Buscar

Gêneros e Tipos Textuais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os gêneros textuais podem ser encarados como as diversas formas que um texto assume para cumprir determinados objetivos, ou seja, para informar. Sendo assim, podemos admitir que diferentes formas de textos fazem parte de nosso cotidiano, levando em conta que a comunicação atende a vários propósitos. Os gêneros textuais são praticamente infinitos, visto que são textos orais e escritos produzidos por falantes de uma língua em um determinado momento, em um determinado contexto.
O tipo de texto, por sua vez, é limitado, pois se refere à estrutura composicional da língua. De forma geral, temos cinco tipos textuais (narração, argumentação, exposição, descrição e injunção), que aprofundaremos ainda nesta aula. um tipo textual pode aparecer em qualquer gênero textual, da mesma forma que um único gênero pode conter mais de um tipo textual.
Boa conversa: aquela onde há troca de papéis (falante/ouvinte).
Organização básica do texto
- Introdução (início): ideia principal do texto. Serve de guia para o bom desenvolvimento do texto e para que este seja coerente.
- Desenvolvimento (meio): desdobramento do que foi proposto na introdução. Pode conter quantos parágrafos quantos forem necessários. 
- Conclusão (fim): fechamento do texto. Até pode deixar uma ideia em aberto, mas precisa apresentar um fechamento, por isso deverá retomar a idéia apresentada na introdução.
Tipologia textual
- Narração ou narrativa: conta uma história através de textos, novelas, contos, etc, situando seres e objetos no espaço. Possui personagens, local, espaço e tempo. Geralmente são muito utilizados verbos de ação dos discursos direto, indireto e indireto livre (diálogos).
- Descrição: situa seres e objetos no espaço (fotografia). È uma caracterização de objetos e seres. Não tem movimentos.
- Dissertação: série conectada de opiniões, juízos e ideias que expõem um assunto esclarecendo as verdades que o envolvem, defende princípios tomando decisões, apresenta opiniões positivas e negativas sobre um determinado assunto.
- Argumentação: defesa de um ponto de vista. Tenta persuadir o interlocutor através do raciocínio. É, na verdade, uma dissertação que contém explicitamente um ponto de vista, por isso, precisa conter muitos argumentos.

Continue navegando