Buscar

trabalho geopolitica

Prévia do material em texto

Geopolítica – saber é tido como instrumento para a estratégia e atuação político espacial do estado (somente deste). Jvisão unilateral,
Geografia Política – saber mais aberto e liberal, como reflexões sobre espaço e poder, pontos de tensão na superfície terrestre, estudo da ordem mundial, globalização.
A Geopolítica teve por muito tempo (do final do século XIX até 1945) uma conotação determinista, ligada desde o início ao grande mentor Ratzel, que pregava a importância do tamanho do território para o poderio de um Estado-nação. Também foi por muito tempo associada aos regimes totalitários (Nazismo e Fascismo), ainda mais depois da 2º Guerra Mundial, onde a geopolítica alemã tinha uma clara simpatia com estes regimes.
Depois da 2º Guerra Mundial, principalmente depois de 1970, a Geopolítica passou a estudar não somente a relação entre espaço físico e poder, mas deste com o social-econômico, abordando abordagens de diferentes áreas de conhecimento científico (interdisciplinares). 
A Geografia Política possui outras temáticas, incluindo a própria Geopolítica, mas também Geografia Eleitoral, Geografia do Corpo.
	a) Yves Lacoste aponta a aproximação da geografia científica e o empreendimento do General geógrafo Karl haushofer com a Geopolítica Hitleriana. Indaga: será que os raciocínios do General não teriam influenciado a doutrina do Fuhrer? 
A geografia escolar e universitária mascara, dissimula a utilidade prática do espaço, sobretudo para a condução da guerra, como também a organização do Estado e poder. Quando se diz que seu objetivo é neutro e inocente, ou inútil, estaria exercendo uma funçao mistificadora, pois na realidade a Geografia é um saber estratégico para os dominadores.
Alguns geógrafos imaginam que após a confecção de cartas para regiões ou países, os militares não precisariam de recorrer a estes, pois conhecimentos como relevo, clima, vegetação, rios, demografia, não teriam qualquer utilidade. Mas se engana quem pensa assim. As combinações geográficas entre estes elementos são essenciais para se estabelecerem estratégias de guerra. Como exemplo, temos a Guerra do Vietnã, quando da destruição da rede de diques. O também preparar=se para a guerra, como organizar o espaço do combate, é também uma utilidade da geografia.
b) O amenagement do território serve para mascarar as medidas que permitem às empresas capitalistas aumentar seus benefícios. O objetivo é não somente maximizar o lucro, mas também organizar estrategicamente o espaço econômico, social e político de tal forma que o Estado possa abafar os movimentos populares. A função política e militar da geografia se amplia ainda mais nos nossos dias, em função do progresso do conhecimento científico.

Continue navegando