Buscar

Resumo - Memória

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Memória
	Memória
	É a capacidade de registrar, manter e evocar fatos já ocorridos.
	Situa-se essencialmente no plano dos fatos da consciência, das imagens e da ideação.
	A capacidade de memorizar tem relação direta com o nível de consciência, com a atenção e com o interesse afetivo. 
	Não é a mesma coisa que hábito ou automatismo.
	* Hábito: disposição duradoura, adquirida pela repetição frequente de um ato, uso, costume.
	* Automatismo: prática de atos de tipo não-reflexo, sem orientação consciente por parte daquele que os executa
	Tipos de memória segundo a dimensão humana envolvida
	Cognitiva (psicológica)	Imunológica	Genética	Cultural
	É a memória que mais focamos com o Sato. Permite ao indivíduo registrar, conservar, evocar a qualquer momento os dados aprendidos da experiência.	Conjunto de informações registradas e potencialmente recuperáveis pelo sistema imunológico de um ser vivo	Conteúdos de informações biológicas adquiridas ao longa história genética e contidas no material genético (DNA, RNA, cromossomos, mitocôndrias etc)	É o conjunto de conhecimentos e práticas culturais (costumes, valores, habilidades artísticas e estéticas, preconceitos ideologias, estilo de vida, etc.) produzidos, acumulados e mantidos por um grupo social minimamente estável.
	É composta por três fases ou elementos básicos:
	Fase de percepção, registro e fixação	Nesta fase o indivíduo precisa estar consciente e atento ao conteúdo que será fixado, sua sensopercepção precisa estar conservada. Para que haja fixação o indivíduo precisa ter interesse no assunto, algum conhecimento prévio sobre ele, capacidade de compreende-lo. Técnicas podem auxiliar na fixação. Ex: anotar. Esta é a parte mais importante.
	Fase de retenção e conservação	Se dá pela repetição daquilo que foi fixado e pela associação com outros elementos.
	Fase de reprodução e evocação	Capacidade de recuperar e atualizar os dados armazenados
	* Esquecimento: é a denominação que se dá à impossibilidade de evocar e recordar. Pode ocorrer por três vias:
	Normal, fisiológico	por desinteresse do indivíduo ou por desuso
	Por repressão	Material desagradável ou pouco importante para o indivíduo. No entanto, ele pode, por esforço próprio, voltar a recordar certos conteúdos reprimidos.
	Por recalque	Certos conteúdos mnêmicos, devido ao fato de serem emocionalmente insuportáveis, são banidos da consciência, podendo ser recuperados apenas em circunstâncias especiais.
	O reconhecimento é a capacidade de identificar o conteúdo mnêmico como lembrança e diferenciá-la da imaginação e representações atuais.
	Tipos de memória em relação ao processo temporal de aquisição e evocação dos elementos
	Memória imediata ou de curtíssimo prazo 	Memória recente ou de curto prazo 	Memória remota ou de longo prazo 	Priming
	1 seg - 3 min	3 - 6h	Horas - anos	Dicas evocadoras (que nos ajudam a recordar algo)
	Este tipo de memória se confunde com a atenção, pois é a capacidade de reter o material (palavras, números, imagens, etc.) imediatamente após ser percebido. A memória imediata tem uma capacidade limitada e depende da concentração, da fadigabilidade e de um certo treino.	É a capacidade de reter a informação por um período curto de tempo. Também é um tipo de memória limitada;	É a capacidade de evocar informações e acontecimentos ocorridos no passado, geralmente após meses ou anos do evento. É um tipo de memória de capacidade bem mais ampla que a imediata e recente. Está relacionada com as áreas corticais, frontais e temporais.
	Lei da regressão mnêmica de Ribot
	O indivíduo que sofre uma lesão cerebral tende a perder os conteúdos da memória (esquecimento) na ordem e no sentido inverso que os adquiriu:
	1°	perde primeiro elementos recentemente adquiridos e depois os elementos mais antigos;
	2°	perde primeiro os elementos mais complexos e depois os mais simples;
	3°	perde primeiro os elementos mais estranhos, menos habituais ao indivíduo e só posteriormente os mais familiares;
	4°	perde os elementos mais neutros, depois os afetivos e por último, os hábitos;
	Tipos de memória de acordo com a natureza do conteúdo armazenado e segundo o processo neuropsicológico envolvido
	Memória explícita ou declarante	Memória implícita, não declarante ou de procedimento 
	Caráter consciente	Caráter não consciente
	Memorização de forma consciente e voluntária de informações referentes a pessoas e eventos autobiográficos (ex.: mês passado fui ao cinema com o meu primo), assim como conhecimentos fatuais (o ferro é mais duro que a madeira). Esse tipo de memória depende essencialmente de mecanismos relacionados às regiões mesiais dos lobos temporais, principalmente o hipocampo.	É um tipo de memória automática ou reflexa, cujo processamento não depende de fatores conscientes e voluntários. Este tipo de memorização ocorre de forma lenta, por meio de repetições e múltiplas tentativas. Manifesta-se tipicamente por ações motoras e desempenho de atividades. Não pode se expressar por palavras.
	Tipos de Memória segunda a estrutura cerebral
	Memória de trabalho (working memory)	Memória Episódica	Memória Semântica
	Caracteriza-se por um conjunto de habilidades cognitivas que permitem que informações novas e antigas sejam mantidas ativas, para serem manipuladas em prol de realizar determinada tarefa. É importante no processo de aprendizado, na compreensão da linguagem, na realização de funções executivas e no raciocínio comum.	É a memória para eventos específicos da experiência pessoal do indivíduo. É um subtipo da explicita. Sistema neuronal: Estruturas mesotemporais - hipocampo, giro denteado, complexo subicular, córtex entorrinal).	Refere-se ao aprendizado de palavras e seu significado. Está envolvido no aprendizado e na aquisição de conhecimentos compartilhados pelos membros de uma determinada sociedade. É um componente da memória de longo prazo. É compartilhada socialmente e reaprendida constantemente. Sistema neuronal: Córtex temporal 
	Obs.: Diferença entre memória episódica e semântica
	·         Episódica: Memorização de eventos;
	·         Semântica: Memorização de significados.
	“Fui almoçar com minha avó na Bahia”. Memorizar este acontecimento é um processo relacionado a memória episódica, mas lembrar do significado de almoço, avó e Bahia está relacionado a memória semântica.
	Alterações patológicas da memória:
	Quantitativas
	Hipermnésias	Hipomnésias ou amnésias
	Aumento no afluxo de memória e perda da qualidade e precisão. Acontece no estado de mania	Diminuição do afluxo de memória ou perda de memória. Se divide em:
	Psicogênicas	Orgânicas	Amnésia anterógrada	Amnésia retrógrada
	Perda de elementos focais que tem valor afetivo. A pessoa se esquece de um evento de sua vida que teve significado especial para ela, mas consegue se recordar de tudo ao redor	Ocorre, provavelmente, por uma lesão orgânica específica. Segue, de modo regal, a lei de Ribot	O indivíduo não consegue mais fixar elementos mnêmicos a partir do momento em que ocorreu o evento que lhe causou o dano cerebral	O indivíduo não consegue evocar os fatos ocorridos antes do início da doença ou evento traumático.
	Alterações patológicas da memória:
	Quanlitativas
	Ilusões mnêmicas	Alucinações mnêmicas	Fabulações	Criptomnésias	Ecmnésia	Lembrança obsessiva
	Acréscimo de elementos falsos a um núcleo verdadeiro de memória. A lembrança adquire um caráter fictício. Ocorre na esquizofrenia, paranoia, histeria grave, transtornos de personalidade (borderline, histriônica, esquizotípica)	São verdadeiras criações imaginativas com a aparência de lembranças ou reminiscências, e não correspondem a nenhum elemento mnêmico, a nenhuma lembrança verdadeira. Pode surgir de modo repentino, sem que nada acontece. Ocorre principalmente na esquizofrenia	São “invenções”, produtos da imaginação do indivíduo que preenchem vazios na memória. O paciente não tem a intenção de mentir ou enganar e é incapaz de reconhecer essas lembranças como
falsas. Ela pode ser induzida, como por exemplo, quando o médico faz uma pergunta sugestiva. É frequente na síndrome de Korsakoff	As lembranças aparecem como fatos novos ao indivíduo, que não consegue reconhece-la como lembrança, vivendo-as como uma descoberta nova. Aparece na demência	Recordação condensada de muitos eventos passados, não envolve perda de consciência. A visão panorâmica da vida, é uma ecmnésia relacionada à proximidade da morte
	Lembrança desagradável que é evocada constantemente. Ex.: TOC
Plan2
Plan3

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais