Buscar

Fundamentos Históricos da Educação Física e dos Esportes

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA & ESPORTE
Prof. ª Esp. Marta Roberta da Silva Rodrigues
Altamira-Pa
2013
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
As concepções da educação física
A Educação Física brasileira foi trabalhada ao longo dos anos em nossas escolas de várias formas seguindo modelos trazidos de outros países, especificamente do continente europeu, como Suécia, tendências passam a buscar um olhar crítico e um objeto de estudo na Educação Física no intuito de compreender o ser humano em sua totalidade. 
As concepções da educação Física
Na realidade o que existiu nas décadas de 80 e 90 foi uma efervescência da teoria da Educação Física.
Várias foram as abordagens constituídas na Educação Física ao longo da sua história.
As Concepções da educação física
As concepções da Educação física
De acordo com estudos já desenvolvidos sobre as abordagens da Educação Física, tem-se a seguinte definição:
Propositivas (sistematizadas e não- sistematizadas) 
Não propositivas. 
As concepções da educação Física
As concepções da educação física
Abordagem Desenvolvimentista
Abordagem Construtivista
Abordagem Critico-Emancipatoria
Abordagem Critico-Superadora.
As concepções da educação física
 ABORDAGEM DESENVOLVIMENTISTA
A concepção desenvolvimentista é explicitada no Brasil principalmente nos trabalhos de GoTani.
Vários autores são citados no trabalho exposto, porém dois parecem ser fundamentais: D. GALLAHUE e J. CONNOLY. 
As concepções da educação física
Suas preocupações estão relacionadas com o crescimento e desenvolvimento da criança tendo como ponto de partida e chegada o movimento.
 
A Educação Física deverá possibilitar aos alunos, de uma forma hierarquizada, os movimentos tendo em vista a relação de menor para maior complexidade, proporcionando movimentos adequados ao seu nível de desenvolvimento fisiológico para que a aprendizagem motora seja alcançada. 
As concepções da educação física
Aliás, habilidade motora é um dos conceitos mais importantes dentro desta abordagem, também sendo os conteúdos que deverão ser trabalhados na escola, pois é através dela que os seres humanos se adaptam aos problemas do cotidiano, resolvendo problemas motores. Desta forma, esta concepção é uma área do Desenvolvimento Motor. 
As concepções da educação física
 ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA
Na concepção Construtivista com ênfase na psicogenética, encontraremos como autor brasileiro JOÃO BATISTA FREIRE. 
Esta proposta é apresentada como uma opção metodológica, em oposição às linhas anteriores da Educação Física na escola, especificamente à proposta mecanista.
As concepções da educação física
Na abordagem construtivista o jogo enquanto conteúdo /estratégia tem papel privilegiado. É considerado o principal modo de ensino-aprendizagem, um instrumento pedagógico, pois enquanto joga e brinca a criança aprende. Sendo que este aprender deve ocorrer num ambiente lúdico e prazeroso para a criança. 
As concepções da educação física
Nesta perspectiva de aprendizagem devem ser considerados os aspectos psico-sociais tendo o jogo como um instrumento lúdico no processo de construção do conhecimento. 
As concepções da educação física
 ABORDAGEM CRÍTICO-EMANCIPATORIA
Essa concepção tem suas bases nas reflexões feitas por Eleonor Kunz.
É uma proposta para a Educação Física escolar "centrada no ensino dos esportes” 
Movimento Humano - esporte e suas transformações sociais. 
As concepções da educação física
Na tentativa de proporcionar aos professores a possibilidade de ensinar o esporte em suas aulas, com o intuito de promover a "formação de sujeitos livres e emancipados" 
As concepções da educação física
Defende a ideia de que é necessário que cada disciplina se torne um verdadeiro campo de estudos e de pesquisa. Também para a Educação Física. Afinal de contas os alunos visitam a escola para estudar e não para se divertir (embora o estudo possa se tornar algo divertido) ou para praticar esportes e jogos (embora esta prática, também tenha a sua importância). Assim, optou-se por uma estratégia didática com as seguintes categorias de ação: trabalho, interação e linguagem. 
As concepções da educação Física
 ABORDAGEM CRÍTICO-SUPERADORA
A Concepção Crítico - Superadora está teoricamente formulada na obra intitulada "Metodologia do Ensino da Educação Física", composta por um COLETIVO DE AUTORES (1992) –TAFFAREL, ESCOBAR; VARJAL; BRACHT; CASTELLANI FILHO; SOARES. 
As concepções da educação física
É denominada Crítico-Superadora porque tem a Concepção Histórico-Crítica como ponto de partida. Assim como ela, entende ser o conhecimento elemento de mediação entre o aluno e o seu apreender (no sentido de construir, demonstrar, compreender e explicar para poder intervir) da realidade social complexa em que vive. Porém, diferentemente dela, privilegia uma dinâmica curricular que valoriza, na constituição do processo pedagógico, a intenção dos diversos elementos (trato do conhecimento, tempo e espaço pedagógico...) e segmentos sociais (professores, funcionários, alunos e seus pais, comunidade e órgãos administrativos...). 
As concepções da educação física
Conteúdos Básicos: São os temas que, historicamente, compõem a Cultura Corporal do Homem e da Mulher brasileiros: Jogo / Ginástica / Dança e Esportes. 
Desenvolver a apreensão, por parte do aluno, da sua Cultura Corporal, entendendo-a como parte constitutiva da sua realidade social complexa. 
As concepções da educação física
Propõe olhar para as práticas constitutivas da Cultura Corporal, como "Práticas Sociais", vale dizer, produzidas pela ação (trabalho) humana com vistas a atender determinadas necessidades sociais. Dessa forma, as atividades corporais, esportivas ou não, componentes da nossa Cultura Corporal, são vivenciadas - tanto naquilo que possuem de "fazer" corporal, quanto na necessidade de se refletir sobre o significado/sentido desse mesmo "fazer".

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais