Buscar

Teoria da Administração Científica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teoria da Administração Científica (Taylor) x Teoria das Relações Humanas (Elton Mayo)
No meu ponto de vista o diferencial das teorias citadas é que : Na teoria da Administração Científica o importante era aperfeiçoar os sistemas de trabalho, elaborando os sistemas racionais possíveis. Acreditava-se que sistemas perfeitos e bem ajustados seriam suficientes para obter os resultados desejados. 
Ja na teoria das Relações Humanas cada indivíduo tem uma personalidade diferenciada que influi no comportamento e atitudes das pessoas com quem mantém contatos. Os individuos desenvolvem relações humanas em seus grupos informais, a compreensão da natureza dessas relações humanas pode permitir ao administrador melhores resultados de seus subordinados, dai tem a importância dos fatores humanos na administração.
Teoria da Administração Científica
A teoria da Administação Científica foi devido a aplicação de métodos da ciência aos trabalhadores operários mais a fim de aumentar a eficiência industrial, sendo que os principais métodos científicos são as observação e a determinação de medidas para melhorar o desempenho organizacional.
Origem:
Esta teoria teve origem na Revolução Industrial, e trouxe um novo sistema produtivo a industrialização, existiam máquinas rudimentares e havia uma fraca habilidade dos trabalhadores no manejamento das máquinas. Assim garantia o melhor benefício aos sistemas produtivos baseado nas tarefas da organização.
Características principais:
A sua caracteristica se da pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nivel operacional, como o principio do planejamento, principio da preparação dos trabalhadores, principio do controle e principio da execução.
Fundador:
Frederick Wilson Taylor. 
Referencias:
www.unipacto.com.br/...extensao/formalarios/ac2/ac
Teoria das Relções Humanas
A teoria das Relações Humanas surge nos Estados Unidos na segunda década do século xx (1927), em um período marcado pela recessão econômica, inflação, elevada taxa de desemprego e de grande atividade dos sindicatos.
Origem:
Sua origem se deu através das conclusões da experiência de Hawtorne, realizada entre 1927e 1932, e dos seguintes fatos. Humanizar a administrção, libertando-a dos conceitos da adm. Científica. Desenvolver a ciências humanas, especialmente a psicologia.
Características principais:
As relações humanas são a variável fundamental no contexto das organizações, a principal motivação do indivíduo é estar junto e ser reconhecido pelos outros, o comportamento do indivíduo no trabalho é determinado pelo grupo a que pertence, o grupo a que o indivíduo pertence tem uma natureza informal.
Fundador:
Seu fundador foi Elton Mayo, e teve contribuição de Dewim e Lewin.
Referencias:
Pt.wikipedia.org/wiki/teoria dasrelações humanas
teoria relação humanas.blogspot.com.br 
A teoria Administração Científica é criticada por muitos por seu foco na máquina, nas tarefas e por não se preocupar com o lado social, psicológico e emocional dos funcionário. Mas a reflexão que tive através desse trabalho é Taylor atingiu seus objetivos de forma excepcional, criou os conceitos básicos da padronização, organizou toda operação, definiu racionalmente a forma mais eficiente para cada atividade, especializou seus operários e encontrou mecanismos para motiva-los, por isso eu acredito que a maior aplicabilidade nas organizações é a teoria da Administração Científica.

Continue navegando

Outros materiais