Buscar

DESENHOS FEITOS POR VÍTIMAS DE ABUSO INFANTIL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DESENHOS FEITOS POR VÍTIMAS DE ABUSO INFANTIL
As crianças e adolescentes “avisam” de diversas maneiras, quase sempre não verbais, as situações de maus tratos e de abuso sexual.
Andreu, 8 anos
Foi abusado pelo padrasto desde os 4 anos. No desenho ele se representa em pânico, e dá atenção especial ao zíper da sua calça e os botões de sua camisa, que pra ele representam um símbolo de quando os atos sexuais iriam começar.
Fernando, 13 anos
Ele foi abusado pelo seu pai desde cedo, e agora mora com a mãe, que conseguiu fazer ele se recuperar bem. Desenhou seu pai como um demônio em um bar, bebendo cerveja e jogando em caça-níqueis. Os riscos saindo do demônio representam o cheiro de álcool. 
Elena, 6 anos
Elena sofreu abusos sexuais do seu pai, agora vive com a vó. No desenho, ela coloca sua avó e sua mãe bem grandes, pois se sente protegida perto das duas. Ela também representa o seu pai transando com ela, bem pequeno em cima das letras.
David, 8 anos
Sofreu abuso sexual. No desenho, ele destaca os olhos e o pênis do agressor. Ele escreve também “marica” e “chupa-rolas”, o agressor falava isso enquanto o estuprava.
Isabel, 8 anos
Foi abusada sexualmente pelo pai. No desenho ela retrata o momento do abuso: o pai colocou-a em uma cadeira para penetrá-la por trás e na parte superior da imagem, retrata seu irmão mais novo que ficou vendo tudo acontecer pela porta.
Joan, 8 anos
No desenho ele coloca o agressor numa gaiola fechada com um cadeado, e a chave (no canto superior direito) protegida por espinhos, pra ninguém conseguir pegar.
Marina, 5 anos
Era abusada pelo pai, que também a obrigava assistir filmes pornô. No desenho, ela retrata um dos filmes que assistiu. Ela disse ao especialista que nesses filmes as pessoas "ficavam peladas e faziam coisa feia".
Ester, 9 anos
Ela desenhou a posição que tinha que ficar quando o seu pai a abusava.
Toni, 6 anos
O especialista pediu pra ele desenhar o agressor. Ele disse "é um monstro". Destacou o pênis ejaculando.
Victor, 7 anos
Ele era obrigado, aos 4 anos de idade, a fazer sexo oral no seu pai. A linha que sai da boca dele e vai até o pênis do pai representa a sua língua.
REFERÊNCIAS
Série de fotos de crianças retratando os abusos que sofreram. Hypeness. Disponível em:
http://www.hypeness.com.br/2013/09/serie-de-fotos-mostra-desenhos-de-criancas-retratando-o-abusos-que-sofreram/
Acessado em: 12 de maio de 2015.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais