Buscar

Análise dos Outdors

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Espírito Santo
Gráfica III
Márcio Leandro de Menezes Santana
Análise de Mídia Exterior
Dentre as placas de mídia exterior que atentaram a minha atenção estão: a placa de publicidade da escola Darwin, a placa da Prefeitura de Vitória com informações sobre o transito de Jardim Camburí, e a placa informativa dos cursos de engenharia da UCL.
Sobre o ponto de vista do design, a placa do Darwin possui duas imagens nas laterais, uma caixa de texto no centro ótico, e abaixo do centro ótico a marca com o slogan da empresa. As zonas óticas não são exploradas, apresentando uma centralização das informações mais relevantes. A quantidade de texto apresentado é válida, tendo somente a frase “Do infantil ao pré-vestibular”, entretanto pela redução o slogan que fica abaixo da marca não é visualizável. O uso da cor é tendencioso para as cores azul e branco que pertencem a marca, utilizando um contraste com o vermelho em uma informação ao lado direito numa pintura manual com o escrito “passei” referido ao pré-vestibular. A tipografia assemelha-se à manuscrita, com um toque diagonal no escrito “Do infantil”. 
No caso da placa da Prefeitura de Vitória, que tem como publicador a empresa Maely reconhecido pela moldura vermelha, apresenta uma chamada para o site da cidade que acrescentará o transeunte com mais informações, “O transito de Jardim Camburi irá mudar para melhor”, este escrito tem um corpo maior e se encontra numa posição de destaque na primeira zona ótica. Logo abaixo do centro ótico, num corpo menor, encontra-se o complemento do informativo, “saiba mais: www.vitoria.es.gov.br”. Na zona morta encontra-se a marca da Prefeitura de Vitória. O uso da cor favorece o contraste do azul com a letra vazada.
A placa da UCL apresenta algumas falhas de comunicação. Inicialmente apresenta uma imagem na primeira zona ótica, e a informação relevante da mensagem “Processo Seletivo 8 de junho” na segunda zona ótica da placa. Acima do centro ótico numa posição de destaque vazado num fundo vermelho está o escrito “engenharias” sem nenhum vínculo direto com a mensagem. A tipografia também apresenta uma deformidade com um contorno branco na letra em azul, misturando caixa alta e baixa com versalete.
Portanto a placa de mídia exterior escolhida foi a da Prefeitura de Vitória, por sua mensagem concisa e pelo convite à uma outra mídia informativa, como um complemento da mensagem.

Continue navegando