Buscar

Resenha do livro “O que é Ideologia” de Marilena Chauí

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha do livro “O que é Ideologia” de Marilena Chauí
 
 
O livro apresenta o conceito e mudanças do termo e funcionamento da ideologia de forma clara e direta tornando-se de fácil compreensão e incentivando o pensamento e reflexão.
Para o total entendimento da ideologia a autora apresenta as ideias de alguns pensadores como Carl Marx e Durkheim propondo assim o entendimento de porque e para que existe e são criadas as ideologias, bem como são criadas, sua finalidade e seu impacto na vida social, econômica, política e cultural.
A teoria das 4 causas (causa material, causa formal, causa motriz e causa final) criada por Aristóteles é um exemplo da ideologia pois a causa final apresenta total importância sem que aja o pensamento sobre as outras 3 causas. A autora parte da ideia que a ideologia é a própria cultura e que tudo que é realizado seja no âmbito social ou individual tem um ideal e sendo assim os pensadores são capazes de fazer a ideologia e ocultar as raízes do pensamento tornando-a uma forma de alienação.
Segundo Marx o ocultamento ocorre para que se torne mais fácil a dominação visto que a ideologia dominante no sistema capitalista é a própria burguesia, mesmo com a existência da luta de classe (burguesia X proletário) o trabalhador vende sua força de trabalho enquanto a burguesia tem o poder e explora os proletariados criando o conceito de mais-valia em um sistema onde os resultados vem antes e a pratica depois.
Já segundo Durkheim ideologia é
Em seu contexto histórico a ideologia passou por diversas mudanças ideias visto que sempre passamos por transições e assim a ideologia vai se transformando e a autora demonstra que ideologia não passa do conjunto de ideias que os pensadores produzem sem questionamentos que dá ênfase de que aquilo é uma realidade que explica as ideias e não as ideias e teorias explicando a realidade.

Continue navegando