Buscar

Biofísica AV2 - Questões Subjetivas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - O glaucoma é uma das causas mais comuns de cegueira. Ocorre pelo aumento da pressão intra ocular (PIO) que pode se elevar acima de 60 ou 70 mmHG. Explique o quê ocorre para que a PIO aumente e de que forma essa elevação irá causar cegueira?
Gabarito: Ocorre o acúmulo do humor aquoso, que pressiona o disco óptico causando lesão e isquemia, consequentemente a cegueira.
2 - O nistagmo são movimentos oscilatórios, repetitivos e rítmicos de um ou ambos os olhos. É um sinal clínico de várias patologia do sistema vestibular ou pode ser fisiológico. O que é nistagmo fisiológico?
Gabarito: É a resposta normal que pode ser desencadeada no sistema nervoso intacto (sem lesão) pela estimulação rotacional ou de temperatura nos canais semicirculares ou por movimentos dos olhos até a posição extrema horizontal.
3 - As radiações gama são ondas eletromagnéticas e apesar de acompanhar as emissões alfa e beta são mais penetrantes que estas, contudo, menos ionizantes. Possuem utilização em dois tipos de exames diagnósticos. Um desses diagnósticos é a cintilografia que permite obter imagens de processos fisiológicos que ocorrem no nosso organismo para isso utilizando um radiotraçador. A partir do texto descrito como é realizado um exame de cintilografia?
Gabarito: O radiotraçador é um isótopo radioativo que é administrado ao paciente é captado e se concentra seletivamente num tecido determinado. Com a ajuda de detectores, podemos rastrear os radioisótopos e assim determinar o mapeamento funcional desse órgão.
4 - Os fluidos intra e extracelular são condutores ou isolantes? E a membrana celular? Justifique de forma objetiva sua resposta.
Gabarito: os fluidos são condutores a membrana celular é isolante porque é seletiva
5 - Uma das vias que transmitem as informações dos núcleos vestibulares é a via vestibulocerebelar que leva a informação para o vestibulocerebelo, a parte do cerebelo que recebe informações vestibulares e influencia os movimentos oculares e os músculos posturais. Baseado no texto acima descreva a importância prática dessa via.
Gabarito: O vestibulocerebelo ajusta a posição do corpo para o movimento da cabeça. Isto é, quando olhos se fixam em um objeto a cabeça pode girar para o lado oposto ao dos olhos.
6 - A febre é o aumento da temperatura corporal acima da faixa normal de variação decorrente de alguma anormalidade no cérebro ou, mais frequentemente, ocasionada por uma infecção. Explique o porque de uma pessoa com febre sentir frio.
Gabarito: A sensação de frio acontece devido à perda de calor muito rápida, a partir do momento em que os vasos sangüíneos da pele se dilatam para liberar mais calor para o exterior.
	7 - O reflexo pupilar ou fotomotor é regulado pela ação da luz sobre a retina ativando nervos simpáticos e parassimpáticos. Quando a ação da luz é intensa os impulsos resustantes do nervo óptico ativam os núcleos pré-tectais que então ativam o núcleo de Edinger-Westphal. Nesse núcleo, os neurônios parassimpáticos ativos irão contrair o esfíncter da íris promovendo a miose. Entretanto, na Síndrome de Horner, a pupila encontra-se sempre contraída. Explique o que acontece na síndrome de Horner. 
	 Gabarito: Na síndrome de Horner ocorre interrupção na cadeia simpática cervical. Essa interrupção impede a ativação do músculo dilatador da pupila que então promoveria midríase. 
	8 - A orelha média é composta pelos ossículos e pela a tuba auditiva. As funções principais dos ossículos são: 
	 Gabarito: forma um sistema de alavancas amplificar em até 22 vezes, diminuindo a impedância da orelha média; - proteção da orelha interna, reduzindo a intensidade dos sons através da contração dos músculos dos ossículos. 
	
9 - Durante a contração muscular é desencadeado um impulso elétrico que despolariza e repolariza esse músculo continuamente enquanto ocorrer o movimento. Considerando a afirmativa, conceitue corrente elétrica e denomine a sua unidade no Sistema Internacional de Unidades.
		
	Resposta: Corrente elétrica e a quantidade de carga (número de elétrons em movimento) que passa por um fio, ou material condutor, em uma unidade de tempo. Sua unidade de medida é o Amper, A.
	
	
	10 - A catarata é uma condição patológica do olho que pode levar à cegueira. Com a catarata total ocorre a necessidade de substituição do cristalino por uma prótese artificial. Explique o que é a catarata e porquê a cegueira causada por ela é reversível com cirurgia?
		
	
Resposta: A catarata é um aumento da opacidade do cristalino, que pode ser comparado com uma lente. Quando esta lente fica opaca, impede que os raios luminosos a atravessem e cheguem até a retina, onde a imagem é focalizada. É reversível porque, como o próprio enunciado diz, a substituição do cristalino por uma prótese adequada resolve o problema e a visão é restabelecida.
11 - Em qual fase é melhor o uso do LASER para depilação e por quê?
Resposta: É melhor nas fases de crescimento, e atua melhor nos pelos escuros por captar melhor a luz do que nos pelos claros.
12 - O som físico emitido por uma fonte sonora e o som percebido por instrumentos apropriados, como o ouvido, pode ser definido por três características: intensidade, altura e timbre. Conceitue objetivamente cada uma dessas carcaterísticas do som.
Resposta: Intensidade nos permite distiguir sons fortes e fracos dependendo da amplitude, altura é a frequencia e timbre se o som é mais grave ou agudo.
13 - Quando os centros de temperatura do hipotálamo detectam que a temperatura do organismo está baixa, eles atuam de forma apropriada para a elevação da temperatura. Os centros hipotalâmicos desencadeiam três ações. Quais são essas ações e quais as características de cada uma?
1o Vasoconstrição da pele  - ativação dos centros simpáticos no hipotálamo.
2o Piloereção -  também pela ativação simpática- A ereção do pêlo aprisiona uma camada de ar "isolante" próximo a pele.
3o Aumento da termogênese - Produção de calafrios e liberação de tiroxina
14 - Com relação a classificação das ondas sonoras, podemos afirmar que quanto a natureza, elas se classificam em mecânicas e eletromagnéticas. Quanto a direção de propagação, elas podem ser unidimensionais, bidimensionais e tridimensionais. Quanto a perturbação, elas podem ser longitudinais ou transversais. Sendo assim, caracterize o ultrassom terapêutico, utilizado em fisioterapia, quanto a natureza, direção de propagação e a perturbação.
Resposta: ULTRASSOM TERAPÊUTICO são ondas mecânicas, com direção de propagação unidimensional e perturbação transversal e longitudinal.
15 - Como profissionais se protegem da radiação ionizante?
Gabarito: Com roupagem especial de chumbo
16 - Cite os hormônios que são capazes de alterar a TBM e de que forma fazem isso.
Gabarito: - Hormônios da tireóide; - Testosterona; - GH. Todos elevam a TMB
17 - Nos exames de raio X, as radiações emitidas são do tipo ionizantes originadas na eletrosfera atômica. É comum notar que quando somos submetidos a um exame desse tipo, o operador do aparelho se protege através de uma barreira de chumbo enquanto que o paciente fica mais exposto à radiação. Explique porque esse cuidado deve ser tomado pelo operador.
Gabarito: O paciente fica exposto à radiação por apenas uma fração de segundos e o aparelho é calibrado com uma voltagem que faz com que o grau de ionização seja desprezível. Por outro lado, o operador do aparelho deve se proteger muito bem pois o risco de dano é maior para ele devido ao tempo de exposição, uma vez que executa rotineiramente muitas radiografias.
18 - Defina ìndice de refração.
Gabarito: É a relação entre a velocidade da luz no vácuo e a velocidade da luz no meio de propagação

Continue navegando