Buscar

Santa Teresa: Município com mais casos de malária no ES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Santa Teresa é o município do ES que mais registrou casos de malária
Nos últimos seis anos, o município registrou 53 casos da doença.
Secretário aponta a presença de matas fechadas como uma das causas.
Do G1 ES, com informações da TV Gazeta
Santa Teresa é o município do Espírito Santo que mais registrou casos de malária, segundo dados do Ministério da Saúde. Nos últimos seis anos, foram 53 casos. De acordo com o secretário municipal da Saúde, a presença de matas fechadas é uma das principais causas para que o município seja o recordista de casos da doença.
A malária é uma doença transmitida por um mosquito, e tem preocupado os profissionais da saúde do município. Só nesse ano, foram confirmados dois casos da doença. No mesmo período, em todo o estado, 29 casos da doença foram confirmados. “Santa Teresa possui duas grandes reservas ecológicas e isso facilita a proliferação do mosquito, conhecido popularmente como mosquito prego”, explicou o secretário municipal de saúde, Henrique Luis Follador.
saiba mais
 ES registra mais de 21 mil casos de dengue em oito meses
 Homem morre com meningite em Marataízes, ES, diz secretaria
Um casal de idosos conhece bem a doença. Segundo Arlete Guetler, ela já contraiu a doença três vezes. A última vez foi há 10 dias. “É a terceira vez. No começo é muita febre e uma tremedeira que não tem cobertor, não tem edredom, não tem nada que te aqueça”, contou.
Por causa da malária, todos os dias uma equipe vigilância da saúde vai até a casa dela levar uma medicação, que deve ser tomada sempre no mesmo horário. O marido de Arlete também está com suspeita da doença. “Estou sentindo a boca amargosa, arrepio no corpo, aí começa a tremedeira. Pode esperar que de tarde a febre está aí”, disse Osni José Alves, produtor rural.
Segundo o secretário de Saúde, não há vacina para a doença. “Não existe prevenção. Existem condições para que a pessoa fique isenta da picada do mosquito. É uma doença que pode levar a óbito, se não tratada rápida e adequadamente”, disse.
A orientação é que a quem mora perto de mata fechada deve se proteger com repelente para afastar o mosquito transmissor da doença. Outra recomendação é procurar a unidade saúde mais próxima ao sentir algum dos sintomas.

Outros materiais

Outros materiais