Buscar

A Câmera SLR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A Câmera
fotográfica digital 
single-lens-reflex (slr)
Rodrigo Portari
Por que Single-Lens-Reflex?
Alguém se arrisca a dizer por que as câmeras têm esse nome:
			Lente simples refletida
A lente simples...
O nome foi dado para distinguir a câmeras que usamos normalmente com outras mais específicas, as “twin-lens” ou “lentes-duplas”. Assim, quando compramos um equipamento SLR sabemos exatamente o que estamos adquirindo...
Por dentro da Câmera
Atualmente as SLR são uma verdadeira obra de arte da engenharia. Dentro delas estão embalados circuitos, um mini-computador, chip de processamento de imagem, a bateria e o sensor de imagem.
Entendendo a câmera
Na parte ótica temos um jogo de espelho ultra-polidos (NUNCA TOQUE NELES!!!), um filtro do sensor da imagem e o que chamamos de “pentaprisma”, além da tela de foco e o visor.
O porquê dessa aula...
A vantagem das câmeras SLR é que elas dão a nós o controle da fotografia. Assim, não é só apontar e tirar a foto. Temos capacidade de escolher como, quando e a que momento a foto vai ser clicada.
Lembre-se: quanto mais conhecemos do equipamento, mais podemos explorá-lo...
Qual a vantagem da SLR?
Ao trabalharmos com as máquinas SLR temos a vantagem de que aquilo que vemos pelo visor é exatamente o que vai ser fotografado. Estamos livre do fenômeno chamado “paralaxe”.
Em máquinas compactas sempre há uma área que se corta, seja na foto final ou seja no visor. Isso pode gerar fotos que não é exatamente o que queríamos.
Como a foto é gravada?
Quando apertamos levemente o botão de disparo, percebemos que a lente se prepara para o foco. Assim, ela deixa uma abertura de luz correta para que a imagem se torne nítida, ou seja, focada.
Façam o teste vocês mesmo agora.
Por que ouvimos o “click”?
Assim que apertamos em definitivo o botão, o espelho que reflete a imagem para o visor se abaixa, permitindo que a imagem atinja os sensores (fotodiodos) que, muito rapidamente, gravam a imagem e a processam de maneira totalmente digital através do mini-computador embutido na máquina.
Vejam vocês mesmos!
CUIDADO COM O SENSOR
Muitas vezes na hora de trocar a lente, alguma sujeirinha pode cair em cima do espelho. Com o movimento dele, a sujeira pode chegar ao sensor e manchar as fotografias que tiramos. Portanto, fique atento a esse detalhe e, caso veja alguma sujeira no espelho, retire-a com “ar”. NUNCA TOQUE NO ESPELHO!!!
Gravando a imagem
Assim que tiramos a foto, o sensor processa em “bits” a imagem que fotografamos, transfere a imagem para a memória temporária da câmera (buffer) e em seguida a câmera grava a foto de maneira definitiva no cartão de memória.
Tudo isso antes de você piscar os olhos!!!
Só pra divertir...
Já dissemos que a SLR permite criatividade. Vamos explorar duas possibilidades agora:
Prioridade de Abertura (A)
Modo “Programa” (P)
A prioridade de abertura (A) pode tanto fazer o foco da cena inteira ou deixar o fundo desfocado.
WHITE BALANCE
Mexer no “balanço do branco” também significa mudar a temperatura das cores da fotografia.
Como assim, temperatura?
Lembra-se que temos cores quentes e frias? Podemos deixar uma foto mais “quente”, mais “fria” ou do jeito que a iluminação estiver mesmo. Vejam a seguir:
Existe um balanço ideal?
Na fotografia, nada pode ser considerado como certo ou errado. O fotógrafo tem total liberdade de criar. Cores quentes, cores frias ou simplesmente no automático, são opções que cabe ao fotógrafo estabelecer e depende de uma série de variáveis que são imprevisíveis.
Função “Custom”
Porém, podemos adequar, de certa forma, o “branco” para aquela situação em que estamos. Para isso, temos a função “Custom” na máquina.
Vamos aprender agora a calibrar o balanço do branco através dessa função.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando