Buscar

Metodologia_aula08

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
CONHECIMENTO E CIÊNCIA
Por Emerson F. Jaguaribe
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA
O século XX, foi iniciado com desenvolvimentos nos campos científicos e tecnológicos, sem precedentes. 
Os Estados Unidos e a União Soviética travavam a “guerra fria” e formavam os dois pólos do desenvolvimento científico e tecnológico. 	 
Max Planck (1848-1947) em 1900 formulou o conceito novo: o quantum, que tratava das trocas de energia entre a matéria e as radiações eletromagnéticas. Pode-se dizer que Planck iniciou a física moderna.	 
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA
No ano de 1902, Rutherford e Soddy descobrem a desintegração espontânea de alguns átomos e a produção de outros. 
Em 1905 Albert Einstein dá conhecimento de sua teoria da relatividade restrita. (Trata de fenômenos que se realizam à velocidades próximas a da luz).
Henry Ford, nasceu em 1863, e cresceu em uma fazenda no Estado de Michigan, Estados Unidos. 
Era fascinado por equipamentos mecânicos e tinha muita habilidade em concertá-los.
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA
Em 1903, fundou a Ford Motor Company e em 1908 o primeiro modelo T foi fabricado.
O modelo T da Ford
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA
Em um tempo onde o carro era artigo de luxo, representando status e fortuna, Ford desejou popularizá-lo. O modelo T seria para as massas. 
Para tanto, era necessário produzí-lo em grande escala e de forma eficiente. 
Concentrou seus esforços em sua fábrica, racionalizando tempo e trabalho, dividindo as tarefas em seus menores componentes. Um trabalhador faria apenas uma tarefa, que poderia ser apenas um elemento de uma peça inteira. 
As peças seriam levadas para uma linha de montagem.
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA
O primeiro Ford T levou 12 h e meia para ser produzido. 
Doze anos mais tarde, em 1920, depois desta concepção da atividade industrial, a Ford passou a produzir o Modelo T, a cada minuto.
A mecanização da fábrica, contudo, produziu alguns efeitos adversos: maior pressão nos empregados, mais descontentes. 
Em 1913 a rotatividade da fábrica chegou a 380%, tendo-se que contratar mais de 10 vezes o número de funcionários do que se precisava, para manter a linha de montagem.
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA
TEMPOS MODERNOS: 
Filme mudo de Chaplin, que focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, quando o país sofria ainda com a Crise de 1929.
A Grande Depressão, teve início no dia 24 de outubro, mas o real começo do declínio da produção industrial americana ocorrera em julho do mesmo ano.
Em outubro as ações na Bolsa de Valores de Nova York caíram drasticamente dando origem a Quinta-Feira Negra. Milhares de americanos tudo perderam da noite para o dia. 
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA
Houve inflação, queda nas taxas de vendas de produtos e consequentemente fechamento de muitas empresas comerciais e indústrias, produzindo grande desemprego.
Famosa foto (Mãe Migrante) da década de 30. Mostra Florence Thompson, mãe de 7 crianças. Com 32 anos, em março de 1936 buscava emprego ou ajuda social na Califórnia. O marido perdera o emprego em 1931, tendo morrido no mesmo ano.
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA
Os efeitos da Grande Depressão foram sentidos no mundo inteiro, sobretudo nos países adiantados.
A União Soviética, praticamente não foi atingida, em virtude do seu isolamento em relação aos países capitalistas.
Para países pouco industrializados como a Argentina e o Brasil, que não conseguiram vender suas matérias primas, como o café, a crise acelerou o processo de industrialização.
O ápice da Grande Depressão nos Estados Unidos se deu em 1933.
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA
Naquele ano o Presidente Flanklin Roosevelt lançou uma série de medidas econômicas, associadas a programas sociais, que começaram a minimizar os efeitos da Crise.
A Grande Crise teve enorme efeito na ascensão de regimes de extrema direita, como foi o caso do nazismo.
Com o início da Segunda Guerra Mundial foi cessado todo o efeito remanescente da Grande Depressão. 
10
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA
TEMPOS MODERNOS: 
É uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização. 
Na visão de Chaplin, o poder do capital engolia, de forma, desumana, o operariado.
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA
Em uma ação inesperada Ford resolveu dobrar os salários para conseguir melhores empregados e pessoas mais motivadas. 
No primeiro dia de contratação a polícia teve que invervir dado o tumulto causado. 
O problema de Ford, era não admitir críticas, sobretudo, ao Modelo T. Muitos engenheiros foram demitidos por sugerirem mudanças. 
Em 1925, o Modelo T saía da linha de montagem a cada 5 segundos.
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA
A Chevrolet foi uma das indústrias competidoras que se aproveitaram desta fixação, melhorando seus carros e podendo vender mais.
Mesmo assim, quando morreu em 1945, Ford tinha mais de 600 mil dólares e deixado uma contribuição inestimável para a indústria e para com a sociedade como um todo.
O Fordismo é sinônimo de produção em massa e extraordinária contribuição para a moderna teoria da administração.
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA
A busca de se transmitir imagens teve início no final século XIX. Alexandre Bain, em 1842 criou o “Fac-simile”. 
O sistema foi aperfeiçoado por Alexandre Bakewell, em 1851.
Ambos os sistemas eram muito rudimentares, funcionando com base em princípios químicos e mecânicos. Faltava sincronismo entre os mecanismos de transmissão e de recepção. 
Foi o físico italiano Giovanni Caselli que inventou o Pantelegráfo, em 1865. Primeiro telefax comercial que ligava Paris a Lyon, 11 anos antes do aparecimento do telefone.
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA
O selênio foi descoberto em 1817, mas só em 1873 é que o inglês Willoughby Smith (1828-1891) verificou que este material tinha a propriedade de variar sua resistividade com a incidência de energia luminosa. 
Através deste processo pode-se transmitir imagens por meio da corrente elétrica. 
A primeira ideia de transmissão televisiva foi de Paul Nipkow (1860-1940) em 1884. 
Mineral de Selênio (elemento de número atômico 34. Não metálico).
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA
O princípio foi melhor aproveitado pelo Engenheiro Escocês John L. Baird (1848-1946).
Sistema televisivo de John L. Baird
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA
Em 1908, o Engo. Eletricista Alan Archibald Campbell-Switon (1863-1930) descreveu o primeiro sistema de transmissão de imagens totalmente eletrônico, muito semelhante ao de hoje em dia, ou seja com os tubos de raios catódicos.
O desenvolvimento da televisão, tem permitido não apenas as transmissões ao vivo de fatos que ocorrem em todo mundo, mas também até fora da terra. Tem contribuído para o ensino a distância 
A fibra óptica, foi inventada pelo físico indiano Narinder S. Kapany (1927-). São usadas como meio de transmissão de ondas eletromagnéticas.
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA
São utilizadas para as comunicações telefônicas. Cabos que atravessam o Atlântico têm capacidade para 200 milhões de circuitos telefônicos. 
Para estas transmissões empregam-se fotoemissores, que podem ser do tipo diodo emissor de luz (LED), ou diodo laser. 
Fibras ópticas
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA
Thomas Alva Edison (1847/1931) foi um inventor americano com mais de 1000 patentes. 
Dentre elas o fonográfo, o cinetógrafo, tornou o telefone criado por Antonio Meucci, em um aparelho mais prático e, sobretudo, a lâmpada incandescente.
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA
A contribuição destes e de outros tantos cientistas como o físico inglês, Paul A. Dirac (1902-1984), o físico italiano Enrico Fermi (produção artificial de substâncias radioativas); o filósofo, físico e matemático Bertrand Russel; o Engenheiro Químico e matemático Von Neumann; Freud, e tantos outros, ajudaram a conceituar a teoria científica moderna.
Permitiu, também, o estado atual de desenvolvimento mundial, onde os computadores modernos, e a rápida comunicação são elementos essenciais.
USO E INFLUÊNCIA NA SOCIEDADE
Ciência e arte (proteção de museus); ciência ao serviço da religião (missa na TV) e da guerra (aviões, mísseis, etc.) demonstram que: 
o uso da ciência está em todos os ramos da atividade humana. 
Vê-se mais frequentemente nas universidades,
nos institutos científicos, no campo, mas é, também, praticada por amadores que se engajam na observação da ciência, como astrônomos de fins de semana.
USO E INFLUÊNCIA NA SOCIEDADE
Tecnologia – conjunto de conhecimentos, sobretudo, de princípios científicos, que serve a um determinado ramo de atividade.
O desenvolvimento científico e tecnológico hoje, demanda cada vez mais investimentos em instalações e equipamentos, para o seu desenvolvimento. Tais desenvolvimentos apresentam maiores sucessos quanto mais contribuem para a melhoria da sociedade.
Os verdadeiros cientistas corporativos ou de universidades buscam aplicar suas descobertas em tecnologias de interesses específicos.
ENGENHARIA
Agora temos mais condições de entender o que é engenharia:
ENGENHARIA: é a ciência (e uma profissão) que faz uso do conhecimento da matemática, de técnicas e da física, para criar, aperfeiçoar e implementar utilidades (máquinas, tipos de materiais, estruturas, equipamentos, aparelhos, sistemas ou dispositivos), e processos (químicos, industriais, farmacêuticos, etc.) com funções e objetivos práticos bem determinados.
Final 8o dia: 30/09/11

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais