Buscar

COLUNA VERTEBRAL

Prévia do material em texto

FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE
COLUNA VERTEBRAL
VITÓRIA DA CONQUISTA
2015
DANIEL SILVA DOS SANTOS COSTA
COLUNA VERTEBRAL
Trabalho realizado para tratar sobre a coluna vertebral e sua composição. Essa análise é uma demanda da disciplina Anatomia, para os discentes do I semestre do curso de
 
Odontologia.
VITÓRIA DA CONQUISTA
2015
COLUNA VERTEBRAL
A coluna vertebral desempenha uma papel primordial na estrutura corpórea humana, dentre tantas das suas funções a de sustentação é uma das que se destacam.
Popularmente chamada de espinha vertebral, trata-se de uma sucessão de um complexo conjunto de corpos vertebrais unificados que se estende desde a base do crânio até o osso sacral.
Está localizada no plano médio sagital do corpo humano em sua parte posterior com diversas curvaturas normais entre si.
COMPOSIÇÃO DA COLUNA VERTEBRAL
A coluna vertebral é composta pelo canal vertebral, medula espinal e discos intervertebrais. Eles podem ser descritos da seguinte maneira:
Canal vertebral:
Este canal que se estende desde a base da cabeça até o sacro, segue as suas curvaturas agrupadas e abriga a medula espinal.
Medula Espinal:
A medula espinal cercada e protegida pelo canal espinal começa na medula ablonga do cérebro, passando pelo forame magno do crânio e segue descendo até L1 terminando no cone medular.
Discos intervertebrais: 
Discos fibrocartilaginosos separam vértebras adultas entre si. Esses discos são firmemente ligado a vértebra para estabilidade espinal, o que permite desta forma a flexibilidade e a estabilidade da coluna vertebral.
DIVISÕES DA COLUNA VERTEBRAL
A coluna vertebral é dividida em três partes: vértebras cervicais, torácicas e lombares. 
Vértebra Cervical:
São as 7 primeiras vértebras conhecidas e nomeadas como: C1 – C2 – C3 – C4 – C5 – C6 – C7. As duas primeiras vértebras são denominadas: C1- Atlas e C2 – Áxis. Elas são responsáveis pela sustentação da cabeça.
Vértebra Dorsal ou Torácica:
São compostas por 12 vértebras denominadas de: T1 – T2 – T3 – T4 – T5 – T6 – T7 – T8 –T9 – T10 – T11 – T12. Cada uma das vértebras estão em comunicação direta com uma costela que compõe o gradil costal.
Vértebra Lombar:
A região lombar é formada por cinco vértebras denominadas de: L1 – L2 – L3 – L4 – L5. As vértebras lombares são as mais espessas e mais fortes da coluna vertebral como um todo, pois nesta região inferior é de onde o peso e a concentração de esforços está concentrado, por isso esta região é mais facilmente lesionada em todo o eixo da coluna.
Sacro e Cóccix:
Os ossos sacrais e coccígeos nascem separados um do outro e após o tempo eles se fundem formando somente um osso. Sendo eles: 5 sacrais e 4 coccígeos. Num todo, em fase adulta, a coluna poderia ser contada em peças separadas por 26 ossos.
CURVATURAS DA COLUNA VERTEBRAL
A coluna vertebral é constituída de uma série de curvaturas anteroposteriores. Os tipos de curvaturas da coluna vertebral são divididos em duas formas:
1º Côncava - Uma curvatura abaulada que forma cavada;
2º Convexa - Aquilo que forma uma proeminência.
 Para avaliar a concavidade e a convexidade é preciso olhar do ponto de vista anterior ou posterior.
A coluna cervical e lombar são classificadas como côncavo. Já a coluna torácica e a coluna sacral são classificadas como convexo.
A coluna torácica e sacral possuem curvatura primária, pois é a curvatura que se forma no feto. Após a criança começar a sentar e firmar a cabeça, forma-se a primeira curva que é chamada de compensatória. Essa curva se dá na coluna cervical.
Quando a criança começa a andar formam as duas curvaturas anteroposteriores. Essas curvaturas desempenharam um papel fundamental de equilíbrio e de sustentação da gravidade no eixo central da coluna vertebral.
CURVATURAS DA COLUNA EM EXAGERO
Quando a coluna vertebral possui uma curvatura anterior ou posterior exagerada configura uma patologia denominada de:
Cifose: Uma curvatura posterior na região torácica e sacral.
Lordose: Uma curvatura anterior na região lombar e cervical.
Hipercifose: Curvatura aguda nas regiões cifósica para a parte posterior.
Hiperlordose: Curvatura aguda nas regiões lordóticas para anterior.
A outra curvatura anormal da coluna é quando se dá lateralmente, chamada de escoliose. Que quer dizer curvatura lateral anormal, provocando até mesmo outras patologias.

Continue navegando