Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Importante: Esta avaliação é composta de “10” questões, sendo “7” objetivas (múltipla escolha ) e 03 discursivas. O valor de cada questão certa é um ponto. A prova é individual. Não é permitida a consulta. O tempo da prova é o tempo normal da aula. As respostas deverão ser redigidas com caneta azul ou preta. Respostas a lápis ou “rasuradas” não serão revisadas. As respostas das questões deverão ser transcritas para o gabarito da Folha de Respostas na mesma ordem em que aparecem na prova. Serão descontados (0,1) um décimo no caso de erros relacionados a terminologia técnica. Leia o enunciado com atenção. Verifique qual é o objeto ou núcleo da pergunta. Leia antes todas as questões, somente depois comece a respondê-las. A folha de perguntas deverá ser devolvida junto com a folha de respostas. Não serão corrigidas as respostas na folha de perguntas. BOA PROVA!!!
1. A atenção primária à saúde no Brasil aproximou os serviços de saúde das comunidades. Muitos foram os que tiveram o diagnóstico precoce e a instituição do benefício de tratamentos, como o uso de hipoglicemiantes em diabetes. O aumento da sobrevida, proporcionado pelo tratamento, deverá:
A) Diminuir a incidência da doença.
B) Diminuir a prevalência da doença.
C) Aumentar a incidência da doença.
D) Aumentar a prevalência da doença.
E) Não altera nenhuma das duas.
2. Numa epidemia por um agente infeccioso, de fonte pontual, a velocidade de crescimento e o tempo para o pico da curva epidêmica depende fundamentalmente do(a):
A) Virulência.
B) Patogenicidade.
C) Tratamento eficaz.
D) Capacidade de disseminação.
E) Período de incubação da doença.
3. O Centro de Controle de Doenças de Atlanta, em 1986, definiu como “a contínua e sistemática coleta, análise e interpretação de dados essenciais de saúde para planejar, implementar e avaliar práticas de Saúde Pública, intimamente integrada com a periodicidade de disseminação destes dados para os que necessitam conhecê-los”:
A) A Vigilância Sanitária.
B) A Vigilância Epidemiológica.
C) As Ações Integradas de Saúde.
D) As Ações Básicas de Saúde.
E) O Sistema Integrado de Informações em Saúde.
4. Infectividade, patogenicidade e virulência são características do agente, assim como poder imunológico. Um agente altamente infectivo e patogênico, porém não fortemente virulento, gerará em uma comunidade não vacinada:
A) Um número alto de casos que se elevarão até um platô, perdurando longo tempo.
B) Um número de casos proporcional ao poder imunológico dos hospedeiros.
C) Um número baixo de casos, pois é a virulência que gerará muitos casos.
D) Um número de casos que não depende de características dos agentes e sim dos hospedeiros e do ambiente.
E) Um grande número de casos ao mesmo tempo, referente praticamente a todos os expostos.
5. Para a construção do coeficiente de mortalidade materna e perinatal, denominador usado é:
A) Total de óbitos feminino.
B) População geral da área estudada.
C) População de mulheres que morreram.
D) Nascidos vivos. 
E) População de mulheres em idade fértil.
6. A relação entre o número de mortes por uma determinada doença dentre os casos dessa doença é chamada de:
A) Incidência.
B) Letalidade. 
C) Prevalência.
D) Sazonalidade.
7. Sobre mortalidade infantil, assinale a alternativa mais CORRETA: 
A) A forma mais efetiva de reduzir a mortalidade infantil é criar condições para diminuir o número de recém nascidos com baixo peso.
B) As taxas de mortalidade infantil no país são compatíveis com os indicadores econômicos. 
C))A melhoria das condições de parto pode diminuir a mortalidade infantil.
D) Ampliar a vacinação será fundamental para diminuir a mortalidade infantil, nas regiões norte e nordeste.
E) O Brasil tem a sexta pior taxa de mortalidade infantil do mundo.
8. Em um município que tem uma população de 2.365.980 habitantes ocorreram 98 casos de tuberculose pulmonar em 2005 dos quais 25 ocorreram em 2004 e continuaram em tratamento no ano seguinte. Dos casos ocorridos 5 evoluíram para óbito. Tendo em vista os dados apresentados, calcule: 
A) Coeficiente de incidência da doença.
B) Coeficiente de letalidade.
C) Coeficiente de prevalência.
Ver prova 1 já respondida a questão
9. Conceitue história natural de uma doença.
é o nome dado ao conjunto de processos interativos compreendendo “as inter-relações do
agente, do suscetível e do meio ambiente que afetam o processo global e seu desenvolvimento,
desde as primeiras forças que criam o estímulo patológico no meio ambiente, ou qualquer outro
lugar, passando pela resposta do homem ao estímulo, até as alterações que levam a um
defeito, invalidez, recuperação ou morte” (Leavell & Clark, 1976).
10. Dê 4 exemplos de prevenção primária.
Vacinação
Combate ao vetor da dengue
Educação para a saúde
Uso de preservativos
Aconselhamento genético
_1267799165.unknown

Mais conteúdos dessa disciplina