Buscar

Dissertação- Tarefa -Introdução do Direito (Matheus Souza)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Aluno : Matheus Souza Costa 
Curso : Direito (2013/1)
Matéria : Introdução a Ciência do Direito
Nº de matricula : 201310813
O Direito Objetivo
	Na língua portuguesa existe um fenômeno chamado polissemia , ele acontece quando uma palavra gera ambiguidade pelo fato dela ter vários significados . O vocábulo direito é uma é uma termo polissêmico.Nos sentidos técnicos o Direito é dividido em : Direito Objetivo, Direito Subjetivo, Ciência do Direito. O Direito Objetivo é separado em fenômeno social histórico, normativo, coercitivo, e predominantemente estatal.
	O Direito é um fenômeno social por excelência , já que a interação entre os indivíduos é essencial para que o direito exista , pode-se considerar que ele é um produto produzido por nós. Cada sociedade tem a sua ordem jurídica ,destinada a satisfazer as suas necessidades e garantir a paz social. Como já dizia o jurista romano Ulpiano: ''Ubi societas, ibi jus''.
	O Direito é um fenômeno histórico, pois ele é mutável e sofre varias transformações ao longo dos tempos. Miguel Reale diz que o Direito é uma realidade cultural, porque é o resultado da experiência do homem , ou seja , a mudança do Direito com o passar das épocas é justificada pela a alteração que ocorre nos valores considerados corretos.
	O Direito como fenômeno normativo fica explicito quando ele torna forma imperativa, ou seja, ele ordena, comanda. A norma jurídica se sobrepõe em relação as demais ordens, como por exemplo a moral, a religião, os tratos sociais e as etiquetas. A função das normas jurídicas é regular a vida social fazendo com que as pessoas possam viver em harmonia.
	O Direito quando fenômeno coercitivo é aquele que pode fazer com que a sanção seja aplicada contra a vontade do destinatário, caso ele se recuse a obedecer a ordem que lhe foi imposta. Vale destacar que a coerção é somente a possibilidade de aplicar a força física.
	E finalmente o Direito é um fenômeno predominantemente estatal , pois com o crescimento das relações humanas, a sociedade foi se tornando cada vez mais complexa e houve a necessidade de criar um órgão que organizasse e executasse as tarefas de interesse coletivo, ou seja, o Estado. Haja vista que hoje o Direito é produzido pelo Estado, que também é responsável pela aplicação da força física (coação) quando for o caso.
	O termo Direito é amplamente vasto e complexo , existe varias especificações para ele, por isso há necessidade de ser cuidadoso para não se perder diante de inúmeras definições e sentidos para um único termo. É como Tércio Sampaio diz : ''O direito contém , ao mesmo tempo, as filosofias da obediência e da revolta, servindo para expressar e produzir a aceitação do status quo, da situação existente, mas aparecendo também como sustentação moral da indignação e da rebelião''. 
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
REALE, Miguel. Lições Preliminares de Direito, 27ª ed., São Paulo, Editora Saraiva, 2006.
FERRAZ JÚNIOR, Tércio Sampaio. Introdução ao Estudo do Direito, 7ª ed., São Paulo, Editora Atlas , 2013.

Continue navegando