Buscar

Resenha do documentário Ilha das flores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APS – Sociologia Geral e Antropologia 
	O título Ilha das Flores é contraditório ao local mostrado no filme, onde habitam junto aos resíduos de lixo porcos e pessoas. 
	 O filme retrata um sistema capitalista, com grande desigualdade social, onde algumas pessoas detém condições financeiras e outras que sofrem com a falta de recursos alimentam-se com os restos de comida dos porcos. Estas condições favorecem apenas alguns e demonstram que o capitalismo gera desigualdade social, que interfere na liberdade das pessoas
	Naquele lixão mostrado, não existe aspecto físico, cor, ou qualquer outra diferenciação nas características humanas que separam um ser humano de outro, mas sim a condição econômica, que é gerada pelo consumo e o capitalismo.
	O fato dos seres humanos possuírem o polegar opositor e o tele encéfalo altamente desenvolvido, mencionado repetidas vezes no filme, nos leva a refletir se estamos tão evoluídos de fato quanto a outros seres, já que alguns de nós humanos estão em condições piores que os porcos, vivendo de forma desumana.
	O filme termina com o conceito de liberdade. Porém, só será livre e digno aquele que fizer parte do sistema capitalista.

Continue navegando