Buscar

Estudo Dirigidos Anatomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES APLICADAS DE ANATOMIA – 1º BIMESTRE 2012 - CESUMAR
Profº Drnda Carmem Patrícia Barbosa Lopes
Departamento de Ciências Biológicas
Considerando a definição de Anatomia, explique a importância da anatomia comparativa, da dissecação e da microscopia para seu entendimento.
Sabendo que “Normal”, em anatomia, considera os conceitos estatísticos e idealísticos (como proposto pelo referencial teórico - vide Plano de Ensino da disciplina), e que variações na normalidade podem causar ou não perdas funcionais, defina variação anatômica, anomalia e monstruosidade. Cite um exemplo de cada diferente dos abordados em sala de aula.
Considere que um indivíduo de 30 anos de idade dá entrada em um pronto atendimento após sofrer um trauma na região frontal do crânio. Ao exame de raio X, o médico afirma que este apresenta o osso frontal dividido em duas partes, mas não em decorrência do trauma e sim de maneira constitucional. Considerando os conceitos estatísticos e idealísticos que definem o padrão de normalidade em Anatomia, você considera este indivíduo normal, como uma variação anatômica, uma anomalia ou uma monstruosidade? Justifique. Aproveite e cite os principais fatores gerais causadores de variação em Anatomia.
Faça um esquema elucidando todas as divisões do corpo humano.

Outros materiais