereira dos Santos foram dois dos principais diretores artísticos dessa vanguarda dos anos 1960. Que movimento cinematográfico brasileiro foi esse?
		
	
	
	
	 
	Cinema novo
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		O primeiro filme oficialmente falado da história do cinema mundial foi
		
	
	
	
	 
	Cantando no Cinema
	
	
	Cidadão Kane
	
	 
	O cantor de Jazz
	
	
	Doutor Jivago
	
	
	O fantasma da Ópera
		1.
		O  professor  Edgard  Roquette  Pinto  é  considerado  por  muitos autores  como  "o  pai  do  rádio  brasileiro".  Sua  contribuição  começa nos anos 20 e é especialmente relevante em relação à difusão  cultural  e  ao  uso  do  rádio  como  instrumento  para  educação, pois foi um dos fundadores da (o):
		
	
	
	
	 
	Rádio Nacional, que nos anos 40, lançou o projeto Minerva, com rádio-aulas diárias,  cujo  conteúdo  correspondia  aos do ensino fundamental.
	
	
	Rádio Mayrink Veiga, que durante a Era de Ouro do Rádio, propagou  a  cultura  brasileira  por  meio  de  programas  de auditório e de marchinhas populares de carnaval. 
	
	 
	Rádio  Sociedade  do  Rio  de  Janeiro,  cuja  programação  era marcada  por  transmissões  de  conferências  científicas,  de  música erudita e de análises

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.