Buscar

1 - Direitos Fundamentais 21-08

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direitos Fundamentais
Os Direitos Fundamentais, podem ser definidos com os princípios jurídica e positivamente vigentes em uma ordem constitucional que traduzem a concepção da dignidade humana de uma sociedade e legitimam o sistema jurídico estatal. Os Direitos humanos são aquelas clausulas básicas superiores e supremas que todo indivíduo deve possuir em face da sociedade em que está inserido.
 Os Direitos Humanos reconhecidos pelo estado, são denominados direitos fundamentais, vez que, via de regra são inseridos na norma fundamental do estado “a constituição”. Os Direitos Humanos são válidos para todos os povos em todos os tempos, já os Direitos Fundamentais, são os jurídicos institucionalizados garantidos no tempo e no espaço, assim, os Direitos Fundamentais corresponderiam aos Direitos Humanos positivados em um determinado sistema jurídico. Os Direitos Humanos diz respeito ao Direito natural, ao passo que os Direitos Fundamentais estariam ligados ao Direito Positivo. 
Direito Humanos → Direito Natural →Indivíduos →Sociedade 
Direitos Fundamentais → Direito Positivo → Cidadão → Estado 
Os Direitos Humanos São Aqueles válidos para todos os povos em todas as épocas, se constituindo daquelas clausulas mínimas que o homem deve possuir em face da sociedade em que está inserido. Os Direitos Fundamentais são aqueles reconhecidos pelo Estado na norma fundamental e vigentes num sistema jurídico concreto sem limita-los no tempo e no espaço. Afirmar que Direito Fundamental é apenas aquele reconhecido pela norma fundamental é conceito incompleto, pois nada impede que uma norma que ofenda os Direitos Humanos ingresse no sistema jurídico sob a denominação de fundamental, por tanto, a característica essencial dessa categoria de Direitos é o fato de ser fundamental para o homem na vida em sociedade. 
Direitos x Garantias
Os Direitos se caracterizam pelo aspecto declaratório e enunciativo, já as garantia, se caracterizam pelo aspecto assecuratórios e instrumental. Garantias fazem parte do Direito e Direito parte das garantias, sendo o Direito declarado de uma pessoa for violado, as garantias reparam e garantem que os Direitos sejam cumpridos. 
Evolução de Direitos Fundamentais 
Direitos fundamentais de primeira geração são aqueles direitos e garantias individuais que não se referem a uma atuação ou atividade prestacional do Estado, por essa razão, são chamados de Direitos Negativos ou Direitos de Liberdade ou ainda de Liberdades públicas negativas sendo caracterizados como Direitos de defesa do indivíduo perante o Estado, podendo ser citados como exemplos o Direito a Vida, o Direito a Intimidade, a Inviolabilidade de domicilio e etc.

Outros materiais