Buscar

Corrida de Orientação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

História
	A orientação começou na Suécia em 1918.
	O corredor de fundo sueco e matemático Major Killander considerava que o tempo gasto a praticar a atividade era um tempo perdido para a mente, resolveu começar a solucionar problemas de matemática enquanto corria.
	Em 1918 houve um a queda dos concorrentes nas corridas no campo, foi decidido usar a natureza para motivar a participação nas competições.
História no Brasil
	Em 1970 militares foram a Europa observar as competições de orientação.
	Em 1971, o Coronel Tolentino Paz, organizou as primeiras competições militares no Brasil.
	Em 1974, o desporto orientação foi incluído no currículo da Escola de Educação Física do Exército, EsEFEx, sendo disciplina obrigatória. 
	Em 20 de Dezembro de 2000 a Assembléia Geral do Comitê Olímpico Brasileiro concedeu vinculação a Confederação Brasileira de Orientação junto ao COB.
Conceito
	A Corrida de Orientação é uma espécie de rally a pé. Ela consiste basicamente em um competidor, equipado apenas com uma bússola e um mapa topográfico, onde estão marcados os locais por onde ele deve passar.
	Nesses lugares existem prismas juntamente com picotadores, com o qual o atleta deve picotar um cartão de controle, assinalando sua passagem. Ganha quem fizer o percurso no menor tempo.
	O campeonato é dividido em modalidades por idade e sexo. 
	A Orientação é um desporto onde o praticante escolhe o caminho a ser seguido em meio à natureza, gerando uma componente mental e lúdica capaz de atrair praticantes de todas as idades e ter uma aceitação muito grande pelo público feminino.
	Nesta corrida o competidor terá uma bússola, um mapa e sua inteligência. Passando trilhas e montanhas, é preciso que o corredor trace o seu caminho, atraveassando por todos os pontos de marcação.
Regras
	Passar por todos os pontos de controle; 
	Marcar corretamente o cartão de controle; 
	Preservar a natureza.
	Através do mapa de orientação é traçado o percurso que o atleta tem que percorrer e são locados precisamente todos os detalhes da vegetação, relevo, hidrografia, rochas e construções. 
	O percurso de orientação é constituído de triângulo de partida, pontos de controle e chegada. 
Característica
	A característica do desporto Orientação é escolher e seguir a melhor rota por um terreno desconhecido contra o relógio. Isto exige habilidades de orientação, tais como: leitura precisa do mapa, avaliação e escolha da rota, uso da bússola, concentração sob tensão, tomar decisão rápida, correr em terreno natural, manter o controle da distância percorrida.
Categorias
	As categorias na Orientação são montadas de acordo com 3 variantes:
	SEXO
	IDADE
	GRAU DE DIFICULDADE
OBRIGADO!
Passar por todos os pontos de controle; 
• Marcar corretamente o cartão de controle; 
• Preservar a natureza.
As categorias na Orientação são montadas de acordo com 3 variantes:
1. SEXO: “H” Homens e “D” Mulheres
2. IDADE:

Outros materiais