Buscar

prova de fundamentos filosoficos e etica empresarial nota 90

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia o trecho a seguir:
“Kant buscava uma ética de validade universal, que se apoiasse apenas na igualdade fundamental entre os homens. Sua filosofia se volta sempre, em primeiro lugar, para o homem, [...]. No centro das questões éticas, aparece o dever, ou obrigação moral, uma necessidade diferente da natural, ou da matemática, pois necessidade para uma liberdade. O dever obriga moralmente a consciência moral livre, a vontade verdadeiramente boa deve agir sempre conforme o dever e por respeito ao dever.”
VALLS, A. L. M. O que é Ética. Brasília: Editora Brasiliense, 1994. p. 18
Com base na citação e no livro da disciplina, explique o que é o dever para Kant.
Resposta:o dever nasce do reconhecimento por parte do ser humano ser racional, por meio do uso da sua razao da necessidade obrigatória de obedecer a certas regras ou imperativos categóricos.
Questão 2/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Husserl desenvolveu uma meditação acerca dessas Teorias do Conhecimento. Criticou o Empirismo que só levava em conta os processos psicológicos envolvidos no conhecimento, sem considerar a Lógica e qualquer tipo de Ontologia. Criticou o Racionalismo que considerava verdadeiro (correto) o conhecimento de um eu racional que se apreende com uma razão que é basicamente dedutiva – da Lógica formal do pensamento matemático – jamais sendo levada em conta a estrutura subjetiva.
Husserl propôs um retorno ao homem, visto como pessoa, na sua totalidade. Opondo-se à atitude naturalista, enfatizou uma atitude do pesquisador, na qual a estrutura do ambiente pessoal é focalizada em relações essenciais com a estrutura da vida pessoal, com os objetos do mundo ambiente, com as pessoas com as quais partilha algo comum na experiência, pensamento, ação.
 
MASINI, E. F. S. Algumas noções sobre a fenomenologia para o pesquisador em educação. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo - USP, vol. 19, n. 1, jan/jun 1993.  p. 71-78 (p. 73)
 
A partir do texto e de acordo com os conteúdos e livro-base da disciplina, comente a fenomenologia de Husserl e suas implicações para a educação.
Resposta:a consciencia de simesmo é o que faz doser humano um ser reflexivo e também um ser de ação, já que somente ele e possuidor do pensamento e linguagem, o que lhe possibilita agir e refletir sobre si mesmo e sobre suas próprias ações neste mundo.
Nesse sentido o processo ensino aprendizado transforma os alunos em sujeitos infetos sobre a realidade que os circunda e capazes de descobrir o que j´nela implicito porem, incinspicuo no fenomeno percebido a intencionalidade da consciência torna-se dessa forma o principal elemento do processo ensino aprendizado onde os objetos sao encarados como objetos problemas, quer dizers, obstaculos como os quais os alunos se deparam e se sentem compelidos a resolver. Para o aprendizado s transforma ao mesmo tempo em reflexao e contemplação junto convocação e desafio consciencia da realidade. Nesse ato de conhecimento intencional, toda subjetivação todo ato de abstração é representado de tal modo qu o processo ensino aprendizado passa a ser encarado como um desafio para ambos, professor e aluno.
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
A tese spenceriana de que os conhecimentos a ser adquiridos devem ser avaliados a partir de sua possibilidade de contribuição para a “vida completa” do homem, permite formular um critério para a seleção desses conhecimentos. No entanto, essa avaliação exige, ainda, o reconhecimento prévio de que a vida humana é composta de diferentes gêneros de atividades, ordenadas por ordem de prioridade, da mais para a menos importante. [...]
 
 
A partir do texto e de acordo com os conteúdos e livro-base da disciplina, responda: quais as disciplinas escolares Spencer considera imprescindíveis? E por quais motivos são imprescindíveis?
Resposta:pois fornecem um conhecimento sobre a natureza, que por sua vez permite o avanço da ciencia e consequentemente o progresso da humanidade.AS disciplinas como Educação Artistica ou Literatura são menos importantes, uma vez dizem respeito a ultima categoria de atividades essenciais a da recreação e lazer, outras disciplinas, como o grego e o latim sao dispensáveis. 
O pensamento Spencer ajuda a definir a formação do curriculo escolar nos paises de lingua inglesa, como EUA, porque outros paises sua influencia nao foi pequena, no Brasil, o nsino de ciencias no ensino fundamental que compreende os conteudos de quimica, fisica e biologia, revela uma clara inspiração spenceriana, a tendencia tecnicista, muit forte na educação brasileira nas decadas 60, 70, também deve muito de seus pressupostos teoricos a filosofia de Spencer.
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Suchodolski, Manacorda e Dangeville articulam seus escritos partindo do pressuposto de que existe uma pedagogia marxiana que, acrescida da contribuição de outros teóricos e educadores, conformam uma pedagogia marxista. Em linhas gerais, os trabalhos publicados por esses autores possibilitam organizar a contribuição marxiana à educação em três grandes aspectos ou direções:
Crítica à educação, ao ensino e à qualificação profissional burguesa. [...]
Relação do proletariado com a ciência, a cultura e a educação.   [...]
Educação comunista e formação integral do homem. [...]
 
LOMBARDI, C.; SAVIANI, D. Marxismo e educação: debates contemporâneos. 2. ed. Campinas: Autores Associados / HISTEDBR, 2008. (p. 9-10)
 
A partir do texto e com base nos conteúdos e livro da disciplina, explique a crítica marxista à educação, ao ensino e qualificação profissional.
Resposta:a proposta marxista para a transformação da sociedade é essencialmente humanista, trata-se de promover a formação de uma consciencia critica na classe proletaria para que ela possa se libertar da alienação e se emancipar economicamente e socialmente, a vertente marxista procura portanto, estudar a sociedade para identificar suas contradições e a partir dela vislumbrar possibilidades de transformação social e melhoria das condiçoes de vida e de trabalho do proletariado.
Marx e Engels empreendem uma dura critica a educação escolar de seu tempo, afirmando que a escola serve aos propositos mesquinhos da calsse capitalista, pois pode ser comparada a uma empresa, na qual o professor assume o papel de trabalhador assalariado, cujo produto, a instrução de crianças e jovens, visa formar mao de obnra para o trabalho alienante da industria, o projeto de Marx CONHECE O TRABALHADO como principio educativo para superar a alienação.
Questão 5/5
Leia os trechos a seguir:
“[...] uma ética teleológica, isto é, uma ética cuja a validade depende da bondade do fim.”
[...] uma ética deontológica, para a qual o uniformizar-se à regra é um bem, independente da avaliação das consequências.”
BOBBIO, N. Elogio da Serenidade e outros escritos morais. São Paulo: Editora UNESP, 2002. p. 169; 171.
Com base nas citações e no livro da disciplina, dê os significados de “ética teleológica” e “ética deontológica”.
Resposta:etica teleológica- é aquela que flexionam os meios porque o importante sao os fins, os objetivos finais se os fins sao bons, os atos dos meios seriam justificados, por piores que sejam
etica deontologicas - enfatiza as normas e deveres já pré estabelecidos que devem ser encarados a risca sem admitir excessões.

Continue navegando