Buscar

alteraçoes bucais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Alterações bucais:
Língua geográfica: São nomenclatura sinônimas que se referem as formas irregulares de áreas de desnudação, depapilação ou descamação no dorso e borda da língua decorrentes de uma condição inflamatória crônica. Sem ulceração que continualmente sofre alteração do tamanho. 
Linha Alba: É uma linha branca de queratinização friccional, localizada na mucosa jugal paralela a linha de oclusão, relacionada a áreas dentadas. Naum é removível a raspagem.
LÍNGUA FISSURADA: A língua fissurada é a alteração mais comum da língua e está presente em cerca de 5,92% da população (3). A irritação crônica e as deficiências vitamínicas são consideradas como possíveis fatores etiológicos, mas são necessários dados mais conclusivos. Aceita-se a etiologia da língua fissurada como sendo uma anomalia de desenvolvimento.Manifesta-se clinicamente por um sulco central profundo no dorso, associado a numerosas fissuras secundárias que partem deste para as bordas da língua. É uma alteração usualmente indolor mas que pode apresentar sintomatologia graças ao acumulo de alimentos nos sulcos. Havendo a fermentação dos restos alimentares, instala-se um quadro de ardor e irritação, consequente à instalação do processo inflamatório.Não existe tratamento especifico para a língua fissurada, mas deve se orientar o paciente a promover higienização através de escovação e bochechos.
Granulos de fordyce: Glândulas sebáceas ectópicas em geral bilaterais presentes nos lábios, e mucosa jugal, próximo aos molares.
Caracterização e nomenclatura das lesões bucais:
Mancha ou macula: São modificações das colorações normais da mucosa bucal sem que ocorra elevação ou depressão tecidual. Apresentam cores,tamanhos e formas bastante variadas,podendo sua origem ser devido a presença de melanina e outras causas.
Placa: São lesões elevadas em relação ao tecido, sua altura é pequena em relação a extensão, consistentes a palpação e a superfície pode ser rugosa, ondulada, lisa ou apresentar diversas combinações dessses aspectos.
Erosão: A erosão representa perda parcial do epitélio sem exposição do tecido conjuntivo subjacente.
Vesícula e bolha: São elevações do epitélio contendo liquido no seu interior, a membrana de revestimento pode ser fina ou espessa, conforme a lesão esteja localizada sub ou intra epitelial. São consideradas vesículas aquelas que não ultrapassem 3mm no seu maior diâmetro, sendo o restante considerado bolha.
Pápulas:São pequenas lesões solidas, circunscritas elevadas cujo diâmetro não ultrapassa 5mm. Podem ser únicas ou múltiplas. Quando aglomeradas constituem uma placa papilomatosa.
Nódulos : São lesões sólidas, circunscritas de localização superficial ou profunda e formada por tecido epitelial, conjuntivo ou misto. Podem ser pediculados, quando seu maior diâmetro é superior ao da base de implantação, ou séssil, quando o da base é maior.
Lesões bolhosas ou vesiculares:
Pênfigo vulgar: Bolhas na mucosa que se rompem provocando ulceras extensas e dolorosas.
Mucocele: Bolha na mucosa labial inferior em geral em crianças. Tratamento cirúrgico.
Lesoes brancas:
Hiperqueratose: Hiperplasia da camada superficial de queratina provocada por trauma mecânico crônico de baixa intensidade ou pela ação de fumo ou nicotina.
Leucoedema :É considerado uma condição hereditária clinicamente representada por uma área esbranquiçada difusa na mucosa bucal. Ocorre na mucosa jugal, apresentando colocaração difusa, opaca ou branco com maior incidência nos indivíduos melanodermas e, mais raramente, nos leucodermas.
Leucoplasia : Quer dizer crescimento branco, podendo referir se a inúmeras doenças que se iniciam através de lesões brancas, é considerada como uma lesão branca com potencial de transformação maligna. Naum pode ser removida apenas com raspagem. Classificadas em: maculosa, queratótica, verrucosa, podendo ser homogênea ou pontilhada.
Leucoplasia maculosa: lesão branca na borda da língua, junto a sua base.
Leucoplasia queratótica: lesão branca, gengiva marginal inserida de sulco vestibular inferior.
Leucoplasia verrugosa: lesão branca, verrugosa, porção anterior do dorso lingual.
O diagnostico é obtido pela biopsia incisional precedida da citologia esfoliativa.
Candidiase: Não lesão branca e sim ulcerada representada por uma membrana esbranquiçada, destacando a respagem, composta por restos celulares, bactérias e fungos. Aspecto branco umolecido..
Tireóide lingual: na língua. Disfasia, disfonia, comum em mulheres.
Hiperplasia coronóide:Localiza se no processo coronóide mandíbula.
Leucoedema : Esbranquiçada ocorre bilateralmente na mucosa jugal, maior freqüência em negros.
Citologia esfoliativa.:Exame fácil, rápido, finalidade detectar células malignas. Ulceras que mostra cicatrizar em 5 dias, e em placas brancas que não cedem a raspagem. Afta, leucoplasia, pênfigo vulgar, herpes, sífilis, candidiase, lesões com liquido.
Biopsia: Remove se um fragmento de tecido vivo para estudo macro e microscópico. É um procedimento de elucidação diagnostica que se utiliza de manobras de cirurgia.Indicada para câncer.
Nosológico: patologista define uma lesão Descritivo: patologista descreve o quadro histológico.