Buscar

CASO CONCRETO AULA 2 - INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Stephany S. Poubel de Oliveira
Matrícula: 201512465852
	
CASO CONCRETO AULA 2 - INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO 
A Sociedade e o Direito – Relação de dependência
	João Ricardo está profundamente magoado com Ana Maria. Depois de oito anos entre namoro e noivado, juras de amor eterno, promessas de uma vida em comum para sempre em harmonia, com data de casamento marcado, João acaba de ver Ana aos beijos com seu pior inimigo, o milionário Eurico Ricardo. 
	Diante da cena veio-lhe à memória a seguinte frase dita por Kant: “Manter os próprios compromissos não constitui dever de virtude, mas dever de direito, a cujo cumprimento pode-se ser forçado. Mas prossegue sendo uma ação virtuosa (uma demonstração de virtude) fazê-lo mesmo quando nenhuma coerção possa ser aplicada. A doutrina do direito e a doutrina da virtude não são, consequentemente, distinguidas tanto por seus diferentes deveres, como pela diferença em sua legislação, a qual relaciona um motivo ou outro com a lei”. 
Pergunta-se:
a) Pelo trecho lido podemos inferir que Kant estabelece uma relação entre o Direito e a Moral?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Caracterize a conduta de Ana Maria no contexto desta relação entre Moral e Direito. 
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
RESPOSTA
A - A moral está se referindo as vontades internas do sujeito, já o direito por uma ação exterior e se concretiza no seu cumprimento. Segundo a teoria de Kant em relação ao desrespeito da distinção entre o Direito e Moral, não há separação categórica entre ambos. A moralidade são liberdade do ser racional e na razão pratica, na qual a pessoa age conforme a lei moral, torna-se responsável pela suas próprias decisões. 
B - Em vista ao namorado de Ana Maria, foi uma conduta infiel que fere direta e exclusivamente os princípios morais, impossibilitando assim a aplicação de quaiquer penalidade jurídica.
questão objetiva letra D

Outros materiais