Buscar

Atividade estruturada 6 (12) - Sistemas hidráulicos e pneumáticos

Prévia do material em texto

Circuitos hidráulicos utilizados em sistemas móveis
Direção hidráulica
O sistema de direção é parte das funcionalidades de segurança do carro e é vital para detectar possíveis falhas ou faltas no tempo.
Entendendo o funcionamento
Os sistemas de direção hidráulica trabalham com óleo sob pressão. Para o seu perfeito funcionamento, existe a necessidade de um reservatório para armazenamento do óleo e de uma bomba hidráulica para o fornecimento desse óleo para a direção.
Direção de pinhão e cremalheira
	
Neste sistema de direção assistida hidraulicamente, a cremalheira contem um cilindro com um pistão na porção intermediária. O pistão esta conectado à cremalheira. Há duas entradas de fluido, uma de cada lado do pistão. O fornecimento de fluido sob alta pressão força o movimento do pistão a um lado, o que por sua vez movimenta a cremalheira, proporcionando assistência hidráulica.
Direção de esferas recirculantes
Este sistema de direção contém uma engrenagem sem-fim, que é composta por um bloco de metal com furo rosqueado. Esse bloco possui dentes de engrenagem em seu lado externo, os quais se acoplam na engrenagem que movimenta o braço pitman. O volante de direção se conecta a uma haste com rosca similar a um parafuso que se encaixa no furo do bloco. Quando o volante gira, o sem-fim gira com ele. Em vez de girar e penetrar ainda mais no bloco, como faria um parafuso comum, este é mantido fixo de modo que, quando ele gira, move o bloco, o qual movimenta a engrenagem que gira as rodas.
Em vez de o parafuso fazer contato direto com a rosca no bloco, todos os filetes são preenchidos com esferas que recirculam através da engrenagem enquanto ela gira. Na verdade, as esferas atendem a duas finalidades: primeiro, elas reduzem o atrito e o desgaste da engrenagem, em segundo lugar, elas reduzem a folga de engrenamento. Essa folga seria sentida quando você mudasse a direção do volante. Sem as esferas, os dentes perderiam o contato uns com os outros por um momento, dando a impressão que o volante estivesse solto. O fornecimento de fluido sob alta pressão a um lado do bloco, proporciona a assistência hidráulica.
Bomba Hidráulica
 A energia hidráulica para a direção é fornecida por uma bomba rotativa de palhetas. Essa bomba é acionada pelo motor do veículo por meio de uma polia e correia. Ela contém um conjunto de palhetas retráteis que giram no interior de uma câmara oval. À medida que as palhetas giram, elas sugam o fluido hidráulico sob baixa pressão da linha de retorno e o forçam para a saída sob alta pressão. A vazão fornecida pela bomba depende da rotação do motor do carro. A bomba deve ser projetada para fornecer uma vazão adequada quando o motor estiver em marcha lenta. Como resultado, a bomba movimenta muito mais fluido do que o necessário quando o motor funciona em rotações mais elevadas. Para assegurar que a pressão não se eleve em excesso, especialmente em altas rotações do motor quando muito fluido é bombeado, a bomba contém uma válvula de alívio de pressão.

Continue navegando