Buscar

QUESTIONARIO PROCESSO CIVIL I

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO – RECURSOS
Qual o conceito de recurso em processo civil?
Dentro do Direito Processual Civil, o recurso é a forma pela qual a parte pode obter o reexame de uma decisão judicial.Contudo, não é todo ato judicial que pode ser atacado via recurso. Para entender melhor essa afirmação, importante lembrar alguns conceitos.
Diferencie juízo de admissibilidade de juízo de mérito.
No que consiste o princípio da proibição do “reformatio in pejus”
	
Com a interposição do recurso, o julgador não poderá decidir além do que foi pedido e a decisão impugnada não pode ser reformada para piorar a situação do recorrente.
Vale ressaltar que havendo questão de ordem pública a ser analisada, pode o tribunal resolvê-la contrariamente aos interesses do recorrente sem que isto implique em violação ao princípio da proibição da reformatio in pejus.
No direito brasileiro não há regra explícita a respeito da reformatio in pejus. Tal princípio é extraído do sistema, mais precisamente da conjugação do princípio dispositivo; da sucumbência como requisito de admissibilidade, e finalmente do efeito devolutivo dos recursos.
Quais são os recursos elencados pelo Código de Processo Civil de 1973?
Apelação 
Agravo Retido
Agravo de instrumento 
Agravo interno
Embargos infringentes
Embargos de Declaração
Embargos de declaração
Recurso Ordinário 
Recurso Especial
Recurso Extraordinário
Embargos de divergência em Resp e Re
Recurso adesivo
Qual é o prazo do recurso de apelação? Perante qual juízo o recurso é interposto? Admite-se juízo de retratação?
Em regra, quais os efeitos do recurso de apelação? Em quais hipóteses esse efeito é excepcionado?
No que consiste o reexame necessário? Quando ele é cabível?
Com relação ao agravo: Qual é o prazo para sua apresentação? Em quais formas ele é admitido? Esse recurso admite sustentação oral?
Das decisões proferidas em audiência é possível agravar? De que forma?
Em que circunstância é cabível o agravo de instrumentos? Perante qual juízo ele é apresentado? Como é o seu procedimento?
Quanto aos embargos de declaração: Qual é o prazo para sua apresentação? Em quais circunstâncias ele é admitido? Perante qual juízo o recurso é apresentado? O que são embargos de declaração com efeito infringente?
O que é pré-questionamento de uma matéria? Quais recursos exigem pré-questionamento para sua admissão? Caso a decisão impugnada não cumpra tal requisito, como a parte deverá proceder? 
Em que circunstâncias cabe o recurso especial? Perante qual juízo ele é apresentado? Qual é o prazo para sua apresentação? 
Explique no que consiste a limitação imposta pela Súmula 07 do Superior Tribunal de Justiça.
Quanto ao recurso extraordinário: Qual é o prazo para sua apresentação? Em quais circunstâncias ele é admitido? Perante qual juízo o recurso é apresentado? No que consiste o requisito da repercussão geral?
Explique a sistemática do julgamento de recursos repetitivos (arts. 543-B e 543-C do CPC/73).

Continue navegando