Buscar

3ª Prova de Irrigação 2007 II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS DE GURUPI
3ª Prova de Irrigação
Nome: ______________________________________________ Data: 07/12/2010
Um plantio de maracujá em São Paulo tem parte da área irrigada por microaspersão e parte por gotejamento. Calcule a) PAM, b) Kl, c) ETcloc. D) Ia do sistema e e) tempo de irrigação supondo solo na capacidade de campo a dois dias anteriores: Espaçamento 3,0 X 3,5 m PAS: 30% Fase 2 ano e Kc = 0,9, Irrigação por microaspersão, Vazão do emissores: 12 l/h, espaçamento entre aspersores 3,5 m, espaçamento entre linhas de 3,0 m, raio de alcance 1,0 m, portanto, um emissor por planta, eficiência de 92%, clima ET0 = 5,5 mm, determinar o Kl pelo método de Fereres, 
Irrigação pelo método de gotejamento, Vazão do emissores 2,5 l/h, Espaçamento entre emissores 0,7 m, espaçamento entre linhas laterais de 3,5 m, faixa molhada 70 cm, eficiência 85%. (2,5 pontos)
Calcule o diâmetro da linha lateral para um sistema de irrigação por gotejamento com as seguintes características: Vazão do gotejador de 3,0 l/hora, numero de plantas por linha de 80, pressão de serviço de 15 mca, espaçamento entre plantas de 4 m, um emissor por planta Cg = 90, Admitindo-se como diâmetro comerciais de 16, 25, 35 e 50 mm. (2,5 pontos)
Admitindo-se que cada linha lateral tenha uma vazão de 240 l/hora, do problema anterior, dimensionar a linha de derivação para atender o projeto supondo que haverá 90 linhas laterais a direita e a esquerda atendida pela linha de derivação, portanto, 180 laterais no total, a perda de carga permitida é de 30% ( linha lateral + derivação). (2,5 pontos)
Se você fosse dimencionar um projeto de irrigação de superfície tipo sulco, quais as técnicas ou parâmetros adotados para melhorar a eficiência de irrigação, exemplo tempo de avanço, vazão de entrada, comprimento do sulco. (2,5 pontos)
Comente a reportagem: “Dólares Chineses Estão Chegando na Agricultura”. Ou sobre o potencial de áreas irrigadas no Tocantins. (1 ponto)
Boa Prova!!

Outros materiais