Buscar

Resumo de Sensores de Proximidade

Prévia do material em texto

Sensores
Entendendo sensores
Transdutor: Dispositivo que converte uma forma de energia ou quantidade física noutra.
Sensor: Fornece informação de entrada no nosso sistema a partir do mundo externo.
Atuador: Executa ações de saída para o mundo externo. Exemplos de atuadores: válvulas, relés, cilindros, motores, solenoides.
Tipos de sensores 
Os sensores podem ser classificados de acordo a saída do sinal, podendo esta ser analógica ou digital. 
Digitais ou discretos: Assume apenas dois valores de saída ao longo do tempo, que podem ser interpretados como 0 ou 1.
Analógicos ou proporcionais: São informações em forma de um sinal elétrico proporcional à grandeza medida.
Existem vários tipos e modelos de sensores que variam conforme o objeto-alvo de sensoriamento.
Indutivos – São sensores que trabalham com um campo eletromagnético, portanto detectam apenas materiais ferromagnéticos. Vantagens da detecção indutiva: Muito boa resistência aos ambientes industriais; Não possui contato físico com o objeto; Aparelhos estáticos: sem peças em movimento no seu interior; Maior vida útil, independentemente do número de manobras; Velocidade elevada.
Capacitivos – São sensores que trabalham com o princípio da capacitância, detectam todos os tipos de materiais, sem contato físico. Neste caso, o elemento sensor é um capacitor cuja capacitância varia com a aproximação de qualquer material. O circuito de disparo detecta as alterações na amplitude da oscilação. Quando uma mudança considerável é detectada, o circuito de saída fornece um sinal para, por exemplo, um CLP (Controlador Lógico Programável). Os sensores capacitivos podem detectar objetos metálicos e não metálicos, assim como produtos dentro de recipientes não metálicos. Estes sensores são usados geralmente na indústria de alimentos e para verificar os níveis de fluidos e sólidos dentro de tanques. Os sensores capacitivos são mais sensíveis à flutuação da temperatura e da umidade do que são os sensores indutivos.
Óptico ou Fotoelétricos – Os sensores fotoelétricos, da mesma forma que os capacitivos, detectam qualquer material, porém com uma distância sensora bem maior. São constituídos por dois circuitos eletrônicos, sendo: o transmissor, responsável pela emissão/ modulação da luz e o receptor, responsável pela recepção desta mesma luz.
Terminologia
Face sensora: A face sensora é o lado do sensor que detecta o objeto.
Distância sensora: É a distância entre a face sensora e o objeto a ser detectado (figura 4). Com este parâmetro podemos definir a maior distância a que podemos deixar o sensor do objeto a ser detectado.
Histerese: A histerese pode ser traduzida como um atraso que tem como objetivo evitar falsas comutações na saída, este efeito propicia ao sensor uma banda de segurança entre o ligar (ON point) e o desligar (OFF point). 
Alvo-padrão: Os fabricantes especificam nos catálogos a distância sensora nominal, que é a máxima distância na qual o objeto será detectado. Como esta distância depende do material, usa-se um alvo-padrão.

Continue navegando