Buscar

virologia av2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201102242655)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	A biossíntese viral inicia-se logo após a entrada do vírus na célula, processo conhecido como infecção celular. Este processo envolve dois períodos: fase eclipse e fase de maturação; além disso, podemos dividir a biossíntese viral em várias etapas. Descreva, com riqueza de detalhes, a fase de ECLIPSE de uma biossíntese viral?
		
	
Resposta:
	
Gabarito: a fase de eclipse é a fase durante a qual o virion entrou na célula, mas ainda não consegui produzir sua progênie. Assim, vírus infecciosos (virions) não estão presentes durante esta fase, neste período o genoma viral inicia o controle da maquinaria da célula hospedeira e inicia a síntese para a produção da progênie viral.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): a fase de eclipse é a fase durante a qual o virion entrou na célula, mas ainda não consegui produzir sua progênie. Assim, vírus infecciosos (virions) não estão presentes durante esta fase, neste período o genoma viral inicia o controle da maquinaria da célula hospedeira e inicia a síntese para a produção da progênie viral.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102242761)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Segundo os dados da OMS, o HIV está disseminado por todo o mundo; sendo que o maior número de casos ocorre na África subsaariana, mas um número crescente de casos vem ocorrendo em todo o mundo. Rotineiramente, são utilizados exames laboratoriais para a detecção do HIV. Esses exames para detectar a infecção por HIV são realizados por uma das três razões. Quais são estas razões?
		
	
Resposta: gravidez, estrupo, sexo sem camisinha, se picou com uma agulha usada...
	
Gabarito: Identificar os indivíduos infectados, para início da terapia antiretroviral; identificar os portadores que possam transmitir o vírus a outros (principalmente nas doações de sangue e órgãos) e acompanhar o curso da doença e confirmar o diagnóstico de AIDS.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Identificar os indivíduos infectados, para início da terapia antiretroviral; identificar os portadores que possam transmitir o vírus a outros (principalmente nas doações de sangue e órgãos) e acompanhar o curso da doença e confirmar o diagnóstico de AIDS.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102777171)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Virologia é o estudo dos vírus e vírus como agentes: sua estrutura, classificação e evolução, suas maneiras de infectar e explorar células para reprodução de vírus, as doenças que causam as técnicas para isolar e cultura deles e seu uso em pesquisas e terapia. Todas das seguintes opções são possíveis componentes do vírus, EXCETO:
		
	 
	um citoplasma com enzimas.
	
	um envoltório semelhante a membrana.
	
	uma proteína do capsídeo.
	
	uma glicoproteína chamada espícula.
	 
	um genoma de ácido nucleico.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102240286)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O vírus que apresentam um envoltório lipoproteico é formado por lipídios e glicoproteínas que são importantes para a infecciosidade do virion. Quando expostos a agentes químicos e físicos:
		
	 
	perdem sua infecciosidade.
	
	se replicam com maior rapidez.
	
	ficam mais virulentos.
	
	perdem seu envelope e tornam-se mais infecciosos.
	
	seu capsídeo fica exposto e infectam as células.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102241075)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A célula dentro da qual o vírus replica é chamada de célula hospedeira. Replicação viral de uma célula hospedeira pode ter vários efeitos. Assinale a alternativa CORRETA: Com relação às infecções abortivas de um vírus e sua célula hospedeira, podemos definir como:
		
	
	são aquelas onde a progênie viral não infectiva em alguns momentos são produzidas com freqüência e em outros momentos o vírus persiste na sem a produção de progênie viral.
	 
	são aquelas onde a replicação viral não ocorre ou porque a replicação viral produz uma progênie viral que é incapaz de infectar outras células hospedeiras. - CORRETA
	
	são aquelas onde a progênie viral infectiva em alguns momentos são produzidas com freqüência e em outros momentos o vírus persiste na sem a produção de progênie viral infectiva.
	
	são aquelas onde a replicação viral com a formação de progênie viral que incapaz de infectar outras células compatíveis.
	
	são aquelas onde a replicação viral com a formação de progênie viral que poderão infectar outras células compatíveis.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102240344)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A viremia é o veículo mais importante, não apenas para a disseminação do vírus no organismo, mas também para a transmissão entre hospedeiros. O sangue é a fonte usual onde os artrópodes adquirem vírus; pode ser a rota de transferência de vírus para o feto e pode transmitir os vírus por transfusão e contaminação de aparato hipodérmico. Qual dos seguintes grupos de vírus é transmitido através do sangue?
		
	 
	citomegalovírus, dengue, febre amarela.
	
	citomegalovírus, febre amarela, rotavirus.
	 
	HIV, febre amarela, hantavírus.
	
	HIV, dengue, influenza.
	
	dengue, febre amarela, hepatite A.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102241161)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em resposta a constante ameaça de invasão pelos microrganismos e vírus, os vertebrados desenvolveram uma série de mecanismos de defesa. Podemos definir RESPOSTA IMUNE como:
		
	
	a defesa direcionada a patógeno específico.
	
	as reações as substâncias estranhas, macromoléculas virais chamadas anticorpos.
	 
	as reações as substâncias estranhas, macromoléculas virais chamadas antígenos.
	 
	as respostas coletivas e coordenadas após a introdução de substâncias estranhas.
	
	as células e moléculas responsáveis pela imunidade.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102853648)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Qual foi a primeira vacina desenvolvida?
		
	
	Sarampo
	
	Catapora
	 
	Varíola
	
	Sabin
	 
	Malária
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102394024)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	¿A hepatite B é uma doença transmitida pelo vírus VHB, que tem predileção por infectar os hepatócitos, as células do fígado. Essas células podem ser agredidas pelo VHB diretamente, ou pelas células do sistema de defesa que, empenhadas em combater a infecção, acabam causando um processo inflamatório crônico. O vírus da hepatite B pode sobreviver ativo no ambiente externo por vários dias. O período de incubação dura, em média, de um a quatro meses. Uma pessoa infectada por ele pode desenvolver as seguintes formas da doença: hepatite aguda, hepatite crônica (ou ambas) e hepatite fulminante, uma forma rara da doença que pode ser fatal.¿(Dráuzio Varela) Em relação ao genoma do HBV, podemos afirmar que:
		
	
	a síntese de DNA genômico é feita no núcleo.
	 
	a síntese da fita negativa de DNA é feita pela síntese semiconservativa da fita positiva de DNA.
	
	é composto por três ORFs.
	 
	é composto por DNA dupla fita assimétrica.
	
	não codifica uma transcriptase reversa viral.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102777237)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(UFPE) Em relação à AIDS (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida), analise as proposições a seguir: 1. É causada por um retrovírus. 2. Pode ser transmitida pelo leite materno das mães contaminadas pelo HIV. 3. O uso de preservativos (camisinha) durante as relações sexuais é uma das principais medidas profiláticas. 4. A transmissão é frequente pelo contato de mãos. Considerando o estágio atual de conhecimentos, estão corretos:
		
	
	2 e 4, apenas
	
	2 e 3, apenas
	
	1, 3 e 4, apenas
	 
	1, 2 e 3, apenas
	
	1, 2, 3 e 4

Outros materiais