Buscar

Transporte de Gases e Controle da Ventilação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fisiologia 16 – Transporte de Gases e Controle da Ventilação
	A quantidade de volume de O2 que está sendo transportado no sangue depende de dois fatores: a pressão do gás sobre o líquido e a sua solubilidade no líquido. A solubilidade de CO2 é muito maior que a do O2, o que seria um problema, pois o sangue ficaria pobre em O2, pois é muito mais fácil dissolver CO2 em água do que O2. Porém, isso é resolvido pela hemoglobina, que aumenta o transporte de O2 no sangue, uma vez que se ligam a ele, permitindo que haja um volume maior de O2 no sangue. Fazendo com que a maior parte do O2, no sangue é transportado pela hemoglobina (98%). Então, falar da pressão parcial de um gás no sangue não, necessariamente, quer dizer que há muito gás naquele sangue, pois depende da solubilidade do gás, e no caso do O2, a quantidade de hemoglobina.
	A hemoglobina é uma proteína globular, com quatro cadeias, onde existe um átomo de Fe no meio. Então, 1 hemoglobina possui 4 grupos hemes, e em cada deles está 1 átomo de Fe, e o O2 se liga ao Fe, portanto 1 hemoglobina= 4 O2. A quantidade de oxigênio ligada a hemoglobina depende da pressão parcial do O2, e essa relação entre a pressão e a saturação da hemoglobina é ilustrada na curva de dissociação oxigênio-hemoglobina. Quanto maior é a PO2, maior é a quantidade de O2 ligado a hemoglobina. Quando a saturação chega a 100%, não adianta mais aumentar a pressão, pois não vai ter mais onde ligar o O2 na hemoglobina. No tecido, a PO2 é 40mmHg, onde a saturação é de 75%, então, o sangue venoso ainda é muito rico em oxigênio, pois a sua pressão é o suficiente para saturar 75% da hemoglobina. E isso serve como uma margem de segurança, pois mesmo que por algum motivo a PO2 mude, ainda teremos bastante hemoglobina saturada (platô entre 60-100mmHg).
	Se algum fator deslocasse essa curva para a direita, é sinal de que a afinidade do O2 com a hemoglobina diminuiu. Mas se a curva é deslocada para a esquerda, isso quer dizer que a afinidade aumentou. E um dos fatores que alteram essa afinidade, é o próprio CO2. Nos tecidos, a afinidade Hb-O2 é menor, o que que facilita a liberação de O2 para os tecidos, uma vez que terá mais gás dissolvido no sangue. Mas também existem outros fatores que interferem nessa afinidade, como o pH e a temperatura. Se o pH ficar ácido e a temperatura aumentar, irão diminuir a afinidade Hb-O2. Se por algum motivo houver uma redução de O2 muito prolongada, o sistema irá responder produzindo uma enzima chamada 2,3-DPG, que é produzida dentro da hemácia, que reduz a afinidade Hb-O2, para satisfazer a demanda metabólica dos tecidos. 
	A hemoglobina não é importante só para o transporte de oxigênio, mas também para transportar o CO2, em torno de 23%. Em torno de 7% vai dissolvido no plasma, pois seu coeficiente de solubilidade é maior. Porém, a maior parte do CO2 é transportada na forma de bicarbonato, que é o principal tampão do sangue (controle de pH). O CO2 que está chegando no plasma, dentro da hemácia, é catalisado com a água e forma ácido carbônico (H2CO3), que se dissocia formando bicarbonato (HCO3) e hidrogênio. E isso é catalisado por uma enzima chamada anidrase carbônica (dentro da hemácia). Então, se a quantidade de CO2 aumenta, terá uma formação maior do ácido e, consequentemente, do bicarbonato. Se por algum motivo, a quantidade de H aumenta, aumenta também a formação de CO2. Isso mostra a importância do sistema respiratório em regular o pH. 
	Existem células, especializadas em detectar variações no pH, nas nas PCO2 e PO2, que são chamadas de quimiorreceptores. Os bulbares detectam variações no CO2, e os localizados na carótida e na aorta variações do O2 e pH e do CO2. O CO2 é o principal sinal químico que modula a respiração.
 CO2 e/ou O2 pH VENTILAÇÃO PCO2 PO2 e pH

Continue navegando