Prévia do material em texto
REPÚBLICA DE ANGOLA
INSTITUTO MÉDIO POLITECNICO “ALDA LARA”
CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA
PROJECTO TECNOLOGICO
12ª CLASSE
REDE LAN
ABEL PEDRO NSAMBA
LUANDA, 2017
INSTITUTO MÉDIO POLITÉCNICO ALDA LARA
CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA
PROJECTO TECNOLOGICO
12ª CLASSE
REDE LAN
NOME: Abel Pedro Nsamba
Nº:1
TURMA: I12CT
TURNO: TARDE
DEDICATÓRIA
Dedico o presente trabalho à minha mãe.
EPÍGRAFE
Pensar é o trabalho mais difícil que existe, talvez por isso poucos se empenham nele.
“Henry Ford”
AGRADECIMENTO
Primeiramente agradeço à Deus pela sabedoria e pela vida, bem como à minha família, pоr sua capacidade dе acreditar em mim е investir еm mim. Mãe, sеu cuidada dedicação fоі que deram, еm alguns momentos, а esperança pаrа seguir. Pai, sυа presença significou segurança е certeza dе qυе não estou sozinho nessa caminhada.
Аоs amigos е colegas, pelo incentivo е pelo apoio constantes.
Um agradecimento especial ao Engenheiro Nuno Ulica pela dedicação, paciência e por toda instrução.
RESUMO
Geralmente as empresas vêm para computadores para atender suas necessidades de informação geralmente começam com alguns computadores e alguns periféricos. Mas, gradualmente, eles estão expandindo ambos os recursos de hardware e recursos de software para gerenciamento de informações. Isso geralmente leva a expansão associada problema dos despedimentos, tanto software, dados, hardware, etc. Rede de Área Local (LAN) permite a interligação de um número de computadores e periféricos, assim, podem ser interconectados e compartilhar recursos.
ABSTRACT
Generally companies come to computers to meet their information needs usually start with some computers and some peripherals. But gradually, they are expanding both hardware resources and software resources for information management. This usually leads to associated expansion problem of redundancies, both software, data, hardware, etc. Local Area Network (LAN) allows the interconnection of a number of computers and peripherals so they can be interconnected and share resources.
ÍNDICE DE FIGURAS
Fig. 1:Computadores conectados 16
Fig. 2: . 16
Fig. 3: 17
Fig. 4:. 17
SIGLAS E ABREVIATURAS
LAN – Rede de Área Local
TCP/IP – (Protocolo de Controle de Transmissão) / (Protocolo de Internet)
FDDI – Fibra Distributed Data Interface
GB– Gigabit
P2P – Peer-to-peer (Pessoa para pessoa)
PDAs – assistente pessoal digital
IEEE – Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos
IBM – Máquinas de Negócios Internacionais
SNA – Arquitetura de rede de sistemas
WANs – Rede de área ampla
Mbps – megabit por segundo
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 11
2 Capitulo 1 Desenvolvimento da Red LAN 12
3 Componentes de uma LAN……………………………………………………………………..13
3.1 Servidores 13
3.2 Estações 13
3.3 Sistema Operacional de rede 13
3.4 Dispositivos de rede LAN 13
3.5 Protocolos de comunicação 14
4 Topologia da rede 14
4.1 Barramento 14
4.2 Estrela……………………………………………………………………………...14
4.3 Anel…………..…………………………………………………………………….14
5 Historia………………………………………………………………………………14
6 ANEXO………………………………………………………………………………16
7 Conclução……………………………………………………………………………18
8 REFERÊNCIAS WWW…………………………………………………………….19
9 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS…………………………………………….20
iii
1. INTRODUÇÃO
LAN significa Local Area Network (em português, Rede Local) e é um conjunto de computadores que pertence a uma mesma organização, conectados entre eles por uma rede, numa pequena área geográfica, geralmente através de uma mesma tecnologia (a mais usada é a Ethernet).
Uma rede local representa uma rede em sua forma mais simples. A rapidez de transferência de dados de uma rede local pode variar entre 10 Mbps (para uma rede ethernet, por exemplo) e 1 Gbps (em FDDI ou Gigabit Ethernet, por exemplo). Uma rede local pode atingir de 100 a 1.000 usuários.
Ampliando o contexto da definição dos serviços oferecidos pela rede local, é possível distinguir dois modos de funcionamento:
No ambiente de igual para igual (em inglês 'peer to peer', escrito P2P), no qual a comunicação é estabelecida de computador para computador, sem computador central, e onde cada computador possui um papel similar. Já em um ambiente cliente/servidor, onde o computador central fornece serviços de rede aos usuários.
Capítulo 1 Desenvolvimento da Rede LAN
Uma rede de área local (em inglês: local area network, sigla LAN) em computação consiste de uma rede de computadores utilizada na interconexão de equipamentos processadores, cuja finalidade é a troca de dados. Para ser mais preciso: é um conjunto de hardware e software que permite a computadores individuais estabelecerem comunicação entre si, trocando e compartilhando informações e recursos. Estas redes são denominadas locais por cobrirem uma área bem limitada, porém com o avanço tecnológico a LAN tem ultrapassado os 100 m de cobertura para se estender a uma área maior, como acontece em alguns institutos federais
3 Componentes de uma LAN
3.1 Servidores
Servidores são computadores com alta capacidade de processamento e armazenamento que tem por função disponibilizar serviços, arquivos ou aplicações a uma rede. Como provedores de serviços, eles podem disponibilizar e-mail, hospedagem de páginas na internet, firewall, proxy, impressão, banco de dados, servir como controladores de domínio e muitas outras utilidades. Como servidores de arquivos, eles podem servir de depósito para que os utilizadores guardem os seus arquivos num local seguro e centralizado. E, finalmente, como servidores de aplicação, disponibilizar aplicações que necessitam de alto poder de processamento a máquinas com menor capacidade.
3.2 Estações
As estações de trabalho, também chamadas de clientes, são geralmente computadores de mesa, portáteis ou PDAs, os quais são usados para acesso aos serviços disponibilizados pelo servidor, ou para executar tarefas locais. São máquinas que possuem um poder de processamento menor. Algumas vezes são usadas estações sem disco (diskless), as quais usam completamente os arquivos e programas disponibilizados pelo servidor -- hoje estas estações são às vezes chamadas de thin clients, ou literalmente, clientes magros.
3.3 Sistema operacional de rede
O sistema operacional de rede é um programa informático de controle da máquina que dá suporte à rede, sendo que existem 2 classes de sistema: sistema cliente e sistema servidor.
O sistema cliente possui características mais simples, voltadas para a utilização de serviços, enquanto que o sistema servidor possui uma maior quantidade de recursos, tais como serviços para serem disponibilizados aos clientes.
Os sistemas baseados em Unix são potencialmente clientes e servidores, sendo feita a escolha durante a instalação dos pacotes, enquanto que em sistemas Windows, existem versões clientes (Windows 2000 Professional, Windows XP) e versões servidores (Windows 2000 Server, Windows 2003 Server e Windows 2008 Server).
3.4 Dispositivos de rede LAN
Dispositivos de rede, ou Hardware de rede, são os meios físicos necessários para a comunicação entre os componentes participantes de uma rede. São exemplos os concentradores, os roteadores, repetidores, gateways, os switchs, as bridges, as placas de rede e os pontos de acesso wireless.
3.5 Protocolos de comunicação
Protocolo é a "linguagem" que os diversos dispositivos de uma rede utilizam para se comunicar. Para que seja possível a comunicação, todos os dispositivos devem falar a mesma linguagem, isto é, o mesmo protocolo. Pode ser designado conjunto de regras que tornam a comunicação acessível. Os protocolos mais usados atualmente são o TCP/IP, IPX/SPXe o NetBEUI.
4 Topologia da rede
4.1 Barramento
A topologia de barramento que utiliza o padrão IEEE 802.3 (Ethernet) tem um controle descentralizado, onde cada máquina transmite quando quiser e até ao mesmo tempo. Se os pacotes colidirem,cada computador aguardará um tempo aleatório e fará nova tentativa.
4.2 Estrela
Na topologia de rede designada por rede em estrela, toda a informação deve passar obrigatoriamente por uma estação central inteligente, que deve conectar cada estação da rede e distribuir o tráfego para que uma estação não receba, indevidamente, dados destinados às outras.
4.3 Anel
A topologia em anel utiliza bits que se propagam de modo independente, antes mesmo do pacote ser transmitido totalmente, percorrendo todo o anel. Quando o padrão IEEE 802.5 (Token Ring) é adotado, as máquinas realizam "turnos" no envio dos seus bits. Isso evita colisões nos acessos simultâneos.
5 História
Na época anterior aos PCs, as empresas possuíam somente um computador central, os mainfraimes, com usuários acessando-os através de terminais utilizando um cabo simples de baixa velocidade. Redes tais como a Systems Network Architecture (SNA) da IBM estavam focadas em ligar terminais ou outros mainfraimes através de conexões dedicadas. Alguns desses terminais poderiam estar em locais remotos -- o que daria origem a uma WANs.
A crescente demanda e uso de computadores em universidades e laboratórios de pesquisa no final da década de 1960 gerou a necessidade de fornecer interconexões de alta velocidade entre sistemas de computadores. Um relatório de 1970 do Lawrence Radiation Laboratory detalhando o crescimento de sua rede "Octopus" o que deu uma boa indicação da situação. No final dessa época foram criadas as primeiras LANs, que eram usadas para criar links de alta velocidade entre grandes computadores centrais em um determinado local. De muitos sistemas competidores criados nessa época a Ethernet, e ARCNET eram os mais populares.
O crescimento do CP/M e depois dos computadores pessoais baseados em DOS, proporcionaram que um único local pudesse ter dúzias e até centenas de computadores. A atração inicial das redes era geralmente compartilhar espaço em disco e impressoras à laser, os quais eram extremamente caros na época. Um entusiasmo maior com o conceito de LAN surgiu por volta de 1983, que foi declarado pela indústria de computadores como "o ano da LAN".
Na realidade, o conceito de LAN foi estragado devido à proliferação de camadas físicas e implementações de protocolos incompatíveis, assim como confusões em como melhor compartilhar recursos. Tipicamente, cada fabricante tinha seu próprio tipo de placa de rede, cabos, protocolos e sistema operacional de rede. Uma solução apareceu com o advento do Novell NetWare, o qual proporcionou suporte a mais de 40 tipos de placas de rede e cabos, e um sistema operacional muito mais sofisticado do que qualquer um dos competidores. O NetWare dominou as LANs dos computadores pessoais até a introdução do Microsoft Windows NT Advanced Server em 1993 e o Windows for Workgroups("Windows para grupos de trabalho").
Dos competidores do NetWare, somente Banyan Vines tinha forças técnicas comparáveis, mas Banyan nunca obteve uma base segura. A Microsoft e a 3Com trabalharam juntas para criar um sistema operacional de rede simples o qual formou a base da 3Com 3+Share Microsoft Lan Manager e IBM Lan Server. Nenhum desses particularmente teve sucesso.
No mesmo período de tempo, computadores baseados em Unix estavam utilizando redes baseadas em TCP/IP, influenciando até hoje a tecnologia dessa área.
6 Anexos
Figura 1
Figura 2
Figura 4
Figura 3
7. CONCLUSÃO
A LAN é uma rede que conecta computadores em uma área relativamente pequena predeterminado (como uma sala, um edifício ou conjunto de edifícios). As LANs pode ser ligado a cada outra através de linhas telefónicas e ondas de rádio .
rede de área local nos permitirá compartilhar bancos de dados, software e periféricos como um modem, uma impressora de um digitalizador , entre outros;
fazendo outros disponíveis meios de comunicação como o e-mail e bate-papo . Em adição , uma rede de área local tem uma significativa economia de tanto dinheiro , porque não é necessário para comprar muitos periférica, menos papel é consumida, e uma conexão com a Internet , você pode usar uma única conexão de telefone compartilhado por vários computadores em rede; como o tempo , como a gestão da informação e do trabalho é alcançado.
As redes locais permitem que os computadores de interconexão que estão dentro do mesmo edifício (tanto dentro do mesmo edifício como aquele que está a uma distância), mas tendo sempre em mente que o meio físico que conecta -los não pode ter mais de um alguns milhares metros. Em adição, deve-se notar que uma LAN pode ser conectado a outro através de uma rede WAN ( WAN, Wide Area Network ), que são servidos por outras redes de comunicação , como a rede de telefonia para transmitir informações entre os computadores se comunicam.
8. REFERÊNCIAS WWW
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_de_%C3%A1rea_local
http://ptcomputador.com/Networking/local-networks/73879.html
https://pt.slideshare.net/hectorfelipecabral/redes-lan-32237386
https://pt.wikipedia.org/wiki/Megabit_por_segundo
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
RETEP (2012). Manual de SEAC 10ª ,11ª e 12 ª. Luanda: EDIÇÃO REDITEP. Lda
11
image2.png
image3.png
image4.png
image5.jpg
image6.jpeg
image7.jpg
image8.jpeg
image9.jpg
image10.jpeg
image11.png
image1.png