Buscar

AD1 2015-1 IMUNO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AD-1 2015-1 IMUNOLOGIA
Roselene Maria Linden mat. 11111020165 Pólo Petrópolis
Responda:
1 – O sistema imune inato responde da mesma forma tanto no primeiro e no segundo encontro com um mesmo antígeno. Por outro lado, o sistema imune adaptativo responde de forma mais rápida e muitas vezes mais eficaz a um segundo encontro com o mesmo antígeno. Por que isso acontece? Essa duas características do sistema imune adaptativo é vantajosa? Dê um exemplo e comente sobre ele. (Máximo de 250 palavras) 
.
 A imunidade adaptativa está presente a partir dos vertebrados superiores na escala evolutiva conferindo ao sistema imune especificidade antigênica refinada e a memória imunológica no primeiro encontro com um antígeno. 
 Ao entrar em contato com o antígeno pela segunda vez, a população de células B irá ocorrer a maturação de afinidade do anticorpo, ou seja, sofrerá modificações,mutações pontuais, na região variável do seu DNA, que resultarão em aumento da afinidade (aumento da força de ligação) entre o novo anticorpo produzido pela célula B (que sofreu alteração do DNA) e o antígeno que já era reconhecido anteriormente pelo capazes de reconhecer esse antígeno. Além disso, A exposição do sistema imunológico a um antígeno estranho aumenta sua habilidade de responder novamente ao antígeno. O sistema imune “lembra” de um antígeno ao qual foi anteriormente exposto (resposta primária) respondendo mais rapidamente a uma segunda exposição pelo mesmo antígeno (resposta secundária). Essas características do sistema imune adaptativo são vantajosas pois favorecem a produção e diversificação dos anticorpos numa quantidade quase infinita de receptores celulares distintos de forma muito mais rápida e eficaz
Quando vacinamos, por exemplo, (resposta imune de repetição) observamos que os anticorpos produzidos tem força de ligação muito maior com o antígeno do que quando foram produzidos pela primeira vez durante a resposta imune primária por causa da maturação por afinidade de anticorpos.
2 – Observando as partes A e B da figura, podemos ver que os níveis de anticorpos para o Ag1 variam significativamente. Explique resumidamente um ensaio imunológico que podemos utilizar para quantificar os anticorpos. Que isotipos de anticorpos podemos associar ao Ag1 na parte A e na parte B? (150 palavras).
	 ELISA: Método utilizado para quantificação de anticorpos baseado no complexo antígeno-anticorpo detectável pelo anticorpo secundário através de reações enzimáticas. 
	 No ensaio mais simples, um antígeno é ligado a uma placa de microtitulação, a seguir o soro teste é adicionado. Se houver anticorpos no soro em teste ocorrerá a formação da ligação antígeno-anticorpo, que será detectada pela adição de um segundo anticorpo. Adiciona-se então um cromógeno, H2O2 e a enzima peroxidase que converterá a água oxigenada (H2O2) em H2O + O2 gerando uma coloração variável que pode ser quantificada através de espectrofotometria.
	 São cinco os Isótipos dos anticorpos (imunoglobulinas): IgG, IgM, IgA, IgE e IgD. O isotipo associado a resposta ao Ag1 na parte A será a IgM que é a imunoglobulina presente na resposta primária e geralmente está associada a infecção aguda. O isotipo presente em maior quantidade na resposta ao Ag1 na parte B, resposta secundária, será a IgG. 
Referencias:
ABBAS, Abul K. LICHTMAN,Andrew H. Imunologia Celular e molecular. Rio de Janeiro. Elsevier, 5ª Ed. 2005.

Outros materiais