Buscar

A1 e A2 de TGP da Professora Simone Unisuam -4 periodo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA
	CURSO:
	DIREITO
	
	
	
	
	
	TURMA:
	JUR0401N 
	VISTO DO COORDENADOR
	PROVA
	TRAB.
	GRAU
	RUBRICA DO PROFESSOR
	DISCIPLINA:
	TGP E ARBITRAGEM
	AVLIAÇÃO REFERENTE:
	A1 
	A2 X 
	A3 
	PROFESSOR:
	SIMONE SOUZA
	MATRÍCULA: 
	
	Nº NA ATA:
	
	DATA:
	30/11/2015
	 NOME DO ALUNO:
	GABARITO
ATENÇÃO (LEIA ANTES DE REALIZAR A PROVA) 
AO RECEBER A PROVA ESCREVA IMEDIATAMENTE SEU NOME E MATRÍCULA, BEM COMO O NÚMERO DA ATA AO ASSINÁ-LA;
A PROVA DEVERÁ SER RESPONDIDA COM CANETA PRETA OU AZUL (PROVAS RESPONDIDAS COM LÁPIS APESAR DE CORRIGIDAS NÃO SE SUJEITAM A REVISÃO);
AS QUESTÕES DISCURSIVAS DEVERÃO GUARDAR CONEXIDADE TEXTUAL, DE MODO QUE AS QUE SE ENCONTRAREM RASURADAS COM DESVIO DE CONTEXTUALIDADE NÃO SE SUJEITAM À REVISÃO;
AS RESPOSTAS DEVERÃO SER TRANSCRITAS NOS ESPAÇOS À ELAS DESTINADOS, NÃO SENDO CONSIDERADAS AS QUE ESTIVEREM EM LOCAL DIVERSO;
NÃO SERÃO CONSIDERADAS AS RESPOSTAS SEM A DEVIDA FUNDAMENTAÇÃO, VALENDO SALIENTAR QUE Nº DE ARTIGO OU A MERA TRANSCRIÇÃO DESTE NÃO SE CONSIDERA FUNDAMENTAÇÃO.
SÓ SERÁ NECESSÁRIO INDICAR O ARTIGO NA QUESTÃO QUE EXIGIR O DISPOSITIVO LEGAL.
NÃO SERÁ PERMITIDA A UTILIZAÇÃO DE RASCUNHOS, PARA TAL FIM, UTILIZE O VERSO DA FOLHA;
PERMITIDA CONSULTA APENAS AO CÓDIGO SECO SEM NENHUM MATERIAL, COMENTÁRIO OU ANOTAÇÕES PERTINENTES A MATÉRIA OU CORRELATAS QUE NÃO SEJA REMISSÃO A ARTIGOS;
CELULARES, PALMS, TABLETS OU QUALQUER OUTRO MEIO ELETRÔNICO DEVERÃO PERMANECER DESLIGADOS, EM CASO DE URGÊNCIA DEVERÁ SER DEIXADO NA MESA DO PROFESSOR;
A INTERPRETAÇÃO DAS QUESTÕES FAZ PARTE DA AVALIAÇÃO.
A PROVA VALE 8,0 (OITO) E AS ATIVIDADES DE PESQUISA DESENVOLVIDAS EM AULA VALEM 2,0 (DOIS PONTOS) TOTALIZANDO 10,0 (DEZ) PONTOS.
QUESTÕES DA PROVA
1ª Questão (0,5 pontos – 0,1 cada) – N1: Classifique os atos abaixo praticados abaixo conforme exemplo:
exemplo
	Determinação de emenda da inicial
	Ato do juiz
	DESPACHO
	Desistência do processo
	Ato da parte
	ATO DISPOSITIVO
	Pedido de prova pericial
	Ato da parte
	ATO INSTRUTÓRIO
	Contestação (defesa do Réu)
	Ato da parte
	ATO POSTULATÓRIO
	Expeça-se mandado de pagamento
	Ato do Juiz
	DESPACHO
	Defiro a guarda provisória do menor como requerido
	Ato do Juiz
	DECISÃO INTERLCUTÓRIA
2ª Questão (0,5 pontos) N1: O pedido do autor delimita a jurisdição a ser prestada e o princípio processual que informa essa delimitação é o princípio da congruência. Desta feita como o magistrado poderá fugir desta delimitação e qual denominação costuma ser dada ao vício que se forma nesta decisão?
PODERÁ O MAGISTRADO IR ALÉM, FORA OU DEIXAR DE FALAR DE ALGO QUE FOI PEDIDO, CARACTERIZANDO-SE, RESPECTIVAMENTE EM DECISÃO ULTRA PETITA, EXTRA PETITA E CITRA PETITA
3ª Questão (pontuação abaixo) – N2: Aos dias 15 de maio de 2015 um acidente envolvendo um trem da supervia destinado ao ramal central x saracuruna, registrou 20 mortos e mais de 80 pessoas feridas. Na época foi informado por transmissão televisiva que em virtude de falha técnica o trem havia descarrilhado ocasionando assim a colisão e o respectivo tombamento.
Seis meses após o acidente, Dr. Juarez Pestana foi procurado por Pedro Silva narrando que ele e mais quinze pessoas, abaixo descritas, todas do mesmo núcleo familiar e moradores num mesmo terreno, encontravam-se dentro de um dos vagões do trem no dia do acidente.
Informou que sua mãe, seu irmão e sua sobrinha foram submetidos à cirurgia e, que sua mãe ainda encontrava-se internada em virtude de complicações.
Esclareceu que os únicos provedores daquela família eram ele (Pedro) e seu irmão Lucas, que se encontra em recuperação da cirurgia, tendo em vista que fraturou três costelas, bacia e fêmur. Fato que está trazendo grandes dificuldades de subsistência uma vez que a única renda agora é a de Pedro, uma vez que Lucas trabalha sem vínculo e não tem inscrição junto à Previdência.
Afirma que gostaria de buscar os seus direitos e de sua família diante da supervia, requerendo alimentos por ato ilícito para seu irmão Lucas e condenação pelos danos matérias e morais suportados por todos; consoante os laudos e despesas devidamente comprovadas.
Compunha o núcleo familiar:
Isabel, 71 anos (mãe de Pedro, Lucas, Cláudia, Carla e Júlia); Arlindo, 74 anos (pai de Pedro, Lucas, Cláudia, Carla e Júlia); Pedro, 47 anos (pai de Marcos e Pâmela); Lucas, 30 anos (companheiro de Tânia e pai de Eduarda); Cláudia, 18 anos (mãe de Matheus); Carla, 18 anos; Júlia, 15 anos; Marcos, 9 anos; Pâmela, 13 anos; Tânia, 27 anos; Eduarda, 5 anos; Matheus, 2 anos; Joaquim, 53 anos (Irmão de Isabel); Jorge, 28 anos ( filho de Joaquim e Ana Maria); Luiza, 17 anos (filha de Joaquim e Ana Maria); Ana Maria, 48 anos (esposa de Joaquim). 
A partir do texto, responda:
1,0 - É possível Pedro buscar o direito de seus familiares em seu nome, já que é o real provedor? Por quê? 
O aluno deverá responder negativamente e discorrer sobre a legitimidade extraordinária que ele não tem, sendo possível apenas aos titulares da relação jurídica, trazendo ainda a caracterização da legitimidade ordinária onde a regra é a de que ninguém poderá buscar direito alheio em nome próprio.
1,0 - Dr. Juarez Pestana, visando um menor custo para o grupo resolveu ingressar com uma única demanda, identifique, explique e classifique as cumulações de ação existentes no caso.
O aluno deverá falar da cumulação subjetiva que formará um litisconsórcio ativo facultativo simples uma vez que comporá todos no polo da demanda e da cumulação objetiva simples uma vez que os pedidos estarão desvinculados um do outro.
0,5 - Sendo certo que entre as partes envolvidas no acidente alguns deles são menores, explique como deverão figurar no processo a fim de configurar o pressuposto da capacidade processual.
O aluno deverá responder que em relação aos menores, apesar de serem legítimos deverão estar representados os menores de 16 e assistidos os maiores de 16 e menores de 18 por seus representantes legais em virtudes de não deterem a capacidade civil.
0,5 - Em virtude da quantidade de integrantes no polo da demanda o que poderá ser requerido pelo réu? Por quê? Qual a consequência? Como é denominado?
O aluno deverá responder que o réu, em virtude de poder gerar tumulto e dificuldade para sua defesa, poderá requerer o desmembramento do litisconsórcio, tendo por consequência a redistribuição para o mesmo juízo dos processos dos demais caso haja o desmembramento, sendo denominado de litisconsórcio multitudinário.
0,5 - Diante do quadro haverá alteração no marco inicial para contagem do prazo para o réu se defender? E quanto aos atos a serem praticados pelos autores?
O aluno deverá responder que apesar de litisconsórcio, para o réu o prazo será simples e para os autores também, uma vez que estão representados pelo mesmo advogado.
0,5 - Como se classifica a presente ação? 
Ação declaratória, condenatória, executiva
0,5 – Caso Joaquim desejasse ajuizar demanda distinta para sua família, com outro advogado e viesse a ser distribuída para outro juízo, o que poderia ser requerido em relação aos processos? Por quê? Qual seria a regra a ser observada em relação aos juízos?
Poderia requerer a reunião dos processos para um único juízo em virtude de serem conexos, devendo observar a regra da prevenção onde à demanda que primeiro houver sido distribuída fará prevento o juízo.
4ª Questão (1,0 pontos): Foi proposta uma determinada demanda decorrente de litígio oriundo da compra e venda de bem móvel. Concluso os autos, o magistrado determinou que se desse ciência do processo ao réu, bem como que o mesmo não incluísse o nome da autora nos cadastros restritivos. 
Citado o réu, o mesmo alegou em preliminar de contestação que as partes ajustaram entre si cláusula compromissória sobre o referido negócio jurídico. 
Com base na situação hipotética, responda:
a) (0,5) Como fora feita a comunicação da determinação do magistrado ao réu? Por Citação e Intimação
c) (0,5) Considerando a obrigatoriedade da arbitragem,o que deve ser feito pelo magistrado? Por quê? Deverá o magistrado extinguir o processo tendo em vista que a convenção de arbitragem trata-se de pressuposto processual negativo em que afasta do judiciário a competência para apreciação da causa. 
5ª Questão (1,5 pontos): – N3: Julgue a assertiva abaixo:
“Os atos processuais, em regra, são públicos e dependem de forma determinada, independentemente de exigência legal expressa, pois, de acordo com a sistemática processual, tais atos são validados pela forma.” 
Não depende de forma em razão do princípio da instrumentalidade,  por meio do qual atualmente o processo não deve ficar apegado a formalidades e burocracias processuais, devendo os atos processuais serem realizados de forma simples, salvo quando a lei exigir uma solenidade específica, sendo os mesmos validados, ainda que realizados de forma diversa quando atingirem seu objetivo.
Boa Prova!

Continue navegando