Buscar

Independência da América Espanhola

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Independência da América Espanhola
“Eu desejo, mais do que qualquer outro, ver formar-se na América a maior nação do mundo, menos por sua extensão e  riquezas do que pela liberdade e glória“
Simón Bolívar
O domínio espanhol 
 
 O império espanhol se estabeleceu na América através do domínio, da destruição, da exploração e da morte. Sem dúvida foram os espanhóis, entre os europeus, que dominaram o Novo mundo.
 Era, justamente, na área de colonização espanhola que viviam as mais desenvolvidas civilizações americanas. Essas civilizações foram destruídas pela cobiça do europeu, por sua ânsia de riqueza.
 Durante o período colonial, o governo da Espanha dividiu suas terras na América em vice reinos.
 Vice reinos: Rio da Prata 
 Nova granada
 Nova Espanha
 Peru
Grupos sociais e étnicos da América espanhola
 População Hispano – americana
 Pirâmide Social
 Peninsulares (Chapetones)–40 mil
 Criollos - 3 milhões de Brancos (proprietários)
Mestiços e Mulatos(Trabalhadores Livres)– 4 milhões
Africanos Escravizados(Garantia a Produção)- 20 mil
 A principal atividade econômica na américa Hispânica era o extrativismo mineral.
 
As primeiras rebeliões
 No conjunto da América espanhola, o processo de independência transcorreu entre 1810 e 1825 como uma reação ao sistema colonial. A ideia era afastar um incômodo: A metrópole. 
 As ideias iluministas eram mais conhecidas e confundidas por quem tinha acesso tanto a publicações e jornais. O ideal de liberdade também inspirou e influenciou as classes populares na luta pela independência. Movidos e unidos pela liberdade diferentes grupos sociais questionaram o domínio espanhol. O processo de independência das colônias espanholas na América incluia as mulheres, principalmente as que compunham a população mais pobre.
Conflitos indigenas
1742 – vice reino do Peru 
Líder – O indígena Juan Santos Atahualpa
Objetivo : Restaurar o império inca
1780 – vice reino do Peru
Líder – o indígena José Gabriel Condorcanqui
Objetivo: Contra o domínio Espanhol 
A influência de Bonaparte
 A partir de 1807- ano que a Espanha foi invadida pelas tropas de Napoleão Bonaparte, os movimentos de emancipação assumiriam proporções capazes de pôr em perigo o domínio espanhol.
 Em terras americanas os criollos aproveitando a fragilidade espanhola, destruíram as autoridades nomeadas pelo governo da metrópole em diversas regiões e, organizados em juntas governativas assumiram o poder.
O nascimento do México	
Na região do México diferentemente dos demais vice-reinos da América espanhola, as lutas pela emancipação política começaram com um movimento fortemente apoiado nas camadas populares. 
As províncias unidas do Rio Prata
Em maio de 1810, os criollos de Buenos Aires derrubaram as autoridades espanholas e formaram uma junta de governo. Os criollos da província do Paraguai, entretanto não reconheceram as novas autoridades, e em 1811, sob a liderança de Gaspar Francia, proclamaram sua independência.
A independência do Chile
No Chile, o movimento revolucionário teve inicio em 1810, quando rebeldes liderados por José Miguel Carrera, assumiram o controle de boa parte do território. Entre 1813 e 1815, tropas leais à Espanha lançaram intensa ofensiva militar contra eles.
A América Independente
 Com o sucesso das independências, a maioria dos novos países estabeleceu a república como sistema de governo, agora invariavelmente sob a liderança dos antigos criollos. Esta formatação política contribuiu para a fragmentação do território hispano-americano, pois os interesses desses líderes locais em manter o domínio sob suas regiões fragilizavam qualquer tentativa de unificar essas áreas.
Um líder
 Simón Bolívar foi o grande representante do projeto unitarista, defendendo a união das ex-colônias espanholas em uma única e grandiosa nação independente. Bolívar advogou esta proposta no Congresso do Panamá, encontro que buscava definir os caminhos a serem tomados pelos novos países latino-americanos. No entanto, frente aos interesses das lideranças locais e ao desejo da Inglaterra e dos Estados Unidos em impedir a formação de uma potência rival na região, seu programa unitarista foi derrotado. Deste modo, a fragmentação do território foi consolidada e a formação de vários países estabelecida.
Componentes
 Ana Beatriz
Julia Lopes
Julia Medeiros
Thayná Guedes
2° ACA – 2014

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais