Buscar

Energia e Sustentabilidade na Engenharia Civil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ENERGIA
O DESAFIO DA SUSTENTABILIDADE NA ENGENHARIA CIVIL 
A energia, assim como o ar e a água, é ingrediente essencial à vida. No curso da história, foi um dos principais agentes de evolução da sociedade, elemento de extrema importância para o desenvolvimento. Com a matriz baseada em combustíveis fósseis, os atuais padrões de produção e consumo de energia impactam negativamente sobre o meio ambiente, gerando poluição, modificação de ecossistemas e emissões de gases de efeito estufa para a atmosfera, conflitando com o conceito de sustentabilidade, uma exigência contemporânea. A indústria da construção civil é, reconhecidamente, uma das que mais danos causam ao meio ambiente, sobretudo pelo excessivo consumo de energia
O consumo de energia vem crescendo exponencialmente na sociedade moderna estima-se que, em 2003, o consumo diário de energia foi de 36.300kcal/habitante, mais de 23 vezes superior a quantidade de energia necessária para a sobrevivência biológica, cerca de 2.000 kcal/dia, sendo que as regiões mais desenvolvidas apresenta um consumo muito superior às demais.
Para compreender o panorama da energia, é preciso lembrar que a energia primária, aquela captada diretamente da natureza, é constituída por energias não renováveis e energias renováveis. Do primeiro grupo fazem parte os combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) e a energia nuclear. Do segundo, a energia hidráulica (ou hidrelétrica), os biocombustíveis (obtidos de biomassa), a energia solar (fotovoltaica) e a eólica
DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA NO MUNDO
DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA NO BRASIL
PANORAMA
MUNDO X BRASIL
Do ponto de vista da predominância do uso do petróleo, o panorama da energia no Brasil não difere do que ocorre no mundo. Entretanto, a matriz energética brasileira apresenta uma forte base hidráulica em sua composição, além de participação expressiva da energia proveniente da biomassa, dividida entre a biomassa tradicional (lenha) e a moderna (madeira, cana, etanol e outras fontes, com destaque para o etanol devido ao programa de utilização deste combustível no setor de transportes). Embora o uso de energias renováveis seja mais presente na matriz energética brasileira na comparação com a matriz mundial, os padrões atuais de produção e consumo de energia no mundo e no Brasil são baseados em fontes fósseis, com consequente impacto sobre o meio ambiente.
A obtenção e uso de energia provocam impactos e externalidades negativas, transferindo custos para a sociedade e o meio ambiente. Esses impactos incluem a poluição do ar (através das emissões de gases, hidrocarbonos e particulados); a poluição da água (por exemplo, com o derrame de petróleo); e a modificação de ecossistemas (propiciada, por exemplo, pelas hidrelétricas)
IMPACTO AMBIETAL 
O setor da construção civil é reconhecido como um dos ramos de atividade de maior pegada ecológica no planeta. Além de gerar 25% de todos os resíduos sólidos, consumir 25% da água disponível e ocupar 12% das terras do planeta, é o setor que mais extrai materiais do meio natural, 30%, gerando um consumo de energia entre 40% a 50% da energia total consumida. Responde também por 1/3 das emissões de gases de efeito estufa no planeta e 35% das emissões de carbono. De fato, as produções de cimento, aço e cal são responsáveis pelas maiores emissões industriais e as atividades de transporte desses materiais também geram emissões, basicamente pelo consumo de diesel no transporte de materiais para o canteiro de obra, desde o seu local de origem. Por outro lado, argumenta que o setor tem grande potencial para reverter este quadro na direção da sustentabilidade, com menor dispêndio de energia e redução das emissões de gases na atmosfera, desde que se elabore e se adote uma série de medidas nesse sentido. 
O QUE FAZER ??
É o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica vinculado ao Ministério de Minas e Energia, criado em 1985, operacionalizado pela Eletrobrás e aplicado pela Cemig em Escolas da sua área de Concessão.
SUA MISSÃO
Estimular o uso eficiente e racional de energia elétrica;
 Combater o desperdício de energia elétrica; 
 Reduzir os impactos ambientais e proporcionar maiores benefícios à sociedade.
Prefira materiais de construção com baixo impacto ambiental. Existem fornecedores que focam na sustentabilidade. A fabricação de  materiais agregados reciclados de resíduos da construção civil.
Inclua no projeto equipamentos que funcione a base de energia renovável.
	Absorve até 90% mais o calor que os sistemas convencionais, fazendo com que este não seja propagado para o interior da construção. Além de mais conforto, este fator  praticamente extingue a necessidade do uso de  ar condicionado;
	As plantas produzem oxigênio, melhorando a qualidade do ar das proximidades.
Utilize sempre lâmpadas que possuem menor consumo de energia, troque as lâmpadas convencionais pelas de LED e coloque pontos de luz somente onde é necessário.
SUSTENTABILIDADE
TODOS POR UM SÓ IDEAL
 AGRADECEMOS À ATENÇÃO DE TODOS
 TEMA: ENERGIA
Engenharia Civil 6ºB 
Alunos:
Disciplina: Ciências do Ambiente
Prof: Cássio

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando